Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrocchi, Beatriz Brechesi Servilha
dc.contributor.authorAlbuquerque, Isabelle Canevari de
dc.contributor.authorVicente, Larissa de Oliveira
dc.date.accessioned2022-04-12T15:19:27Z
dc.date.available2022-04-12T15:19:27Z
dc.date.issued2021-12-14
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16568
dc.description.abstractO processamento auditivo central refere-se às habilidades auditivas, fundamentais para a compreensão da linguagem e, posteriormente, para a aprendizagem da leitura e escrita. Logo, é de extrema importância que o professor tenha conhecimento sobre o assunto para realizar a conduta adequada com seus alunos. O objetivo do trabalho é criar uma cartilha explicativa para professores e profissionais da educação. Para elaboração do material foi realizada uma pesquisa utilizando as palavras chaves “processamento auditivo central’’, “processamento auditivo central escolares’’, “orientações de processamento auditivo central’’ e “transtorno do processamento auditivo central’’. De acordo, com os critérios de inclusão, sendo: artigos que priorizavam escolares, que possuíam orientações a pais e cuidadores, que discorriam sobre o PAC, TPAC, orientações e processo terapêutico e publicações no idioma português (PT-BR) e inglês. Os critérios de exclusão foram: artigos que incluíssem no tema transtornos, que não estivessem integralmente online e que estivessem duplicados na mesma plataforma ou em outras. Logo, foram selecionados 8 artigos, 2 dissertações e 5 livros do acervo da biblioteca da universidade PUC-Campinas. A cartilha possui linguagem adaptada da técnica científica, foi desenvolvida na plataforma Canva e o material teórico foi disposto de maneira ilustrativa. A mesma possui 26 páginas e o conteúdo está disposto em cinco capítulos, com ilustrações. Ao final, foi enviado a três juízes, para avaliação de coerência. Em relação aos resultados, a cartilha possui capa, contracapa, sumário e o desenvolvimento dos tópicos. O tópico um, explica o sistema auditivo periférico e central, processo e desenvolvimento auditivo infantil. O tópico dois descreve o que é o processamento auditivo central, a função do sistema auditivo, as habilidades auditivas e aquisição das mesmas. O que é o transtorno do processamento auditivo central está exposto no terceiro tópico, as dificuldades diárias dos escolares, sinais comportamentais e o subperfil primário e secundário. Os sinais e sintomas que o escolar apresenta, quando tem diagnóstico de TPAC, resume-se no tópico quatro. Finalizando, no tópico cinco, há sugestões para os pais e educadores de atitudes a serem tomadas. Dessa forma, a cartilha retrata assuntos importantes acerca do transtorno do processamento auditivo central, a fim de esclarecer aos professores o impacto na vida do escolar.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectProcessamento auditivo centralpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento da linguagempt_BR
dc.subjectAudiçãopt_BR
dc.titleEntendendo o processamento auditivo central: material para professorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattesnapt_BR
puc.advisorLattesnapt_BR
puc.centerCentro de Ciências da Vida (CCV)pt_BR
puc.graduateProgramNão se aplicapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramFonoaudiologiapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples