dc.contributor.advisor | Azevedo, Heloisa Helena Oliveira de | |
dc.contributor.author | Lopes, Lívia Ferreira Pazetti | |
dc.date.accessioned | 2022-05-27T12:52:32Z | |
dc.date.available | 2022-05-27T12:52:32Z | |
dc.date.issued | 2020-12-10 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16608 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa trata da linguagem escrita enfocando de forma crítica a proposta para
a alfabetização apresentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC
e as competências para a alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental deverão
ser implementadas nas escolas no decorrer do biênio de 2019-2020. O nosso
problema de pesquisa pautou-se em responder a seguinte questão: qual é a
proposta para a alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental trazida na BNCC e
como ocorreu essa implantação no contexto escolar? Dessa forma, o objetivo central
buscou conhecer o processo de implantação da BNCC em relação ao processo de
alfabetização em uma escola, analisando como Orientadores Educacionais têm
significado o disposto na BNCC nesse campo. A pesquisa foi desenvolvida em uma
escola da rede privada de ensino, situada no Município de Campinas, São Paulo,
pautando-se em uma abordagem qualitativa de investigação, e cuja técnica de
produção de material empírico foram entrevistas semiestruturadas com as
Orientadoras Educacionais da escola e análise documental da BNCC. A análise do
material empírico foi realizada com base na Pedagogia Histórico-crítica e na teoria
Histórico-cultural sobre desenvolvimento humano.? Dentre as considerações finais
consideramos que a proposta da BNCC, ao propor uma base comum para todas as
escolas brasileiras, exigiu dos Orientadores Pedagógicos ações de estudo para
apropriação imediata e aprofundada do material e das diretrizes relativas ao
aprendizado da linguagem escrita, para que pudessem implementá-la na escola
onde atuam. Com base na análise fundamentada do material empírico foi possível
depreender que as crianças se desenvolvem de forma heterogênea e que é
fundamental considerar o momento de aprendizagem de cada uma em sala de aula.
Diante disso, identificamos que a BNCC, ao estabelecer um ensino comum a todas
as escolas, impõe mudanças para sua implementação no contexto escolar que
demandam estudos adicionais de formação da equipe gestora, além de
desconsiderar o desenvolvimento das crianças, pois não leva em conta as questões
culturais, regionais e conhecimentos prévios dos alunos. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research is about the written language, in which we will critically analyze the
proposal for literacy presented in the Common National Curricular Base (BNCC). The
Common National Curricular Base (BNCC) emerged with new competencies for
literacy in the 1st grade of the Elementary School and should be implemented in the
schools in the biennium of 2019-2020. Our research problem was guided by the
following question: what is the proposal for literacy in the 1st grade of Elementary
School brought by the BNCC and how did this implementation occured in the school
context? Thus, the main objective seeked to understand the process of teaching and
learning of literacy for kids of an school, analyzing how Educational Advisers have
meant the provisions of the BNCC in this field. The research was developed in a
private school in the city of Campinas, São Paulo, basing itself in a qualitative
approach of investigation, whose technique of empirical material production were
semi structured interviews with with the school's Educational Advisors and
documental analyzes of the BNCC. The analysis of the empirical material was made
with base on the Historical-Critical Pedagogy and the Historical-Cultural Theory
about human development. Among the final considerations we believe that the
proposal of the BNCC in proposing a common base for all brazilian schools,
demanded from the Pedagogical Advisors study actions for immediate and in-depth
appropriation of the material and guidelines related to the learning of written
language, so that they could implement it in the school where they work. Based on
the reasoned analysis of the empirical material it was possible to infer that children
develop in a heterogeneous way and that it is essential to consider the moment of
learning of each one in the classroom. In view of this, we identified that the BNCC, in
establishing a common teaching to all schools, imposes changes to its
implementation in the school context that disregard the development of children, as it
does not take cultural, regional and prior knowledge into account. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | pt_BR |
dc.subject | Linguagem Escrita | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Teacher Training | pt_BR |
dc.subject | Common National Curricular Base (BNCC) | pt_BR |
dc.subject | Written Language | pt_BR |
dc.subject | Literacy | pt_BR |
dc.subject | Elementary School | pt_BR |
dc.title | Ler e escrever: quando aprender? A BNCC para a alfabetização | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 4348184152566487 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 4704506667255915 | pt_BR |
puc.referee | Tassoni, Elvira Cristina Martins | |
puc.referee | Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento | |
puc.refereeLattes | 7025380679558216 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 1692856848772294 | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |