dc.contributor.advisor | Brocchi, Beatriz Servilha | |
dc.contributor.author | Toledo, Giovana | |
dc.date.accessioned | 2022-04-12T19:18:42Z | |
dc.date.available | 2022-04-12T19:18:42Z | |
dc.date.issued | 2021-11-25 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16581 | |
dc.description.abstract | O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por
déficits em três grandes eixos: comunicação e interação social e padrões restritos e
repetitivos de comportamentos e interesses. A linguagem é significativamente
afetada no autismo e por isso o fonoaudiólogo exerce um papel fundamental no
processo de diagnóstico e terapia. No processo de intervenção fonoaudiológica,
orientações aos pais são de fundamental importância, pois os mesmos são
considerados parceiros do profissional para atingir o objetivo de desenvolvimento de
uma comunicação funcional que garanta para o indivíduo com autismo a habilidade
de se comunicar. Objetivo: Elaboração de uma cartilha informativa com orientações
e estratégias de como os pais podem estimular a linguagem da criança com
autismo. Metodologia: Foram selecionados 101 materiais, sendo 62 artigos das
bases de dados Scielo, Scholar Google, PubMed. gov e Asha,19 livros, 7 trabalhos
de conclusão de curso (TCC), 9 dissertações,1 tese 2 documentos oficiais e 1 site
oficial.Os programas utilizados para a construção e design criativo da cartilha foram
os softwares PhotoShop e Adobe Illustrator, sendo estruturada em 10 tópicos e 47
páginas. Resultados: A cartilha aborda a definição do autismo, como é feito o
diagnóstico e quais são os profissionais que participam desse processo, dando
ênfase ao fonoaudiólogo. São apresentadas manifestações de linguagem
características do autismo e a importância do diagnóstico e intervenção precoce. Ao
final da cartilha é descrita a relevância do preparo estratégias de estimulação de
linguagem.Conclusão: Conclui-se que a cartilha informativa digital cumpre os
objetivos propostos no início do trabalho de promover estratégias para a estimulação
de linguagem de crianças com TEA. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.title | Como estimular a linguagem da criança com tea: cartilha para pais e cuidadores | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | na | pt_BR |
puc.advisorLattes | na | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências da Vida (CCV) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Não se aplica | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Fonoaudiologia | pt_BR |