dc.contributor.advisor | Azevedo, Heloisa Helena Oliveira de | |
dc.contributor.author | Maion, Sabrina Gomide | |
dc.date.accessioned | 2022-05-27T12:40:41Z | |
dc.date.available | 2022-05-27T12:40:41Z | |
dc.date.issued | 2020-12-15 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16607 | |
dc.description.abstract | Este trabalho enfoca as necessidades formativas necessárias aos docentes nas
suas práticas em sala de aula. Investigamos a formação de profissionais docentes,
que não possuem formação em licenciatura ou na área de educação, mas são
atuantes no ensino superior tecnológico, problematizando as concepções de
docência que utilizam nas suas práticas pedagógicas. Nosso objetivo central foi
conhecer quais são as concepções da docência no ensino superior, que vão além do
domínio do conteúdo técnico. Diante disso, elaboramos a seguinte pergunta de
pesquisa: Quais são as concepções de docência que orientam as práticas de
profissionais bacharéis no ensino superior tecnológico? Para desenvolver a
pesquisa, buscamos informações empíricas que foram produzidas por meio da
técnica de entrevistas semiestruturadas com seis professores bacharéis que atuam
em uma instituição privada de ensino superior na cidade de Campinas SP, em
cursos tecnólogos na área de Gestão Empresarial. O material empírico foi analisado
com base em teorias críticas de educação e na teoria histórico-cultural sobre o
desenvolvimento humano. Como resultados, podemos inferir que há conexão entre
as racionalidades teóricas por nós estudadas e as práticas relatadas dos
participantes. Porem tal prática é intuitiva e motivada pelo feedback do aluno que
está no mercado de trabalho. Sugere-se fortemente que o professor tecnólogo
busque formação na área de educação e pesquisa, para agregar conhecimento
acadêmico a sua prática docente. | pt_BR |
dc.description.abstract | This project focuses on the training process needs required by professors in their
classroom practices. We have investigated the training of teaching professionals who
do not have a degree in teaching neither training in education but are active on the
technological higher education, questioning the conceptions of teaching which they
use in their pedagogical practices. Our central objective was to know what the
conceptions of teaching in higher education are, which go beyond the domain of
technical content. Therefore, we elaborated the following research question: What
are the teaching conceptions that guide the practices of bachelor's professionals in
technological higher education? To develop the research, we sought empirical
information that was produced using the technique of semi-structured interviews with
six bachelor's professors who work in a private higher education institution in the city
of Campinas SP, in technological courses in the area of Business Management. The
empirical material was analyzed based on critical theories of education and on the
historical-cultural theory on human development. As results, we can infer that there is
a connection between the theoretical rationales studied by us and the reported
practices of the participants. However, such practice is intuitive and motivated by the
critical profile of the student who is in the job market. It is strongly suggested that the
technologist teacher seeks training in the area of education and research, to add
academic knowledge to his teaching practice. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Bacharel Docente | pt_BR |
dc.subject | Formação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Teacher formation | pt_BR |
dc.subject | Higher education | pt_BR |
dc.subject | Bachelor’s teacher | pt_BR |
dc.subject | Professional qualification | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.title | Necessidades formativas de bacharéis docentes do ensino superior tecnológico | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 4586309730008472 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 4704506667255915 | pt_BR |
puc.referee | Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da | |
puc.referee | Miranda, Gilberto José | |
puc.refereeLattes | 5277455644761315 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 3004130380690632 | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |