Navegação Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais por título
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Políticas públicas antirracistas, racismo estrutural e programas de transferência de renda
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-05)A pobreza e a extrema pobreza no Brasil têm cor, gênero e idade. A proposta da pesquisa é analisá-las no contexto econômico racializado, isto é, observar o ponto nodal entre a desigualdade socioeconômica e as estruturas ... -
Políticas públicas de avaliação: a avaliação externa e a realidade educacional da microrregião de Januária-MG
(PUC-Campinas, 2010-02-25)A presente pesquisa fundamenta-se na literatura sobre políticas públicas de avaliação, qualidade de ensino e avaliação externa e teve por objetivo identificar como a implementação de políticas públicas relacionadas à ... -
Políticas públicas e sistema penitenciário: análise dos decretos de indulto desde a Constituição Federal de 1988
(PUC-Campinas, 2021-02-25)A presente pesquisa tem como objeto de estudo o indulto, cujo objetivo geral é realizar a análise de todos os decretos concedidos desde a Constituição Federal até o ano de 2019. Para a concretização do objetivo geral, os ... -
Políticas públicas educacionais e agenda 2030 no município de Campinas
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-13)A presente dissertação analisa a inobservância da Agenda 2030 na educação ambiental formal no Município de Campinas, tangenciando, brevemente, a educação não-formal e constata a ausência de políticas públicas para a ... -
Políticas públicas em educação profissional: estudo da cultura educacional na "Cidade do Samba" no Rio de Janeiro
(PUC-Campinas, 2013-12-12)No Brasil, atualmente, há diversos formatos de educação profissional. Desde cursos voltados ao aprendizado de um ofício até os cursos que integram a educação geral com a técnica. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases ... -
Políticas públicas para a transição energética brasileira: descarbonização e cidades inteligentes
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-11)Esta pesquisa visa compreender a situação atual da matriz energética brasileira, com enfoque na análise da possibilidade de utilização de 100% de energia renovável, com emissão zero de carbono, no território nacional ... -
Políticas públicas, inclusão e educação bilíngue de surdos em Campinas (SP): 2007 – 2017
(PUC-Campinas, 2019-02-23)A partir da implementação de políticas educacionais visando à educação para todos e às propostas de Educação Inclusiva, abrindo as portas das escolas comuns para a admissão de alunos com deficiência, este trabalho buscou ... -
Políticas públicas, política tributária e a tributação das grandes riquezas
(PUC-Campinas, 2020-12-15)O presente estudo tem como enfoque avaliar, sob o viés da teoria das políticas públicas, a viabilidade da implementação de políticas tributárias progressivas no Brasil, efetuadas mediante a tributação das grandes riquezas. ... -
População negra, relações inter-raciais e formação de educadoras/es: PENESB (1995-2007)
(PUC-Campinas, 2007-12-17)Esta pesquisa qualitativa sobre População Negra, Relações Inter-Raciais e Formação de Educadoras/es: PENESB (1995-2007) , intenta refletir sobre as relações étnico-raciais, educação e formação continuada de professoras(es), ... -
Por uma educação estética: um enfoque na formação universitária de professores
(PUC-Campinas, 2007-03-15)É-se professor ao formar-se professor. Em assim considerando a formação docente, como um continuum que se faz indefinIda e inacabadamente, e não meramente através de obtenção de títulos ou cursos de licenciatura, a questão ... -
Portfólio como instrumento de aprendizagem e suas implicações para a prática pedagógica reflexiva
(PUC-Campinas, 2007-05-24)O presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar os dilemas inerentes ao processo de implantação do portfólio como instrumento favorecedor de aprendizagem significativa em um curso de Letras de uma instituição ... -
Posse e porte de arma de fogo e seu impacto na sociedade e no direito uma análise dos principais argumentos
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-06-23)O presente projeto reproduziu a pesquisa do artigo “Escala de Atitudes frente à Arma de Fogo (EAFAF): Evidências de Sua Adequação Psicométrica” objetivando identificar quais dos três elementos a quê as pessoas tendem ... -
Possessão e exorcismo na igreja católica
(PUC-Campinas, 2021-02-03)Esta pesquisa aborda o fenômeno religioso possessão-exorcismo na Igreja Católica. A possessão e o exorcismo são uma realidade presente nas culturas antigas, nas narrativas dos Evangelhos e no catolicismo. Ainda hoje esse ... -
Possibilidades, limites e contradições nas relações família e escola (não) mediadas por política de governo
(PUC-Campinas, 2014-02-25)As relações entre escola e família vêm sendo apontadas pela literatura e pela política neoliberal, especialmente na década de 1990, como importantes para combater o fracasso e promover o sucesso escolar. Alguns estudos têm ... -
Postulados da ética e da moral: evolução conceitual de ética e moral desde os gregos até o imperativo categórico de Immanuel Kant
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-14)O presente trabalho tem por objetivo debruçar-se sobre o conceito de Ética e de Moral filosóficas demonstrando uma interpretação axiológica a partir de Immanuel Kant e outros pensadores que contribuíram para o tema. Sabe-se ... -
A pós-modernidade como idade do espírito: a realização do cristianismo não religioso de Gianni Vattimo
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-02-02)Idade do Espírito é um conceito do monge medieval Joaquim de Fiore com o qual ele compreendia a etapa histórica após a Idade do Filho, que sucede a Idade do Pai. Assim, em uma teologia trinitária da história, Fiore ... -
A prática profissional do serviço social no atendimento aos usuários com transtornos mentais na defensoria pública do estado de São Paulo - unidade Campinas
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-09-27)No cotidiano profissional do Serviço Social na Defensoria Pública do Estado de São Paulo, em especial da Unidade Campinas, casos de usuários com transtornos mentais têm se mostrado como uma demanda expressiva e cotidiana. ... -
Práticas de ensino e o desenvolvimento do senso numérico em crianças do 1º ano do ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2020-12-15)A pesquisa surgiu a partir de inquietações resultantes das vivências da professorapesquisadora em sala de aula e dos estudos realizados no GEProMAI – Grupo de Estudos: Professores Matematizando nos Anos Iniciais. As questões ... -
Práticas discursivas colaborativas: possibilidades (des)envolventes para a alfabetização na educação infantil
(PUC Campinas, 2022-02-18)Em tempos de supervalorização de métodos de alfabetização, de expansão acelerada de discursos divergentes, contraditórios e até antagônicos sobre o currículo da Educação Infantil, de políticas públicas voltadas para a ... -
Práticas discursivas e ciberespaço: um estudo de caso a respeito do discurso político da Igreja Universal do Reino de Deus
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-13)Essa dissertação tem a finalidade de compreender as práticas discursivas da Igreja Universal do Reino de Deus da e sobre a política veiculadas na plataforma de streaming Univervideo. Além dessa primeira questão se ...