Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRios, Mônica Piccione Gomes
dc.contributor.authorFrancato, Álvaro André
dc.date.accessioned2024-04-15T12:45:45Z
dc.date.available2024-04-15T12:45:45Z
dc.date.issued2024-02-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17251
dc.description.abstractEsta dissertação atinente à linha de pesquisa de Políticas Públicas de Avaliação e ao grupo de pesquisa intitulado Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais (GRAPSE) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), tem como potencial contributo ampliar o debate sobre a qualidade da Educação Superior. Nesse contexto o problema de pesquisa está assim enunciado: em que medida os indicadores de qualidade utilizados pelo Quacquarelli Symonds (QS World University Ranking) e pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) implicam a construção da qualidade da Educação Superior no século XXI? Diante do problema exposto, constitui objetivo desta pesquisa investigar as implicações dos indicadores de qualidade utilizados pelo Quacquarelli Symonds (QS World Ranking) e pelo SINAES na construção da qualidade da educação superior no século XXI. A pesquisa qualitativa, predominante neste estudo, inclui os dados quantificáveis. A metodologia fez uso da ferramenta SWOT para análise do contexto de avaliação referente aos indicadores que integram o QS WUR e o SINAES. Constatou-se que os indicadores do SINAES formam um conjunto interligado de métricas fundamentais, mas que exigem constante avaliação e aprimoramento, pois a ênfase nos resultados compromete a avaliação formativa, negligenciando o desenvolvimento de competências e outras habilidades. A avaliação internacional da Educação Superior por meio de rankings como o World Ranking possui uma complexidade grande em traduzir a qualidade através de indicadores que são abrangentes e outros muito específicos não conseguindo atingir as dimensões de qualidade para uma educação emancipadora, gerando críticas e discussões, justamente pela dificuldade de expressar o que se entende por qualidade na Educação Superior pelo seu amplo espectro de significados. Assim, acentua-se a necessidade de se repensar e definir indicadores de qualidade para uma avaliação alinhada com as demandas da sociedade em transformação.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation, which is part of the line of research on Public Evaluation Policies and the research group entitled Evaluation, Policies and Educational Systems (GRAPSE) of the Postgraduate Program in Education at Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), has the potential to broaden the debate on the quality of Higher Education. In this context, the research problem is as follows: to what extent do the quality indicators used by the Quacquarelli Symonds (QS World University Ranking) and the National Higher Education Assessment System (SINAES) imply the construction of quality in higher education in the 21st century? Given this problem, the aim of this research is to investigate the implications of the quality indicators used by the Quacquarelli Symonds (QS World Ranking) and SINAES in the construction of the quality of higher education in the 21st century. Qualitative research, which predominates in this study, includes quantifiable data. The methodology made use of the SWOT tool to analyze the evaluation context in relation to the indicators that make up the QS WUR and SINAES. It was found that the SINAES indicators form an interconnected set of fundamental metrics, but that they require constant evaluation and improvement, because the emphasis on results compromises formative evaluation, neglecting the development of competencies and other skills. The international evaluation of higher education through rankings such as the World Ranking has a great complexity in translating quality through indicators that are comprehensive and others that are very specific, failing to achieve the dimensions of quality for an emancipatory education, generating criticism and discussion, precisely because of the difficulty in expressing what is meant by quality in higher education due to its broad spectrum of meanings. This highlights the need to rethink and define quality indicators for an evaluation that is aligned with the demands of a changing society.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectSINAESpt_BR
dc.subjectQS internacionalpt_BR
dc.subjectPolíticas Públicas em Educaçãopt_BR
dc.subjectQS internationalpt_BR
dc.subjectPublic Policies in Educationpt_BR
dc.titleIndicadores de qualidade da educação superior: um estudo a partir do ranking Quacquarelli Symonds e do sistema nacional de avaliação da educação superiorpt_BR
dc.title.alternativeHigher education quality indicators: a study based on the Quacquarelli Symonds ranking and the national higher education evaluation systempt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes5598936845266224pt_BR
puc.advisorLattes8794565484100151pt_BR
puc.refereeFlores, Adolfo Ignacio Calderón
puc.refereeTeixeira Junior, Paulo Roberto
puc.refereeLattes4931639185143968pt_BR
puc.refereeLattes7586396705437727pt_BR
puc.centerEscola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociaispt_BR
puc.graduateProgramEducaçãopt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples