Avaliação Socioemocional de Crianças com Altas Habilidades/Superdotação
Abrir arquivo
Título alternativo
Socioemotional Assessment of Children with High Abilities/GiftednessAutor
Orientador
Wechsler, Solange MugliaData de publicação
15/12/2022Tipo de conteúdo
Dissertação de mestradoPrograma de Pós-Graduação
PsicologiaDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
As Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) são envolvidas por características cognitivas e não cognitivas (socioemocionais). Entretanto, ainda existe uma ênfase de estudos sobre o potencial intelectual e criativo destes indivíduos, havendo uma lacuna daqueles que abordam suas habilidades socioemocionais. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar as habilidades socioemocionais de crianças com AH/SD, e investigar se existiam diferenças de desempenho nestas competências entre crianças identificadas e não identificadas com AH/SD. Também foram investigadas as diferenças de desempenho socioemocional entre os sexos. Os instrumentos utilizados foram o Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento, e Competências Acadêmicas para crianças (SSRS), e também a Bateria Online de Inteligência Emocional (BOLIE). A amostra foi composta por 37 crianças, de ambos os sexos (F 20, M 17), com idade entre 9 e 12 anos, divididas entre dois grupos: 1) 22 crianças não identificadas com AH/SD; 2) 15 identificadas com AH/SD. Destaca-se que as crianças com AH/SD estavam em atendimento, há pelo menos 6 meses, em um instituto especializado da cidade de Brasília-DF. Os superdotados alcançaram resultados acima do esperado para a idade em ambos os testes, o que indicou a presença de características socioemocionais positivas. Além disso, os dados obtidos foram analisados através do teste Mann-Whitney, que indicou diferenças significativas de desempenho entre os grupos (p≤0,05), evidenciando um melhor desempenho das crianças superdotadas nos itens de empatia/afetividade, responsabilidade, autocontrole/civilidade e escore geral, do Inventário de Habilidades Sociais do SSRS, e nos itens de organização emocional, sociabilidade, responsividade, respeito, disponibilidade, empatia, e autocontrole, resiliência, regulação emocional, e velocidade emocional, da BOLIE. O teste Mann-Whitney também foi utilizado para analisar as diferenças de desempenho entre os sexos, e em ambos os grupos, foram encontradas diferenças significativas (p≥0,05), sendo no grupo 1 nos itens de organização emocional, sociabilidade e disponibilidade, e no grupo 2 em responsividade e respeito. Desta maneira, os objetivos propostos foram atingidos, e pode-se concluir que os processos de identificação e o atendimento especializado são importantes não só para o desenvolvimento do potencial acadêmico, mais também das habilidades sociais e emocionais dos superdotados.
High Abilities/Giftedness (HA/GD) are involved by cognitive and non-cognitive (socioemotional) characteristics. However, there is still an emphasis of studies on the intellectual and creative potential of these individuals, with a gap between those who approach their socioemotional abilities. The present research aimed to assess the socioemotional abilities of children with HA/GD, and to investigate whether there were differences in performance in these competencies between children identified and not identified with AH/SD. Socioemotional performance differences between the sexes were also investigated. The instruments used were Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento, e Competências Acadêmicas para crianças (SSRS), as well as the Bateria Online de Inteligência Emocional (BOLIE). The sample consisted of 37 children, of both sexes (F 20, M 17), aged between 9 and 12 years, divided between two groups: 1) 22 children not identified with HA/GD; 2) 15 identified with HA/GD. It is noteworthy that children with HA/GD had been in attendance for at least 6 months in a specialized institute in the city of Brasília-DF. The gifted achieved results higher than expected for age in both tests, which indicated the presence of positive socioemotional characteristics. In addition, the data obtained were analyzed through the Mann-Whitney test, which indicated significant differences in performance between the groups (p≤0.05), evidencing a better performance of children gifted in the items of empathy/affectivity, responsibility, self-control/civility and general score, of the Social Skills Inventory of the SSRS, and in the items of emotional organization, sociability, responsiveness, respect, availability, empathy, and self-control, resilience, emotional regulation, and emotional speed, of the BOLIE. The Mann-Whitney test was also used to analyze the differences in performance between the sexes, and in both groups, significant differences were found (p≥0.05), being in group 1 in the items of emotional organization, sociability and availability, and in group 2 in responsiveness and respect. The proposed objectives were achieved, and it can be concluded that identification processes and specialized care are important not only for the development of academic potential, but also of the social and emotional skills of the gifted.
Palavras-chave
SuperdotadosAvaliação Psicológica
Habilidades sociais
Inteligência Emocional
Crianças
Gifted
Psychological Assessment
Social skills
Emotional Intelligence
Children