Concepções de adolescência: um estudo sobre adolescentes de diferentes tipos de escolas
Abrir arquivo
Título alternativo
Conceptions of adolescents: a study on receptions in different types of schoolsAutor
Orientador
Dellazzana-Zanon, Letícia LovatoData de publicação
22/02/2022Tipo de conteúdo
Dissertação de mestradoPrograma de Pós-Graduação
PsicologiaDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
A concepção da adolescência é um constructo social que se instalou como um ritual de transição da infância para a vida adulta, o qual pode desencadear comportamentos de risco no adolescente. Por outro lado, a adolescência pode ser vivida sem muitos problemas dependendo do contexto em que o adolescente está inserido. As concepções que os adolescentes têm sobre o que é a adolescência podem guiar as expectativas que eles têm deles mesmos e a forma como eles se comportam durante essa fase do desenvolvimento. O Brasil é um país diversificado cultural e socioeconomicamente, portanto, pode-se pensar que as concepções sobre a adolescência de um adolescente de escola pública sejam diferentes das de um adolescente de escola particular. Essas concepções podem intervir no desenvolvimento, tornando o comportamento do adolescente respostas para as expectativas sociais negativas. Portanto, o objetivo deste estudo foi investigar as diferenças entre as concepções de adolescência de estudantes de escolas particular e pública. Para isso, foi realizado um estudo qualitativo exploratório, no qual participaram 52 adolescentes, estudantes do Ensino Fundamental II. Os participantes foram divididos em dois grupos, 33 estudantes de três escolas públicas e 24 estudantes de uma escola particular, de três cidades do interior do estado de São Paulo. Para a coleta de dados, foi utilizado o Questionários de Dados Sociodemográficos, o Questionário de Critério de Classificação Econômica Brasil, o Questionário Aberto sobre Concepções de Adolescentes e a Entrevista Semiestruturada sobre Concepções de Adolescentes. Os dados do Questionário Aberto foram analisados por meio de análise de conteúdo categorial e os da Entrevista Semiestruturada foram analisados por meio de análise temática. Os resultados deste estudo demonstraram que todos os adolescentes perceberam que as características corporais são padrões na adolescência. O desenvolvimento cerebral foi citado como uma característica que se manifesta em todos os adolescentes, porém, as capacidades despertadas podem ser diferentes entre o sexo feminino e masculino. Os resultados indicaram algumas diferenças no desenvolvimento emocional, tanto em relação ao tipo de escola quanto ao gênero: os adolescentes de escolas pública mencionaram mais extroversão, os de escola particular mais introversão e as participantes de ambas as escolas mencionaram a timidez. O desenvolvimento social foi percebido de forma mais ativa pelos participantes do sexo masculino, de escolas públicas. Os resultados também mostraram que as origens das concepções de adolescência dos adolescentes são fruto de experiências que são contadas para eles por pessoas mais velhas, como os pais ou irmãos. Por fim, os resultados indicaram que os participantes pensam que as oportunidades que a sociedade oferece para os adolescentes de escolas particulares são diferentes das oferecidas para os de escolas públicas e que essa diferença pode influenciar na percepção que o adolescente tem sobre a concepção de adolescência
The conception of adolescence is a social construct that has established itself as a transition ritual from childhood to adulthood, which can trigger risky behaviors in adolescents. On the other hand, adolescence can be lived without many problems depending on the context in which the teenager is inserted. The conceptions that adolescents have about what adolescence is can guide the expectations they have of themselves and the way they behave during this phase of development. Brazil is a culturally and socioeconomically diverse country, therefore, it can be thought that the conceptions of adolescence of a teenager in a public school are different from those of a teenager in a private school. These conceptions can intervene in development, making adolescent behavior responses to negative social expectations. Therefore, the aim of this study was to investigate the differences between the conceptions of adolescence of students from private and public schools. For this, an exploratory qualitative study was carried out, in which 52 teenagers, students of Elementary School II participated. Participants were divided into two groups, 33 students from three public schools and 24 students from a private school, from three cities in the interior of the state of São Paulo. For data collection, the Sociodemographic Data Questionnaire, the Brazil Economic Classification Criteria Questionnaire, the Open Questionnaire on Adolescent Conceptions and the Semi-structured Interview on Adolescent Conceptions were used. Data from the Open Questionnaire were analyzed using categorical content analysis and those from the Semi-structured Interview were analyzed using thematic analysis. The results of this study showed that all adolescents perceived that body characteristics are patterns in adolescence. Brain development was cited as a characteristic that is manifested in all adolescents, however, the abilities aroused may be different between females and males. The results indicated some differences in emotional development, both in relation to the type of school and gender: adolescents from public schools mentioned more extroversion, those from private schools more introversion and participants from both schools mentioned shyness. Social development was more actively perceived by male participants from public schools. The results also showed that the origins of adolescents' conceptions of adolescence are the result of experiences that are told to them by older people, such as parents or siblings. Finally, the results indicated that the participants think that the opportunities that society offers to adolescents from private schools are different from those offered to those from public schools and that this difference can influence the perception that adolescents have about the conception of adolescence.
Palavras-chave
Desenvolvimento do adolescenteEstudantes de ensino fundamental
Classe social
Adolescent development
Elementary school students
Social class