dc.contributor.advisor | Guzzo, Raquel Souza Lobo | |
dc.contributor.author | Silva, Soraya Sousa Gomes Teles | |
dc.date.accessioned | 2022-07-21T15:03:22Z | |
dc.date.available | 2022-07-21T15:03:22Z | |
dc.date.issued | 2022-02-09 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16629 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa de doutorado foi desenvolvida em uma escola pública municipal, embasada
pelos fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural, pela perspectiva crítica para
compreensão do desenvolvimento infantil e da participação, utilizou-se como ferramenta
metodológica a pesquisa ação-participação. Assim, defende-se que a Psicologia na escola,
sustentada pela perspectiva crítica, pode e deve mediar a participação das famílias, como
função do psicólogo, no acompanhamento do desenvolvimento das crianças e adolescentes
para a tomada de consciência. O objetivo maior foi contribuir para o processo de
participação das famílias na escola. As fontes de informações foram documentos da escola
(projeto pedagógico, Livro de Registros e Ocorrências dos estudantes); diários de campo;
mapeamentos das famílias e encontro em grupo entre psicologia e famílias. Os participantes
foram as famílias dos estudantes dos anos iniciais do fundamental I que aceitaram o convite
para participarem. Como resultados, identificou-se os espaços para participação das famílias
e, por meio do apoio da Psicologia, nas reflexões do cotidiano escolar, iniciou-se um
processo de desconstrução de uma relação escola-família centrada na responsabilização do
outro. Como conclusão , compreendeu-se que visões cristalizadas sobre rotinas
padronizadas para o desenvolvimento das crianças não facilitam o codiano de vida familiar
e também na identificação dos riscos advindos da pandemia por Covid-19. Um movimento
de aproximação entre escola-família possibilitou maior contato e trocas das situações
vividas, ou seja, as relações se fortalecem quando se compartilha o cotidiano pela
perspectivas dos envolvidos. A participação foi considerada a partir da organização social
de vida, incluindo as condições de trabalho dos professores e das famílias. Sendo
sistematizadas em três tipos de participação: a contemplativa, a representativa e a relacional.
Por meio da mediação da psicologia, a escola e as famílias refletiram sobre o
desenvolvimento da criança e os processos de participação, ação possível pela pesquisa estar
na escola inserida no projeto ECOAR (Espaço de Convivência, Ação e Reflexão) e no
cotidiano da escola poder fortalecer a relação escola-família e comprometer-se para uma
participação conscientizada. | pt_BR |
dc.description.abstract | This doctoral research was developed in a municipal public school, based on the foundations of
Historical-Cultural Psychology, by the critical perspective for understanding child development
and participation, using action-participation research as a methodological tool. Thus, it is argued
that Psychology at school, supported by a critical perspective, can and should mediate the
participation of families, as a psychologist's function, in monitoring the development of children
and adolescents for awareness. The main objective was to contribute to the process of
participation of families in the school. The sources of information were school documents
(pedagogical project, Book of Records and Occurrences of students); field diaries; mapping of
families and group meeting between psychology and families. The participants were the
families of students from the early years of elementary school who accepted the invitation to
participate. As a result, spaces for the participation of families were identified and, through the
support of Psychology, in the reflections of everyday school life, a process of deconstruction of
a school-family relationship centered on the responsibility of the other was initiated. In
conclusion, it was understood that crystallized views on standardized routines for the
development of children do not facilitate the daily life of family life and also in the identification
of risks arising from the pandemic by Covid-19. A movement of approximation between school
and family made possible greater contact and exchange of situations experienced, that is,
relationships are strengthened when daily life is shared from the perspectives of those involved.
Participation was considered based on the social organization of life, including the working
conditions of teachers and families. Three types of family participation were syntematized:
contemplative, representative and relational. Through the mediation of psychology, the school
and the families reflected on the child's development and the processes of participation, an
action made possible by the research being in the school inserted in the ECOAR project (Space
for Coexistence, Action and Reflection) and in the daily life of the school Poder strengthen the
school-family relationship and commit to an informed participation. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta investigación doctoral se desarrolló en una escuela pública municipal, a partir de los
fundamentos de la Psicología Histórico-Cultural, desde la perspectiva crítica para comprender
el desarrollo y la participación infantil, utilizando como herramienta metodológica la
investigación acción-participación. Así, se argumenta que la Psicología en la escuela, apoyada
en una perspectiva crítica, puede y debe mediar en la participación de las familias, como función
del psicólogo, en el acompañamiento del desarrollo de los niños y adolescentes para su toma de
conciencia. El objetivo principal fue contribuir al proceso de participación de las familias en la
escuela. Las fuentes de información fueron documentos escolares (proyecto pedagógico, Libro
de Actas y Ocurrencias de los alumnos); diarios de campo; mapeo de familias y encuentro
grupal entre psicología y familias. Los participantes fueron las familias de los alumnos de los
primeros años de la escuela primaria que aceptaron la invitación a participar. Como resultado,
se identificaron espacios para la participación de las familias y, con el apoyo de la Psicología,
en las reflexiones del cotidiano escolar se inició un proceso de deconstrucción de una relación
escuela-familia centrada en la responsabilidad del otro. En conclusión, se entendió que las
visiones cristalizadas sobre rutinas estandarizadas para el desarrollo de los niños no facilitan el
cotidiano de la vida familiar y también en la identificación de riesgos derivados de la pandemia
por Covid-19. Un movimiento de acercamiento entre la escuela y la familia hizo posible un
mayor contacto e intercambio de situaciones vividas, es decir, las relaciones se fortalecen
cuando se comparte la vida cotidiana desde la perspectiva de los involucrados. Se consideró la
participación a partir de la organización social de la vida, incluyendo las condiciones de trabajo
de los docentes y las familias. Se sintetizaron tres tipos de participación familiar: contemplativa,
representativa y relacional. A través de la mediación de la psicología, la escuela y las familias
reflexionaron sobre el desarrollo del niño y los procesos de participación, acción posibilitada
por el hecho de estar la investigación en la escuela inserta en el proyecto ECOAR (Espacio de
Convivencia, Acción y Reflexión) y en el vida cotidiana de la escuela Poder fortalecer la
relación escuela-familia y comprometerse con una participación informada. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Psicologia escolar | pt_BR |
dc.subject | Escola-Família | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | School Psychology | pt_BR |
dc.subject | School-Family | pt_BR |
dc.subject | Participation | pt_BR |
dc.subject | Escuela-Familia | pt_BR |
dc.subject | Participación | pt_BR |
dc.title | Psicologia crítica e processos participativos na escola: o lugar da família | pt_BR |
dc.title.alternative | Critical psychology and participatory processes at school: the place of the family | pt_BR |
dc.title.alternative | Psicología crítica y procesos participativos en la escuela: el lugar de la familia | pt_BR |
dc.type | Tese de doutorado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 4856961521267367 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 8863163152848405 | pt_BR |
puc.referee | Souza, Vera Lucia Trevisan de | |
puc.referee | Carvalho, Fabiana Aparecida de | |
puc.referee | Aquino, Fabiola de Sousa Braz | |
puc.referee | Euzébios Filho, Antonio | |
puc.refereeLattes | 6876954243774464 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 4228133358165878 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 8059477511210341 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 5021249372250097 | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências da Vida (CCV) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |