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dc.contributor.advisorIfanger, Letícia Reis Borges
dc.contributor.authorBrochensque, Maryah Eduardda
dc.contributor.authorSilva, Yasmin Sousa
dc.date.accessioned2024-08-19T13:19:40Z
dc.date.available2024-08-19T13:19:40Z
dc.date.issued2024-06-10
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17349
dc.description.abstractIntrodução: É imprescindível que as crianças sejam exclusivamente alimentadas pelo leite materno pelo menos nos seis primeiros meses de vida. O leite materno é o único sustento que fornece todos os nutrientes vitais para o crescimento do bebê, como gorduras, açúcares e vitaminas, por isso, deve ser oferecido em livre demanda. Estudos apontam que crianças que não receberam aleitamento materno ou receberam de forma insatisfatória, tendem a adquirir hábitos orais deletérios com mais facilidade. Esses hábitos são padrões de contração muscular aprendidos, que alteram e/ou prejudicam o desenvolvimento dos dentes, sistema estomatognático e organismo. O fonoaudiólogo é o profissional capacitado para auxiliar na prevenção, promoção e intervenção no processo de amamentação, bem como na conscientização dos hábitos orais deletérios. Este estudo visa caracterizar o papel do fonoaudiólogo na amamentação e na conscientização sobre os hábitos orais deletérios e elaborar um material de caráter interventivo. Objetivo: Verificar a atuação fonoaudiológica na amamentação e nos hábitos orais deletérios baseada em revisão integrativa de literatura. Metodologia: Trata-se de um estudo analítico — descritivo que verificou a atuação fonoaudiológica na amamentação e nos hábitos orais deletérios, baseado em revisão integrativa de literatura de caráter exploratório. Foram selecionados 19 artigos originais por meio de teste de relevância, visando atender aos critérios de inclusão e exclusão, publicados na base de dados SciELO no período entre 2013 e 2023 no idioma português. Resultados: A alta prevalência de publicações foi identificada na revista CEFAC e no ano de 2017. A maioria dos artigos abordou sobre o aleitamento materno/ amamentação, porém não indicou o tipo de aleitamento escolhido pelas mães, benefícios da amamentação e dificuldades enfrentadas no processo e muito menos hábitos orais deletérios, o que denuncia um problema no acesso à informação. Conclusão: Há necessidade do desenvolvimento de projetos acerca da prática da amamentação e suas dificuldades, além do uso de bicos artificiais e hábitos orais deletérios, já que o Brasil ainda apresenta uma considerável porcentagem de mulheres que não conseguem amamentar por falta de informação. Assim, espera-se que a cartilha elaborada corrobore com o aumento da informação sobre a amamentação para que mais mulheres a façam de maneira adequada e sem dificuldades.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction:It is essential that children be exclusively fed with breast milk for at least the first six months of life. Breast milk is the only feed that provides all vital nutrients for the baby's growth, such as fats, sugars, and vitamins, and therefore should be offered on demand. Studies indicate that children who didn't receive breastfeeding or received it unsatisfactorily are more likely to develop deleterious oral habits. These habits are learned patterns of muscle contraction that alter and/or impair the development of teeth, the stomatognathic system, and the organism. The speech therapist is the professional trained to assist in the prevention, promotion, and intervention in the breastfeeding process, as well as in raising awareness about deleterious oral habits. This study aims to characterize the role of the speech therapist in breastfeeding and awareness of deleterious oral habits, and to develop an interventional material. Objective: To investigate the speech therapy role in breastfeeding and deleterious oral habits based on an integrative literature review. Method: This is an analytical-descriptive study that examined the speech therapy role in breastfeeding and deleterious oral habits, based on an exploratory integrative literature review. Nineteen original articles were selected through relevance testing, aiming to meet inclusion and exclusion criteria, published in the SciELO database between 2013 and 2023, and in the portuguese language. Results: The high prevalence of publications was identified in the CEFAC journal and in the year 2017. Most of the articles addressed breastfeeding/breastfeeding, but did not indicate the type of breastfeeding chosen by the mothers, the benefits of breastfeeding and the difficulties faced in the process, much less deleterious oral habits, which denounces a problem in access to information. Conclusion: The relevance of speech therapy intervention is emphasized, as its work is both preventive and interventional. Furthermore, there is a need for the development of projects consistent with the brazilian reality regarding breastfeeding practices and awareness of artificial nipples, as Brazil still has a significant percentage of women who are unable to breastfeed and also relies on a powerful industry that profits from the use of artificial nipples, such as pacifiers and bottles. Thus, it is hoped that the booklet developed will contribute to increased information from the speech therapy perspective in the country. Moreover, investment in targeted research is encouraged due to the scarcity of current productions found.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAmamentaçãopt_BR
dc.subjectAleitamento Maternopt_BR
dc.subjectHábitospt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectBreastfeedingpt_BR
dc.subjectHabitspt_BR
dc.subjectSpeech therapypt_BR
dc.titleAtuação fonoaudiológica na amamentação e nos hábitos orais deletérios: proposta de cartilha baseada em revisão integrativa de literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes6805794186819691pt_BR
dc.identifier.lattes0pt_BR
puc.refereeGranja, Luciana Furtado Seacero
puc.refereeLattes0pt_BR
puc.centerEscola de Ciências da Vidapt_BR
puc.graduateProgramNão se aplicapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramFonoaudiologiapt_BR


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