Navegação Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais por autor "Pontifícia Universidade Católica de Campinas"
Itens para a visualização no momento 41-60 de 476
-
A formação do publicitário e sua responsabilidade social: por uma prática publicitária mais ética
Silva, Daniela Regina da (PUC-Campinas, 2007-03-15)A publicidade é uma atividade que se engendrou na história e tornou-se necessária para prestar informação sobre idéias, serviços e produtos, que, de outra maneira, não chegariam aos consumidores. O publicitário se vale de ... -
A formação docente para o trabalho interdisciplinar no ensino superior
Pagliarini, Eliana de Camargo Magalhães (PUC-Campinas, 2004-11-29)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , objetiva enfocar a questão da interdisciplinaridade, enquanto atitude docente, e sua ocorrência na formação do professor. ... -
A formação humanística no curso de jornalismo: das intenções às práticas
Rodrigues, Regina de Brito (PUC-Campinas, 2007-06-18)Partindo do pressuposto de que o conhecimento da realidade é condição para o exercício da cidadania e tendo em conta que, numa sociedade em que os meios de comunicação de massa ganham cada vez maior importância na ... -
A função da informação na formação de público para a arte
Pirolo, Ana Claudia Inácio da Silva (PUC-Campinas, 2007-06-01)Estudo da arte sob a ótica da Ciência da Informação com o objetivo de identificar a função da informação na formação do público de arte. Para isso empreendeu-se uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de analisar a ... -
A função social do símbolo Reino de Deus: três fases de transição
Jesus, Jorge Martins de (PUC-Campinas, 2016-12-14)A presente Dissertação investiga a função social do símbolo Reino de Deus e o papel que desempenhou durante períodos específicos da história da religião cristã, bem como as formas com que foi apropriada como poder de ... -
¨A gente não tem noção¨: pontos de vista de professores de uma escola pública de Campinas (SP) em relação ao Programa Bolsa Família
Flores, Daniela Fernanda (PUC-Campinas, 2015-02-20)O presente estudo visa compreender os pontos de vista dos professores sobre a importância do Programa Bolsa Família (PBF) como forma de enfrentamento da pobreza por meio da frequência escolar. Para isso, foi apresentado ... -
A gente tem que falar para crescer : possibilidades e desafios do trabalho pedagógico mediante a escuta das narrativas infantis
Salomão, Silvia Cristina (PUC-Campinas, 2008-02-12)O objetivo deste trabalho é analisar os registros produzidos a partir da escuta das vozes infantis e refletir sobre como essas vozes, confiáveis e protagonistas, participam da (re) direção das práticas pedagógicas. A ... -
A hermenêutica ricoeuriana aplicada à análise da religião: uma contribuição às Ciências da Religião
Silva, Diclei Manoel da (PUC Campinas, 2021-12-16)Este trabalho é o resultado de uma pesquisa sobre a análise da religião à luz da hermenêutica ricoeuriana, na qual buscou-se evidenciar a contribuição de Paul Ricoeur às Ciências da Religião. Inserido na tradição filosófica, ... -
A Igreja perante a modernidade e a secularização: uma análise à luz da Carta Encíclica Rerum Novarum
Costa, Estela Maria Frota da (PUC-Campinas, 2021-02-24)Em meio ao tumultuado século XIX, o papado de Leão XIII (1878-1903) surge como uma leitura diferenciada de seus predecessores, registrados na Encíclica Rerum Novarum. Trata- se do primeiro documento do Magistério ... -
A implementação da lei 10.639/03 por meio do Mipid em Campinas (SP): a luta pelo reconhecimento no combate ao racismo institucionalizado brasileiro
Eugênio, Kátia Maria (PUC-Campinas, 2014-02-25)A dissertação tem como objetivo compreender o processo de elaboração da política pública de ação afirmativa na forma da Lei nº 10639/03 e delimitar os possíveis desdobramentos das ações do programa Memória e Identidade ... -
A influência do contexto escolar na maneira de brincar de crianças da educação infantil
Oliveira, Rita de Cássia (PUC-Campinas, 2016-12-14)Esta pesquisa trata do brincar de faz de conta na escola de educação infantil. A problemática a ser investigada e o objetivo central da pesquisa é compreender e identificar se as diferenças no contexto escolar (professor, ... -
A irmandade do Santíssimo Sacramento de Campinas no Contexto das Reformas Ultramontanas: 1847-1908
Amstalden, Gabriel de Barros (PUC-Campinas, 2019-12-17)Diante da problemática e fértil campo de estudo, a presente pesquisa visa analisar as relações entre Igreja e Estado, na segunda metade do século XIX, através do enfoque nas irmandades leigas, em específico, a Irmandade ... -
A justiça restaurativa como alternativa ao direito penal retributivo sob o prisma da vitimologia nos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher
Massaro, João Paulo Gomes (PUC-Campinas, 2021-02-23)O presente trabalho tem como objetivo compreender, com base na neutralização sofrida pelas vítimas na resolução de conflitos expostos à órbita penal, se a Justiça Restaurativa é um mecanismo apto a proporcionar a reintegração ... -
A leitura e a matemática: visão do professor do ensino médio
Picarelli, Melissa Junqueira (PUC-Campinas, 2008-08-08)Com as mudanças sociais, econômicas e tecnológicas que ocorrem de forma vertiginosa, novas exigências são impostas aos sistemas de ensino em todos os níveis e em relação ao perfil do cidadão que se quer formar. Exige-se ... -
A liberdade religiosa na declaração dignitatis humanae: contexto, gênese temática e debate
Favretto, Alexandre Boratti (PUC-Campinas, 2015-12-16)A Declaração Dignitatis humanae do Concílio Vaticano II apresenta doutrinariamente a concepção de liberdade religiosa fundamentada na dignidade da pessoa humana. Sobressai, neste ínterim, o fundamento antropológico que se ... -
A meta-avaliação e a extensão universitária: um estudo de caso
Arroyo, Daniela Munerato Piccolo (PUC-Campinas, 2010-02-26)A partir do interesse em compreender a formação do estudante universitário, focalizandoo como futuro profissional que deve ser capaz de atuar de forma diferenciada nas diversas situações de sua trajetória profissional e ... -
A mística de Plotino e a experiência religiosa do Agostinho de Cassicíaco: uma análise à luz de William James
Olinto, Carlos Alberto (PUC-Campinas, 2015-11-30)Tomando como chave de leitura o misticismo religioso de William James, de “As variedades da experiência religiosa”, vamos aproximar e comparar a mística de Plotino com a experiência religiosa do Agostinho de Cassicíaco. O ... -
A música, a narrativa e a formação de professores
Serodio, Liana Arrais (PUC-Campinas, 2008-02-12)Pesquisa sobre o uso da narrativa na formação do educador musical. É baseada na convicção de que a argumentação verbal importa para o diálogo sobre o ensino de música e que este potencialmente leva à democratização da ... -
A parada LGBT e os espaços públicos: a afirmação da diversidade sexual em Campinas
Lacerda, Thiago William Felicio (PUC-Campinas, 2012-12-20)O trabalho parte do princípio de que há interações entre as mudanças observadas na sociedade e as concepções e usos dos espaços públicos. Aborda a realização da Parada de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais ... -
A participação de funcionários na construção do projeto político-pedagógico de uma instituição de ensino superior: limites e possibilidades
Alberto, Jorge Luís Moreira (PUC-Campinas, 2007-05-25)O presente trabalho, fruto de uma pesquisa quali-quantitativa, teve como objeto de estudo o diagnóstico e a análise da participação de funcionários na construção do Projeto Político-Pedagógico de uma Instituição de Ensino ...