Navegação Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais por título
Itens para a visualização no momento 143-162 de 724
-
Avaliação de programas para aplicação de jornal em sala de aula como recurso pedagógico inovador: uma nova gestão do ensino
(PUC-Campinas, 2006-02-02)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Avaliação Institucional e Gestão Universitária , com problematizações sobre a formação de professores , avalia material de dois programas elaborados por empresas ... -
Avaliação do ensino de língua inglesa: um estudo na academia da Força Aérea
(PUC-Campinas, 2011-02-24)A necessidade de aprender uma Língua Estrangeira se faz cada vez mais presente tanto no dia-a-dia como no mundo do trabalho. O Curso de Formação de Oficiais na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, tem duração ... -
Avaliação do Problem-Based Learning no curso de administração
(PUC-Campinas, 2012-12-14)O método Problem-Based Learning (PBL) tem como propósito tornar o aluno capaz de construir o aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal por meio de problemas propostos que o expõe a situações motivadoras e o prepara ... -
Avaliação do processo de autorregulação de desempenho escolar de alunos do 5º ano do ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2015-02-05)Uma das grandes preocupações dos profissionais da área da educação é o insucesso escolar. Apesar do empenho das políticas educacionais e dos investimentos feitos nos últimos anos, o país ainda se encontra abaixo do esperado ... -
Avaliação do sistema de avaliação escolar (SAEsc): concepção de gestores e professores de uma escola particular do município de Campinas
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-29)Este trabalho está inserido na linha de pesquisa de Políticas Públicas em Educação e no Grupo de Pesquisa: Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais – GRAPSE. A priori, considera-se o potencial dessa pesquisa ... -
Avaliação dos processos de comunicação e informação com base na gestão da informação e inteligência competitiva: um estudo de caso da união social camiliana
(PUC-Campinas, 2007-03-19)Nos últimos 11 anos, as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras sofreram uma série de transformações devido às políticas de abertura do Ensino Superior criadas pelo Governo Federal. Esta abertura fez com que uma ... -
Avaliação e ensino médio: o caso de uma escola pública de Itupeva
(PUC-Campinas, 2009-12-09)A pesquisa teve como objetivo investigar a realidade de uma escola estadual de Ensino Fundamental e Médio, no município de Itupeva, interior do Estado de São Paulo, com foco nas avaliações aplicadas aos alunos da terceira ... -
Avaliação formativa : estudo de concepções no processo de formação continuada de professores
(PUC-Campinas, 2005-07-17)Este trabalho, inserido na Linha de Pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tem por objetivo identificar e analisar as mudanças de concepções e atitudes ocorridas com docentes do ensino técnico do SENAC-São ... -
Avaliação institucional na educação infantil: limites e possibilidades
(PUC-Campinas, 2009-03-17)Este trabalho trata da Avaliação Institucional na Educação Infantil. Tem por objetivo analisar o processo de implantação de uma experiência de Avaliação Institucional vivenciada por uma Escola Municipal de Educação Infantil ... -
Avaliação institucional: um estudo comparativo entre duas universidades
(PUC-Campinas, 2006-06-23)Este trabalho buscou identificar as contribuições proporcionadas pelos processos de Avaliação Institucional realizados em duas Universidades brasileiras, sendo uma delas a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com ... -
Avaliação na educação básica, o estado do conhecimento na Revista Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação (1999-2008)
(PUC-Campinas, 2011-02-25)A presente dissertação objetiva estudar o estado do conhecimento sobre a produção científica da Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, em torno da temática da avaliação na educação básica. O estudo ... -
Avaliação na educação profissional : a experiência do SENAC-SP
(PUC-Campinas, 2005-11-30)Este estudo está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores e visa investigar, conhecer e descrever as experiências e práticas avaliativas e as possíveis mudanças advindas da avaliação ... -
Base Qualis: uso e qualidade dos periódicos científicos no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997-2002)
(PUC-Campinas, 2006-08-02)A presente pesquisa, de natureza exploratória, objetiva verificar se a base Qualis, uma vez implementada induziu o uso dos periódicos nela melhor classificados, especialmente periódicos de conceito A, de abrangência Nacional. ... -
O benefício de prestação continuada ao idoso e seus impactos na vida dos beneficiários
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12)O presente trabalho de conclusão de curso possui como objetivo central compreender os impactos do Benefício de Prestação Continuada na vida dos idosos beneficiários. A pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem ... -
O benefício de prestação continuada ao idoso e seus impactos na vida dos beneficiários
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-12)O presente trabalho de conclusão de curso possui como objetivo central compreender os impactos do Benefício de Prestação Continuada na vida dos idosos beneficiários. A pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem ... -
Biblioteca pública e o resgate informacional da cultura territorializada: o caso da biblioteca pública estadual Levy Cúrcio da Rocha
(PUC-Campinas, 2006-02-13)A origem da Ciência da Informação como ciência interdisciplinar, inscrita no contexto Pós-Moderno, considera informação um produto integrado ao ciclo social que prevê sua circulação e uso. Neste sentido, a Biblioteca ... -
Biblioteca pública: da extensão à ação cultural como prática de cidadania
(PUC-Campinas, 2006-02-13)Registram-se, inicialmente, as concepções e os papéis que a biblioteca pública desempenhou a partir de meados do século XIX, fazendo-se uma revisão da literatura para mostrar a evolução desses papéis e a coexistência dos ... -
Biblioteca universitária: uma análise sobre os padrões de qualidade atribuídos pelo Ministério da Educação ao contexto brasileiro
(PUC-Campinas, 2004-03-11)A presente dissertação aborda a importância da biblioteca universitária, sua finalidade junto às instituições de Ensino Superior e a necessidade de se estabelecer um sistema de avaliação adequado, visando seu melhor ... -
O biodireito em tempos de pandemia: contenção de impactos sociais e limites ético-jurídicos em pesquisas sobre medicamentos e vacinas
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-06-21)O presente trabalho tem o propósito de analisar as interligações do biodireito e da bioética com outras áreas jurídicas durante contexto do primeiro ano da pandemia de Covid-19, doença provocada pelo Coronavírus ... -
Boas práticas escolares no contexto da pandemia Covid-19 no ensino médio integrado ao técnico: o caso de uma escola técnica estadual (ETEC) do estado de São Paulo
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-09)Em 2020, diante de expansão da Pandemia da COVID-19, os governos viram-se obrigados a suspender as aulas presenciais e adotar a educação remota em todas as redes da educação básica do país. Diante este cenário questiona-se ...