Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMastrodi Neto, Josué
dc.contributor.authorBittencourt, Carolina Manzini
dc.date.accessioned2023-05-11T11:42:55Z
dc.date.available2023-05-11T11:42:55Z
dc.date.issued2022-12-13
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16919
dc.description.abstractA presente dissertação analisa a inobservância da Agenda 2030 na educação ambiental formal no Município de Campinas, tangenciando, brevemente, a educação não-formal e constata a ausência de políticas públicas para a consecução do ODS 4, meta 4.7 conforme a Resolução da Organização das Nações Unidas que prevê a educação de qualidade voltada à sustentabilidade; na pesquisa utiliza-se como metodologia o estudo de caso, analisando-se, para tanto, a Lei de Educação Ambiental do Município de Campinas, bem como o Plano Municipal de Educação Ambiental e suas revisões já formalizadas; há ainda a análise de receitas e repasses (pesquisa no âmbito orçamentário e fiscal), bem como os pareceres do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, sendo quase todos desfavoráveis às prestações de contas do citado ente federativo a respeito da execução orçamentária no âmbito da educação ambiental; não foi adotado um único doutrinador ou pesquisador específico para basear o presente trabalho, vez que a temática envolve uma gama de diferentes áreas do conhecimento, em evidente interdisciplinariedade; o corte temporal abrange os anos de 2015 a 2021 e o limite territorial é o município de Campinas.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation analyzes non-observance of Agenda 2030 on formal environmental education in the Municipality of Campinas, briefly touching on non-formal education and notes the absence of public policies to achieve SDG 4, goal 4. 7 according to the United Nations Resolution that provides quality education aimed at sustainability; the research uses as methodology the case study, analyzing, therefore, the Environmental Education Law of the City of Campinas, as well as the Municipal Plan of Environmental Education and its revisions already formalized; there is also the analysis of revenues and transfers (research on the budgetary and fiscal scope), as well as the opinions of the Court of Audit of the State of São Paulo, almost all of them unfavorable to the rendering of accounts of the federative entity; it was not adopted a single doctrine or specific researcher to base this work, since the theme involves a range of different areas of knowledge, in clear interdisciplinarity; The temporal cut covers the years 2015 to 2021 and the territorial limit is the city of Campinas.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectDireitos Humanospt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectAgenda 2030pt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectMeio Ambientept_BR
dc.subjectPublic Policiespt_BR
dc.subjectHuman Rightspt_BR
dc.subjectEnvironmental Educationpt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectEnvironmental issuespt_BR
dc.titlePolíticas públicas educacionais e agenda 2030 no município de Campinaspt_BR
dc.title.alternativePublic educational policies and the 2030 agenda in the city of Campinaspt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes9393286643731543pt_BR
puc.advisorLattes6635472231072927pt_BR
puc.refereeAssis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz
puc.refereeFranzolin, Cláudio José
puc.refereeLattes9527743086394186pt_BR
puc.refereeLattes0120973253492591pt_BR
puc.centerEscola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociaispt_BR
puc.graduateProgramDireitopt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples