dc.contributor.advisor | Barros, Douglas Ferreira | |
dc.contributor.author | Gesueli, Fábio Gonzaga | |
dc.date.accessioned | 2024-04-03T12:47:54Z | |
dc.date.available | 2024-04-03T12:47:54Z | |
dc.date.issued | 2020-02-20 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17234 | |
dc.description.abstract | O objetivo de nossa dissertação é estudar o movimento que Michel
Foucault inicia a partir de 1978, no curso Segurança, território, população, e em
1980, no curso Do governo dos vivos, realizando uma operação genealógica
que o leva até os escritos do cristianismo primitivo. O pensador se debruça
sobre as práticas estabelecidas no modelo de pastorado cristão e no modelo
de vida monástica de caráter cenobítico. Podemos dizer que tal movimento de
análise dos textos cristãos dos primeiros séculos de nossa era são motivados
pelas seguintes questões: como efetuar, e se possível com máxima eficiência,
um governo das condutas dos homens? Como os homens, no Ocidente, foram
levados a governarem a si mesmos, mas, também, a serem governados pelos
outros? O objetivo de Foucault nesses cursos será analisar as formas de
governo estabelecidas pelas formulações do pensamento do cristão primitivo,
observando as práticas de condução de condutas aplicadas sobre os homens.
É sobre essa problemática que nossa dissertação repousa, a saber, as formas
de governo dos homens no modelo do pastorado cristão e da vida monástica.
Para isso, trilharemos o seguinte caminho: em 1978, em Segurança, território,
população, Foucault nos apresenta uma análise das artes de governar
desenvolvidas a partir do século XVI. Ao apresentar tais tecnologias de
governo, o filósofo introduz em sua análise o conceito de governamentalidade,
operacionalizando uma reflexão em relação as práticas de governo e as formas
de condução dos homens. Já em 1980, em Do governo dos vivos, Foucault
mantém suas análises no escopo da governamentalidade, mas agora com uma
novidade em relação ao curso de 1978, a saber, o governo dos homens pela
verdade. Segundo Foucault, o homem ocidental foi levado a produzir uma
verdade de si mesmo. Tal verdade e tal dinâmica de produção dessa verdade
é elucidada pela ideia de regimes de verdade. Tais regimes são responsáveis
pela subjetivação de um sujeito que se configura como sujeito confessante, a
partir de práticas que objetivam a produção de um discurso da verdade sobre
si mesmo. | pt_BR |
dc.description.abstract | The objective of our work is to study the movement initiated in 1978
by Michel Foucault in the course Security, territory, population, and in 1980 in
the course The government of the livings, realizing a genealogical operation that
brings him to the early Christianity writings. The thinker focus on the established
practices in the pastoral power model and the cenobitic monasticism. We can
say that such analytical movement of the Christian writings from the first
centuries of our era are motivated by the following questions: how to effectively
put if possible, with maximum efficiency, a government of conducts of men?
How western men were taken into a government of themselves but also to be
governed by others? The object of Foucault in these courses will be that of
analyzing the government forms established by the formulations of the early
Christian thinking, looking at practices of conduct of conducts applied to men.
Our dissertation lies on this problematic of the forms of this government of men
in the Christian pastoral and monastic model. For such we follow this way: in
1978, in the course Security, territory, population, Foucault present us the arts
of government developed since the XVI century. In presenting such new
technologies of government Foucault introduces in his analysis the concept of
governmentality, operacionalizing a reflection in relation to the practices of
government and the ways to conduct men. In 1980, on The government of the
livings, Foucault maintains his analysis in the scope of governamentality, but
now with a novelty in relation to the course from 1978, the government of men
by the truth. According to Foucault the western man was taken to tailor a truth
about himself. This truth and such dynamic of truth production are elucidated by
the ideas of regimes of truth. Such regimes are responsible for the subjectivation
of a subject that becomes a confessional subject in the practices that aims the
production of a discourse about the truth of oneself. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Foucault | pt_BR |
dc.subject | governo | pt_BR |
dc.subject | governamentalidade | pt_BR |
dc.subject | pastorado cristão | pt_BR |
dc.subject | vida monástica | pt_BR |
dc.subject | christian pastorate | pt_BR |
dc.subject | monastic life | pt_BR |
dc.subject | government | pt_BR |
dc.subject | governmentality | pt_BR |
dc.title | Um cristianismo por Michel Foucault: pastorado cristão e vida monástica a partir de uma leitura das práticas de governo | pt_BR |
dc.title.alternative | A Christianity by Michel Foucault: Christian pastorate and monastic life from a reading of government practices | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 7217677676665542 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 4396269727605413 | pt_BR |
puc.referee | Candiotto, Cesar | |
puc.referee | Barsalini, Glauco | |
puc.refereeLattes | 6260937850813585 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 3030219210729027 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Ciências da Religião | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |