Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 de 28
Evangelicalismo Latino-americano: uma perspectiva histórica
(PUC-Campinas, 2016-12-16)
A presente pesquisa lida com a problemática da formação da identidade evangelical latino-americana a partir de seus contingentes históricos na segunda metade do século XX. Primeiro, expõe as dificuldades relativas ao tema, ...
Mística Marial, uma releitura da Espiritualidade Mariana de Chaminade em tempos de secularização
(PUC-Campinas, 2016-02-11)
O presente trabalho convida a refletir e pensar a devoção mariana hoje. Com o objetivo de apresentar a espiritualidade do Pe. Chaminade, que se apoia em uma mística marial, que busca conferir uma melhor compreensão da ...
Gestão escolar: ações que desencadeiam a melhoria do IDEB no estado do Maranhão
(PUC-Campinas, 2016-02-17)
Um dos desafios da gestão escolar, no século XXI, implica a qualidade da educação básica. Nessa perspectiva, esse estudo teve como objetivo investigar as ações e estratégias desencadeadas pelos gestores escolares das escolas ...
Literatura, memória e imaginação: as crianças e a leitura de histórias na educação infantil
(PUC-Campinas, 2016-02-24)
Trata-se de uma pesquisa sobre o trabalho com a literatura infantil cujo objetivo geral é investigar o que as crianças de 5 a 6 anos têm a dizer a partir das leituras de histórias realizadas pela bibliotecária e pela ...
Governamentalidade e multiculturalismo na revista nova escola
(PUC-Campinas, 2016-12-15)
Esta pesquisa tratou de investigar como o tema multiculturalismo vem sendo veiculado na mídia – especificamente, na revista Nova Escola. O objetivo geral foi examinar como o tema multiculturalismo vem sendo tratado e ...
Educação ambiental e educação matemática: uma busca pela interação
(PUC-Campinas, 2016-02-03)
A Educação Ambiental, objetivo da Política Nacional de Meio Ambiente desde 1981, foi integrada nas últimas décadas em diversas leis brasileiras, a partir de abordagens multi, inter ou transdisciplinares do ensino. Contudo ...
Fruição e autorregulação: a literatura infantil como meio para o desenvolvimento das crianças
(PUC-Campinas, 2016-12-15)
Literatura infantil e educação são instâncias que se completam na formação da criança pequena. Por meio da literatura infantil é possível promover aprendizagens que a criança levará consigo para toda a vida. Nesse contexto, ...
A influência do contexto escolar na maneira de brincar de crianças da educação infantil
(PUC-Campinas, 2016-12-14)
Esta pesquisa trata do brincar de faz de conta na escola de educação infantil. A problemática a ser investigada e o objetivo central da pesquisa é compreender e identificar se as diferenças no contexto escolar (professor, ...
Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE): o estado da arte da produção científica brasileira (2000-2013)
(PUC-Campinas, 2016-02-25)
A presente dissertação de mestrado enquadra-se no âmbito dos estudos produzidos sobre os sistemas estaduais de avaliação em larga escala, e tratou, especificamente, sobre o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública ...
A formação continuada dos profissionais de educação infantil da rede municipal de Campinas e o desenvolvimento dos processos simbólicos na criança
(PUC-Campinas, 2016-02-24)
O presente trabalho, vinculado à linha de pesquisa Formação de Professor e Práticas Pedagógicas, teve como objetivo investigar como o oferecimento dos cursos de formação continuada, da rede municipal de Campinas, envolvendo ...