dc.contributor.advisor | Oliveira, Wanderlei Abadio de | |
dc.contributor.author | Carvalho, Julia Maria Terossi | |
dc.date.accessioned | 2023-03-24T14:38:45Z | |
dc.date.available | 2023-03-24T14:38:45Z | |
dc.date.issued | 2023-02-13 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16757 | |
dc.description.abstract | Impactos psicossociais associados à pandemia da COVID-19 foram amplamente discutidos
especialmente em relação aos adolescentes, que estão passando por diversas transformações
durante essa fase do desenvolvimento. Tendo como objetivo examinar os impactos da pandemia
em adolescentes brasileiros, foi conduzido um estudo exploratório e descritivo, de natureza
transversal, que utilizou um questionário on-line para coletar dados. A amostra foi composta
por 182 adolescentes (108 meninas; idade média = 15,5 anos) de diferentes regiões do país. Os
dados foram analisados a partir de estatística descritiva e inferencial. Os resultados revelaram
que os adolescentes concordavam com as medidas não-farmacológicas adotadas para controlar
o avanço da pandemia, tais como o fechamento de escolas e o distanciamento social. Além
disso, os adolescentes relataram comportamentos de autocuidado, como o uso de máscara e a
higienização das mãos com maior frequência. Também houve mudanças na forma como
pensavam a morte e o futuro, mas eles mantiveram a capacidade de ter pensamentos positivos
e de compartilhar emoções e sentimentos com amigos. Esses dados sugerem que os
adolescentes apresentavam condições de saúde mental favoráveis para se adaptar às
adversidades impostas pela pandemia. Embora tenham relatado uma percepção de maior
estresse pessoal e nas pessoas com quem conviviam, a maioria dos adolescentes não estava em
processo de psicoterapia. Entre grupos comparados, aqueles que se identificaram como não heterossexuais declararam estar mais envolvidos em processos terapêuticos. O campo da
Psicologia das Emergências e Desastres orientou a discussão sobre os principais pontos
revelados. O cotejamento entre os resultados empíricos e os conceitos da literatura poderá ser
utilizado por profissionais que trabalham com adolescentes para pensar ou subsidiar estratégias
para intervenção no pós-pandemia junto a essa população, principalmente no que se refere à
capacidade adaptativa revelada pelos participantes e o potencial para expressar níveis de
resiliência. | pt_BR |
dc.description.abstract | Psychosocial impacts associated with the pandemic of COVID-19 have been widely discussed
especially regarding adolescents, who are undergoing several transformations during this
developmental stage. Aiming to examine the impacts of the pandemic on Brazilian adolescents,
an exploratory and descriptive cross-sectional study was conducted using an online
questionnaire to collect data. The sample was composed of 182 adolescents (108 girls; average
age = 15.5 years) from different regions of the country. Data were analyzed using descriptive
and inferential statistics. The results revealed that the adolescents agreed with the non pharmacological measures adopted to control the advance of the pandemic, such as closing
schools and social distancing. In addition, the adolescents reported self-care behaviors such as
wearing a mask and sanitizing their hands more frequently. There were also changes in how
they thought about death and the future, but they retained the ability to have positive thoughts
and to share emotions and feelings with friends. These data suggest that the adolescents had
favorable mental health conditions to adapt to the adversities imposed by the pandemic.
Although they reported a perception of increased stress in themselves and in the people with
whom they lived, most of the adolescents were not undergoing psychotherapy. Among
comparison groups, those who identified as non-heterosexual reported being more involved in
therapeutic processes. The field of Emergency and Disaster Psychology guided the discussion
of the main points revealed. The comparison between the empirical results and the concepts in
the literature may be used by professionals who work with adolescents to think about or
subsidize strategies for intervention in the post-pandemic period with this population, especially
regarding the adaptive capacity revealed by the participants and the potential to express levels
of resilience. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Psicologia das Emergências e Desastres | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento do Adolescente | pt_BR |
dc.subject | Psicologia do Adolescente | pt_BR |
dc.subject | Saúde do Adolescente | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Psychology of Emergencies and Disasters | pt_BR |
dc.subject | Adolescent Development | pt_BR |
dc.subject | Adolescent Psychology | pt_BR |
dc.subject | Adolescent Health | pt_BR |
dc.subject | Pandemic | pt_BR |
dc.title | Impactos Positivos e Negativos da pandemia da COVID-19 em um grupo de adolescentes | pt_BR |
dc.title.alternative | Positive and Negative Impacts of the COVID-19 pandemic on a group of teenagers | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 2733047856001206 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 5455601415853420 | pt_BR |
puc.referee | Andrade, André Luiz Monezi | |
puc.referee | Cardoso, Érika Arantes de Oliveira | |
puc.refereeLattes | 3452462942187599 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 2150850846796968 | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências da Vida (CCV) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |