Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorChabbouh Junior, Marco Antonio
dc.contributor.authorOliveira, Luan Flávio de
dc.date.accessioned2023-01-02T19:20:49Z
dc.date.available2023-01-02T19:20:49Z
dc.date.issued2022-12-15
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16694
dc.description.abstractNo centro do presente trabalhado de conclusão de curso, encontra-se o Mito da Caverna de Platão, com a perspectiva de analisá-lo dentro do espírito platônico, ou seja, considerá-lo como figura do itinerário que a alma humana faz em direção ao conhecimento, o de se desprender das realidades visíveis para alcançar o mais sublime e verdadeiro conhecimento, o filosófico. Ao atualizar os principais elementos do Mito, abre-se um horizonte para perceber a relevância dele para a prática educacional, de modo específico, na relação de ensino e aprendizagem. Para alcançar tal propósito, o trabalho perpassa temas da filosófica platônica tais como, a imortalidade da alma, a teoria das formas, o aprendizado enquanto reminiscência, a busca da alma filosófica, as realidades sensíveis e o projeto de formação do rei-filósofo para governar o estado ideal. Com essa abordagem evidencia-se a atualidade e a relevância do Mito da Caverna com as possibilidades que ele oferece, para melhor conceber, planejar e desenvolver o processo educacional.pt_BR
dc.description.abstractAt the core of this course completion paper is Plato's Allegory of the Cave, with the perspective of analyzing it within the Platonic spirit, that is, considering it as a figure in the itinerary that the human soul makes towards the knowledge, detaching oneself from visible realities to reach the most sublime and true knowledge, which is the philosophical one. By updating the Allegory's main elements, a horizon is opened in order to perceive its relevance for educational practice, specifically in the relationship between teaching and learning. To achieve this purpose, this paper permeates themes of Platonic philosophy, such as the immortality of the soul, the theory of forms, learning as reminiscence, the search for the philosophical soul, sensible realities and the project of training the philosopher-king to rule the ideal state. With this approach, the actuality and relevance of the Allegory of the Cave is highlighted, together with the possibilities it offers to better conceive, plan and develop the educational process.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMitopt_BR
dc.subjectReminiscênciapt_BR
dc.subjectAprendizadopt_BR
dc.subjectAlma e conhecimentopt_BR
dc.subjectPlatãopt_BR
dc.subjectMythpt_BR
dc.subjectReminiscencept_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectSoul and knowledgept_BR
dc.subjectPlatopt_BR
dc.titleO mito da caverna de Platão: uma proposta para o processo educacionalpt_BR
dc.title.alternativeThe myth of Plato's cave: a proposal for the educational processpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattesNDpt_BR
puc.advisorLattes0460121020680961pt_BR
puc.centerCentro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA)pt_BR
puc.graduateProgramNão se aplicapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramFilosofiapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples