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dc.contributor.advisorOliveira, Wanderlei Abadio de
dc.contributor.authorCarvalho, Julia Maria Terossi
dc.date.accessioned2023-03-24T14:38:45Z
dc.date.available2023-03-24T14:38:45Z
dc.date.issued2023-02-13
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16757
dc.description.abstractImpactos psicossociais associados à pandemia da COVID-19 foram amplamente discutidos especialmente em relação aos adolescentes, que estão passando por diversas transformações durante essa fase do desenvolvimento. Tendo como objetivo examinar os impactos da pandemia em adolescentes brasileiros, foi conduzido um estudo exploratório e descritivo, de natureza transversal, que utilizou um questionário on-line para coletar dados. A amostra foi composta por 182 adolescentes (108 meninas; idade média = 15,5 anos) de diferentes regiões do país. Os dados foram analisados a partir de estatística descritiva e inferencial. Os resultados revelaram que os adolescentes concordavam com as medidas não-farmacológicas adotadas para controlar o avanço da pandemia, tais como o fechamento de escolas e o distanciamento social. Além disso, os adolescentes relataram comportamentos de autocuidado, como o uso de máscara e a higienização das mãos com maior frequência. Também houve mudanças na forma como pensavam a morte e o futuro, mas eles mantiveram a capacidade de ter pensamentos positivos e de compartilhar emoções e sentimentos com amigos. Esses dados sugerem que os adolescentes apresentavam condições de saúde mental favoráveis para se adaptar às adversidades impostas pela pandemia. Embora tenham relatado uma percepção de maior estresse pessoal e nas pessoas com quem conviviam, a maioria dos adolescentes não estava em processo de psicoterapia. Entre grupos comparados, aqueles que se identificaram como não heterossexuais declararam estar mais envolvidos em processos terapêuticos. O campo da Psicologia das Emergências e Desastres orientou a discussão sobre os principais pontos revelados. O cotejamento entre os resultados empíricos e os conceitos da literatura poderá ser utilizado por profissionais que trabalham com adolescentes para pensar ou subsidiar estratégias para intervenção no pós-pandemia junto a essa população, principalmente no que se refere à capacidade adaptativa revelada pelos participantes e o potencial para expressar níveis de resiliência.pt_BR
dc.description.abstractPsychosocial impacts associated with the pandemic of COVID-19 have been widely discussed especially regarding adolescents, who are undergoing several transformations during this developmental stage. Aiming to examine the impacts of the pandemic on Brazilian adolescents, an exploratory and descriptive cross-sectional study was conducted using an online questionnaire to collect data. The sample was composed of 182 adolescents (108 girls; average age = 15.5 years) from different regions of the country. Data were analyzed using descriptive and inferential statistics. The results revealed that the adolescents agreed with the non pharmacological measures adopted to control the advance of the pandemic, such as closing schools and social distancing. In addition, the adolescents reported self-care behaviors such as wearing a mask and sanitizing their hands more frequently. There were also changes in how they thought about death and the future, but they retained the ability to have positive thoughts and to share emotions and feelings with friends. These data suggest that the adolescents had favorable mental health conditions to adapt to the adversities imposed by the pandemic. Although they reported a perception of increased stress in themselves and in the people with whom they lived, most of the adolescents were not undergoing psychotherapy. Among comparison groups, those who identified as non-heterosexual reported being more involved in therapeutic processes. The field of Emergency and Disaster Psychology guided the discussion of the main points revealed. The comparison between the empirical results and the concepts in the literature may be used by professionals who work with adolescents to think about or subsidize strategies for intervention in the post-pandemic period with this population, especially regarding the adaptive capacity revealed by the participants and the potential to express levels of resilience.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPsicologia das Emergências e Desastrespt_BR
dc.subjectDesenvolvimento do Adolescentept_BR
dc.subjectPsicologia do Adolescentept_BR
dc.subjectSaúde do Adolescentept_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectPsychology of Emergencies and Disasterspt_BR
dc.subjectAdolescent Developmentpt_BR
dc.subjectAdolescent Psychologypt_BR
dc.subjectAdolescent Healthpt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.titleImpactos Positivos e Negativos da pandemia da COVID-19 em um grupo de adolescentespt_BR
dc.title.alternativePositive and Negative Impacts of the COVID-19 pandemic on a group of teenagerspt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes2733047856001206pt_BR
puc.advisorLattes5455601415853420pt_BR
puc.refereeAndrade, André Luiz Monezi
puc.refereeCardoso, Érika Arantes de Oliveira
puc.refereeLattes3452462942187599pt_BR
puc.refereeLattes2150850846796968pt_BR
puc.centerCentro de Ciências da Vida (CCV)pt_BR
puc.graduateProgramPsicologiapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


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