Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBeneli, Daniela Scarpa
dc.contributor.authorSantos, Andrielly Caroline dos
dc.date.accessioned2023-03-22T11:24:52Z
dc.date.available2023-03-22T11:24:52Z
dc.date.issued2022-12-14
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16738
dc.description.abstractÉ de conhecimento que o setor de transportes, dos veículos movidos à combustão interna, figura como um dos mais poluentes setores econômicos do planeta. Partindo dessa problemática, o presente trabalho tem como finalidade analisar a dinâmica de eletrificação do setor de transportes no Brasil via transporte público de passageiros, assim como oportunidades e desafios para a cadeia automobilística brasileira com essa transição. A pesquisa foi feita baseada na leitura e na interpretação de artigos, periódicos, teses e dissertações e apoiada pela contextualização de dados selecionados da Agência Internacional de Energia (IEA, do inglês), Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (FABUS) e Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA). Dada a relevância da indústria de transportes na carga total de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), a eletrificação dos veículos tem se tornado uma política cada vez mais homogênea no cenário internacional. O Brasil possui relevante posição enquanto produtor e exportador de ônibus e verificam-se vantagens, oportunidades e desafios para a indústria de transporte, em especial relativas às empresas de capital nacional, na eletrificação desse modal. Entende-se que a corrida pela eletrificação do transporte é alavancada pela necessidade de conter os efeitos negativos das emissões de GEE. Entretanto, é inegável que os processos e produtos dessa revolução sustentável, representam, também, uma possibilidade de crescimento e desenvolvimento econômico. É da inerente possibilidade de desenvolvimento econômico que surge a discussão sobre oportunidades e desafios na eletrificação do transporte no Brasil e, em especial, o que esse fenômeno representa para a cadeia automobilística nacional assim como a relação de incentivos existentes e da complexa interação entre os agentes públicos e privados em prol dessa transição.pt_BR
dc.description.abstractIt is a fact that the transport sector, of vehicles powered by internal combustion, figures as one of the most polluting economic sectors on the planet. Starting from this problem, the present work aims to analyze the electrification dynamics of the transport sector in Brazil via public passenger transport, as well as opportunities and challenges for the Brazilian automobile sector with this transition. The research was based on the reading and interpretation of articles, periodicals, theses and dissertations and supported by the contextualization of selected data from the International Energy Agency (IEA), the National Association of Bus Manufacturers (FABUS) and the National Association of Motor Vehicle Manufacturers (ANFAVEA). Considering the relevance of the transport industry in the total load of Greenhouse Gas (GHG) emissions, vehicle electrification has become an increasingly homogeneous policy on the international stage. Brazil has a relevant position as a producer and exporter of buses and there are advantages, opportunities and challenges for the transport industry, especially related to companies with national capital, in the electrification of this modal. It is understood that the race for electrification of transport is leveraged by the need to contain the negative effects of GHG emissions. However, it is undeniable that the processes and products of this sustainable revolution also represent a possibility of economic growth and development. It is from the inherent possibility of economic development that the discussion arises about opportunities and challenges in the electrification of transportation in Brazil and, in particular, what this phenomenon represents for the national automobile chain as well as the relationship of existing incentives and the complex interaction between public and private agents in favor of this transition.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMobilidade Urbana Sustentávelpt_BR
dc.subjectEconomia da Mobilidade Urbanapt_BR
dc.subjectEletrificação do Transporte Públicopt_BR
dc.subjectTransição para Veículos de Baixa Emissãopt_BR
dc.subjectSustainable Urban Mobilitypt_BR
dc.subjectUrban Mobility Economypt_BR
dc.subjectElectrification of Public Transportpt_BR
dc.subjectTransition to Low-emission Vehiclespt_BR
dc.titleOportunidades e desafios para eletrificação do setor de transporte público brasileiro de passageirospt_BR
dc.title.alternativeOpportunities and challenges for the electrification of the Brazilian public passenger transport sectorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes5309763242730342pt_BR
puc.advisorLattes3699082804969492pt_BR
puc.refereeBorges, Izaias de Carvalho
puc.refereeLattes1347735946376791pt_BR
puc.centerCentro de Economia e Administração (CEA)pt_BR
puc.graduateProgramNão se aplicapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramCiências Econômicaspt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples