dc.contributor.advisor | Rios, Mônica Piccione Gomes | |
dc.contributor.author | Francato, Álvaro André | |
dc.date.accessioned | 2024-04-15T12:45:45Z | |
dc.date.available | 2024-04-15T12:45:45Z | |
dc.date.issued | 2024-02-28 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17251 | |
dc.description.abstract | Esta dissertação atinente à linha de pesquisa de Políticas Públicas de Avaliação e ao
grupo de pesquisa intitulado Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais (GRAPSE)
do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de
Campinas (PUC-Campinas), tem como potencial contributo ampliar o debate sobre a
qualidade da Educação Superior. Nesse contexto o problema de pesquisa está assim
enunciado: em que medida os indicadores de qualidade utilizados pelo Quacquarelli
Symonds (QS World University Ranking) e pelo Sistema Nacional de Avaliação da
Educação Superior (SINAES) implicam a construção da qualidade da Educação
Superior no século XXI? Diante do problema exposto, constitui objetivo desta pesquisa
investigar as implicações dos indicadores de qualidade utilizados pelo Quacquarelli
Symonds (QS World Ranking) e pelo SINAES na construção da qualidade da
educação superior no século XXI. A pesquisa qualitativa, predominante neste estudo,
inclui os dados quantificáveis. A metodologia fez uso da ferramenta SWOT para
análise do contexto de avaliação referente aos indicadores que integram o QS WUR
e o SINAES. Constatou-se que os indicadores do SINAES formam um conjunto
interligado de métricas fundamentais, mas que exigem constante avaliação e
aprimoramento, pois a ênfase nos resultados compromete a avaliação formativa,
negligenciando o desenvolvimento de competências e outras habilidades. A avaliação
internacional da Educação Superior por meio de rankings como o World Ranking
possui uma complexidade grande em traduzir a qualidade através de indicadores que
são abrangentes e outros muito específicos não conseguindo atingir as dimensões de
qualidade para uma educação emancipadora, gerando críticas e discussões,
justamente pela dificuldade de expressar o que se entende por qualidade na
Educação Superior pelo seu amplo espectro de significados. Assim, acentua-se a
necessidade de se repensar e definir indicadores de qualidade para uma avaliação
alinhada com as demandas da sociedade em transformação. | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation, which is part of the line of research on Public Evaluation Policies and
the research group entitled Evaluation, Policies and Educational Systems (GRAPSE)
of the Postgraduate Program in Education at Pontifícia Universidade Católica de
Campinas (PUC-Campinas), has the potential to broaden the debate on the quality of
Higher Education. In this context, the research problem is as follows: to what extent do
the quality indicators used by the Quacquarelli Symonds (QS World University
Ranking) and the National Higher Education Assessment System (SINAES) imply the
construction of quality in higher education in the 21st century? Given this problem, the
aim of this research is to investigate the implications of the quality indicators used by
the Quacquarelli Symonds (QS World Ranking) and SINAES in the construction of the
quality of higher education in the 21st century. Qualitative research, which
predominates in this study, includes quantifiable data. The methodology made use of
the SWOT tool to analyze the evaluation context in relation to the indicators that make
up the QS WUR and SINAES. It was found that the SINAES indicators form an
interconnected set of fundamental metrics, but that they require constant evaluation
and improvement, because the emphasis on results compromises formative
evaluation, neglecting the development of competencies and other skills. The
international evaluation of higher education through rankings such as the World
Ranking has a great complexity in translating quality through indicators that are
comprehensive and others that are very specific, failing to achieve the dimensions of
quality for an emancipatory education, generating criticism and discussion, precisely
because of the difficulty in expressing what is meant by quality in higher education due
to its broad spectrum of meanings. This highlights the need to rethink and define quality
indicators for an evaluation that is aligned with the demands of a changing society. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | SINAES | pt_BR |
dc.subject | QS internacional | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas em Educação | pt_BR |
dc.subject | QS international | pt_BR |
dc.subject | Public Policies in Education | pt_BR |
dc.title | Indicadores de qualidade da educação superior: um estudo a partir do ranking Quacquarelli Symonds e do sistema nacional de avaliação da educação superior | pt_BR |
dc.title.alternative | Higher education quality indicators: a study based on the Quacquarelli Symonds ranking and the national higher education evaluation system | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 5598936845266224 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 8794565484100151 | pt_BR |
puc.referee | Flores, Adolfo Ignacio Calderón | |
puc.referee | Teixeira Junior, Paulo Roberto | |
puc.refereeLattes | 4931639185143968 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 7586396705437727 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |