dc.contributor.advisor | Lopes, Celi Espasandin | |
dc.contributor.author | Oliva, Laís Helena Besseler de | |
dc.date.accessioned | 2023-04-13T14:38:58Z | |
dc.date.available | 2023-04-13T14:38:58Z | |
dc.date.issued | 2023-01-26 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16798 | |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objeto de estudo a Educação Matemática na Educação Infantil,
com foco no trabalho desenvolvido pelas professoras. Investigamos a seguinte questão
problematizadora: quais as divergências e semelhanças entre as experiências com a matemática
podemos encontrar na trajetória de professoras de Educação Infantil e, de que maneira tais
experiências podem influenciar em suas práticas pedagógicas ao promoverem o pensamento
matemático nas crianças? Para tanto, traçamos como principal objetivo: investigar as
experiências com a matemática, de quatro professoras de Educação Infantil, participantes de
um grupo de estudos; e, relacionar essas experiências às formas como desenvolvem a sua
prática pedagógica com as crianças, sobretudo, envolvendo as atividades de matemática no
contexto escolar. A pesquisa partiu de uma abordagem qualitativa e interpretativa, na
perspectiva de estudos de caso, no qual a pesquisadora recorreu à análise das experiências de
quatro professoras de Educação Infantil que, além do interesse pela matemática, possuem em
comum a participação em um grupo colaborativo de estudos. Narrativas orais e escritas foram
produzidas pelas professoras, a partir de encontros virtuais e entrevistas realizadas pela
pesquisadora que revelassem as suas experiências bem como, as formas como desenvolveram
uma intervenção didática proposta pela pesquisadora que, posteriormente, realizou a
triangulação do material empírico produzido para que assim emergissem as categorias de
análise. Baseamo-nos no conceito de experiência como a vivência daquilo que nos toca e, por
assim nos tocar, transforma-nos em relação ao que somos e praticamos. Assim também
acontece com o desenvolvimento profissional de professoras da infância que, ao refletirem
sobre suas experiências, vão ressignificando a docência e os modos de agir com as crianças.
Quanto à matemática na Educação Infantil, destacamos a sua relevância para o
desenvolvimento das crianças, por se tratar de uma área que permeia o cotidiano humano, desde
muito cedo nas experiências vividas dentro e fora da escola. Defendemos uma prática baseada
na investigação, por meio da resolução de problemas, que coloca a criança como protagonista
do processo de construção do conhecimento. Ao resgatarmos as experiências e os processos de
formação continuada foi possível discutir sobre o currículo da formação de professores; os
desafios do início da carreira docente; a relação da matemática com outras áreas de
conhecimento; a relevância da troca entre pares, do poder da narrativa; e a participação em
grupos de estudos como uma luz no caminho dos professores que buscam desenvolver-se
profissionalmente. Consideramos que as experiências formadoras pelas quais passam as
professoras de Educação Infantil, durante a sua trajetória pessoal, acabam por influenciar suas
convicções sobre a matemática e as formas como planejam e buscam propor as atividades que
promovam este conhecimento nas crianças. | pt_BR |
dc.description.abstract | The object of this research was Mathematics Education in Early Childhood Education, focusing
on the work developed by teachers. We investigated the following problematizing question:
what are the divergences and similarities among the experiences with mathematics we can find
in the trajectory of kindergarten teachers, and in what way can these experiences influence their
pedagogical practices when promoting mathematical thinking in children? To answer this
question, we investigated the experiences with mathematics of four kindergarten teachers,
participants of a study group, and relate these experiences to the ways they develop their
teaching practice with children, especially involving math activities in the school context. The
research was based on a qualitative and interpretative approach, from the perspective of case
studies, in which the researcher analyzed the experiences of four kindergarten teachers who, in
addition to their interest in mathematics, have in common the participation in a study group.
Oral and written narratives were produced by the teachers, in virtual meetings and interviews
conducted by the researcher that revealed their experiences as well as the ways in which they
developed a didactic intervention proposed by the researcher. We base ourselves on the concept
of experience as the experience of that which touches us and, by touching us in this way,
transforms us in relation to what we are and what we practice. This is also what happens with
the professional development of early childhood teachers who, by reflecting on their
experiences, give new meaning to their teaching and the ways they act with children. Regarding
mathematics in Early Childhood Education, we emphasize its relevance for children's
development, since it is an area that permeates human daily life, from very early on in the
experiences lived in and out of school. We advocate a practice based on investigation, by means
of problem solving, which places the child as the protagonist of the knowledge construction
process. As we recalled the experiences and processes of continuing education, it was possible
to discuss the curriculum of teacher education; the challenges at the beginning of a teaching
career; the relationship between mathematics and other areas of knowledge; the relevance of
the exchange among peers, the power of narrative; and the participation in study groups as a
light on the path of teachers who seek professional development. We believe that the formative
experiences that preschool teachers go through during their personal trajectory end up
influencing their convictions about mathematics and the ways they plan and seek to propose
activities that promote this knowledge in children. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Mathematics education | pt_BR |
dc.subject | Child education | pt_BR |
dc.subject | Teacher education | pt_BR |
dc.subject | Professional development | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical practice | pt_BR |
dc.title | Matemática na Educação Infantil: o entrelaçamentonda experiência docente e do desenvolvimento profissional | pt_BR |
dc.title.alternative | Mathematics in Early Childhood Education: the interweaving of the teaching experience and the professional development | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 0845306246149677 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 9699186251670702 | pt_BR |
puc.referee | Tortella, Jussara Cristina Barboza | |
puc.referee | Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade | |
puc.refereeLattes | 7126514256674237 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 7733644439876265 | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |