dc.contributor.advisor | Dellazzana-Zanon, Letícia Lovato | |
dc.contributor.author | Borges, Anna Karolina Santoro | |
dc.date.accessioned | 2023-04-18T12:51:41Z | |
dc.date.available | 2023-04-18T12:51:41Z | |
dc.date.issued | 2023-02-24 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16818 | |
dc.description.abstract | O projeto de vida tem estado presente na Educação de vários países e, recentemente, foi inserido
no sistema educacional brasileiro, incorporado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, como
uma temática obrigatória a ser trabalhada no Ensino Médio. A Base Nacional Curricular
Comum o coloca como uma das dez competências a serem desenvolvidas pelos estudantes ao
longo de sua vida escolar. Sabe-se que para o professor estar apto a fomentar o projeto de vida
nos estudantes é importante que o trabalho docente faça parte de seu próprio projeto de vida.
Dessa forma, a partir da perspectiva da Psicologia do Desenvolvimento, o problema de pesquisa
que se pretendeu responder foi: Qual é o papel da docência no projeto de vida de professores
polivalentes e especialistas? Com base nessa questão de pesquisa, o objetivo geral da tese foi
compreender qual o papel da docência no projeto de vida de professores polivalentes,
especialistas e da disciplina Projeto de vida. O estudo justifica-se pela relevância do tema e pela
recém incorporação do projeto de vida na legislação educacional brasileira. Realizou-se uma
pesquisa de caráter quali-quantitativa organizada em quatro estudos. O objetivo do estudo 1 foi
compreender as concepções dos professores que ministraram a disciplina Projeto de Vida no
ano de 2021 no Ensino Fundamental II. Participaram desse estudo 10 professores da disciplina
Projeto de Vida da rede estadual de ensino de duas cidades do interior do Estado de São Paulo.
As entrevistas foram realizadas de forma presencial. O objetivo do estudo 2 foi compreender
de que forma a docência faz parte do projeto de vida dos professores polivalentes e especialistas.
Participaram desse estudo 26 professores da rede estadual de duas cidades do interior do Estado
de São Paulo, dos quais 13 eram professores polivalentes (generalistas) e 13 eram especialistas.
Foram realizadas entrevistas presenciais e on-line. O objetivo do estudo 3 foi compreender
quais características dos professores mais auxiliam os estudantes a pensarem ou mesmo
construírem seus projetos de vida, a partir da percepção dos próprios estudantes. Participaram
56 estudantes do Ensino Fundamental II e todas as entrevistas foram presenciais. Os dados dos
três primeiros estudos foram analisados por meio do software IraMuTeq. O objetivo do estudo
4 foi comparar as características que mais podem fomentar o projeto de vida nos estudantes
autopercebidas pelos professores com as características dos professores descritas pelos
estudantes, a partir dos dados obtidos nos estudos 1, 2 e 3, por meio de Análise Temática. O
Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research foi utilizado para assegurar a
qualidade da pesquisa. Em relação ao estudo 1, os resultados indicaram que a docência é muito
significativa e faz parte dos projetos de vida dos professores da disciplina Projeto de Vida. As
concepções desses professores sobre a disciplina são mais subjetivas, oriundas da percepção de
sua prática, sem menção ao embasamento teórico disponível sobre projetos de vida na literatura.
Esse resultado indica que os participantes não têm acesso ou não conhecem as definições de
teóricos sobre o tema, o que sugere que a formação oferecida sobre projetos de vida possa ter
sido deficitária. No que se refere ao estudo 2, os resultados indicaram que os projetos de vida
dos professores se relacionam à docência, como continuar se preparando, estudando para se
aprimorar na docência, adaptar conteúdos de cursos de outras áreas ou segmentos para utilizar
na escola e buscar contribuir com os estudantes. Esse resultado é positivo, pois sabe-se que
quando a docência faz parte do projeto de vida do professor mais ele tem condições de trabalhar
com os projetos de vida de seus estudantes. Em relação ao estudo 3, os resultados indicaram
que a maioria dos estudantes se mostrou influenciada por seus professores, não somente os da
disciplina Projeto de Vida, mas também os de outras disciplinas. Os participantes consideram
como mais influentes os professores que mais os ajudam ou, os que, por alguma razão, são
significativos em suas vidas. Em relação ao estudo 4, os dados indicaram que houve certa
coerência entre as características que mais podem fomentar o projeto de vida nos estudantes
autopercebidas pelos professores com as características dos professores descritas pelos
estudantes. Esta tese contribui para auxiliar profissionais de diferentes áreas, em especial, da
Psicologia e da Educação, no que se refere à temática projeto de vida e promove interlocução
entre os conhecimentos dessas duas áreas. Sugere-se que estudos futuros envolvam grupos
focais com professores e estudantes que visem promover conhecimento que sirva para melhor
aproveitar a disciplina Projeto de Vida e subsidiar ações didáticas para fins de Educação com
projeto de vida. | pt_BR |
dc.description.abstract | Life purpose has been present in Education in several countries, and recently, it was inserted in
the Brazilian educational system, incorporated in the Law of Guidelines and Bases of
Education, as a mandatory theme to be worked on in High School. Furthermore, the National
Common Curricular Base places it as one of the ten competencies to be developed by students
throughout their entire school life. It is known that for the teacher to be able to encourage the
students' life purpose, it is essential that the teaching work is part of their life purpose. Thus,
from the perspective of Developmental Psychology, the research problem intended to be
answered was: What is the role of teaching in the life purpose of polyvalent teachers and
specialists? Based on this research question, the general objective of the thesis was to
understand the role of teaching in the life purpose of polyvalent teachers, specialists, and the
life purpose discipline. The study is justified by the theme's relevance and the recent
incorporation of the life purpose in Brazilian educational legislation. Qualitative and
quantitative research was carried out, organized into four studies. The objective of study 1 was
to understand the conceptions of teachers who taught the life purpose subject in the year 2021
in Elementary School II. The study included ten teachers from the life purpose discipline of the
state education network in two cities in the State of São Paulo interior. The interviews were
carried out in person. The objective of study 2 was to understand how teaching is part of the
life purpose of polyvalent and specialist teachers. Twenty-six teachers from the state network
of two cities in the interior of the State of São Paulo participated in this study, of which 13 were
polyvalent teachers (generalists) and 13 were specialists. Face-to-face and online interviews
were conducted. The objective of study 3 was to understand which characteristics of teachers
most help students think or even build their life purpose based on the student's perception. 56
Elementary School II students participated, and all interviews were face-to-face. Data from the
first three studies were analyzed using the IraMuTeq software.
The objective of study 4 was to compare the characteristics that can most promote the life
purpose in students self-perceived by teachers with the features of teachers described by
students, based on data obtained in studies 1, 2, and 3, through Thematic Analysis. The
Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research was used to ensure the quality of the
research. Regarding study 1, the results indicated that teaching is very significant and is part of
the purpose in life of the teachers of the life purpose discipline. However, the conceptions of
these professors about the subject are more subjective, arising from the perception of their
practice, without mentioning the theoretical basis available on life purpose in the literature. This
result indicates that the participants do not have access to or do not know the definitions of
theorists on the subject, which suggests that the training offered on life purpose may have been
deficient.
About study 2, the results indicated that the teachers' life purposes are related to teaching, such
as continuing to prepare, studying to improve in teaching, adapting course contents from other
areas or segments to use at school, and always seeking help students. This result is positive, as
it is known that when teaching is part of the teacher's life purpose, the more he can work with
his students' life purpose. Regarding study 3, the results indicated that most students were
influenced by their teachers, not only those of the life purpose discipline but also those of other
disciplines. The participants consider the teachers who help them the most or those who, for
some reason, are significant in their lives to be the most influential. About study 4, the data
indicated some consistency between the characteristics that can most promote the students' selfperceived life purpose with the features of the teachers described by the students. This thesis
contributes to helping professionals from different areas, particularly Psychology and
Education, with regard to the purpose in life theme and promotes dialogue between the
knowledge of these two areas. It suggests that future studies involve focus groups with teachers
and students that aim to promote knowledge to better take advantage of the life purpose
discipline and subsidize didactic actions for Education with purpose and life purpose. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Projeto de vida | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Purpose in life | pt_BR |
dc.subject | Teachers | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Public school | pt_BR |
dc.title | Projetos de vida no contexto educacional público: Concepções de professores e estudantes | pt_BR |
dc.title.alternative | Life projects in the public educational context: Conceptions of teachers and students | pt_BR |
dc.type | Tese de doutorado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 5025784620594524 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 7738167015455111 | pt_BR |
puc.referee | Guzzo, Raquel Souza Lobo | |
puc.referee | Primi, Tatiana de Cássia Nakano | |
puc.referee | Pinheiro, Viviane Potenza Guimarães | |
puc.referee | Silva, Andressa Melina Becker da | |
puc.refereeLattes | 8863163152848405 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 8092049870780985 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 1033412105460736 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 2944848333102492 | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências da Vida (CCV) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |