Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 de 23
Os efeitos do SINAES no curso de administração
(PUC-Campinas, 2015-12-15)
Desde os anos 90 o Brasil vem implementando políticas de avaliação educacional em larga escala. Na Educação Superior, tivemos o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB) em 1993, o Exame ...
¨A gente não tem noção¨: pontos de vista de professores de uma escola pública de Campinas (SP) em relação ao Programa Bolsa Família
(PUC-Campinas, 2015-02-20)
O presente estudo visa compreender os pontos de vista dos professores sobre a importância do Programa Bolsa Família (PBF) como forma de enfrentamento da pobreza por meio da frequência escolar. Para isso, foi apresentado ...
Alfabetização, letramento e a formação do professor-alfabetizador: possibilidades apresentadas pelo Pibid
(PUC-Campinas, 2015-02-27)
O trabalho apresenta resultados de pesquisa bibliográfica e análise documental de abordagem qualitativa, fundamentada principalmente nos conceitos de alfabetização e letramento trabalhados por Magda Soares, Maria do Rosário ...
Esoterismo, modernidade e secularização: a Gnose de Samael Aun Weor
(PUC-Campinas, 2015-12-02)
O presente trabalho tem o propósito de analisar a obra do esoterista colombiano Samael Aun Weor à luz do conceito de secularização do esoterismo do historiador Wouter Hanegraaff, que integra um importante debate, no campo ...
Relatórios de estágio curricular na educação infantil e a formação do professor crítico
(PUC-Campinas, 2015-02-26)
Trata-se de uma pesquisa sobre o estágio curricular em Educação Infantil em um Curso de Pedagogia, cujo objetivo geral é investigar como esta disciplina pode contribuir para a formação de um professor crítico, cuja práxis ...
A mística de Plotino e a experiência religiosa do Agostinho de Cassicíaco: uma análise à luz de William James
(PUC-Campinas, 2015-11-30)
Tomando como chave de leitura o misticismo religioso de William James, de “As variedades da experiência religiosa”, vamos aproximar e comparar a mística de Plotino com a experiência religiosa do Agostinho de Cassicíaco. O ...
Hannah Arendt: autoridade e secularização
(PUC-Campinas, 2015-12-14)
O presente trabalho tem por objetivo analisar os conceitos de autoridade e secularização a partir das obras da filósofa Hannah Arendt, buscando encontrar a articulação entre esses temas, cuja importância se adensa a partir ...
A cavalaria Antoniana de Jaguariúna: um estudo sobre as transformações provocadas pela secularização no campo do catolicismo popular
(PUC-Campinas, 2015-12-15)
Esta pesquisa versa sobre a festa da Cavalaria Antoniana que acontece anualmente no mês de junho, na cidade de Jaguariúna-SP, entendida como expressão típica do catolicismo popular no interior paulista. Constitui-se como ...
Saberes docentes no contexto da educação infantil: a prática pedagógica em foco
(PUC-Campinas, 2015-02-19)
Esta pesquisa objetivou identificar quais saberes da docência são mobilizados pelos professores de Educação Infantil no desenvolvimento das práticas pedagógicas e analisar esses saberes revelados e mobilizados por docentes ...
Formação continuada e autorregulação da aprendizagem: concepções e práticas de professores
(PUC-Campinas, 2015-02-24)
As questões da (não) aprendizagem têm sido uma das queixas mais frequentes na realidade educacional atualmente. Pais e professores são desafiados a lidar com crianças que parecem não aprender, não demonstram interesse nos ...