Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 de 31
Metodologias ativas no ensino superior: o olhar sobre a formação docente – o caso de uma instituição privada
(PUC-Campinas, 2019-02-11)
O trabalho tem como foco a docência no ensino superior e a formação continuada dos professores desse nível de ensino. O presente estudo tem por objetivo compreender como metodologias ativas de ensino e aprendizagem são ...
O sentimento trágico e o sentido religioso em Miguel de Unamuno.
(PUC-Campinas, 2019-06-27)
A presente pesquisa aborda questões referentes à relação entre o religioso e os ideais seculares da modernidade no que diz respeito à demanda por sentido pessoal para a vida. Busca-se, pois, situar o lugar próprio do ...
As mídias sociais na propagação da mensagem religiosa: um estudo de caso sobre o fenômeno Fábio de Melo
(PUC-Campinas, 2019-02-12)
As mídias sociais transformaram a forma como a sociedade está se comunicando. Mais do que isso, é uma revolução que modifica o comportamento das pessoas e das instituições, inclusive das igrejas. A sociedade contemporânea ...
Melhorias no clima de sala de aula do Ensino Fundamental: contribuições de um projeto de intervenção visando à autorregulação da aprendizagem e à qualidade das relações interpessoais
(PUC-Campinas, 2019-02-27)
O clima de sala de aula se refere às percepções subjetivas dos alunos e dos professores em relação às características físicas da classe, ao comportamento dos professores e dos alunos, à relação entre os professores e os ...
A irmandade do Santíssimo Sacramento de Campinas no Contexto das Reformas Ultramontanas: 1847-1908
(PUC-Campinas, 2019-12-17)
Diante da problemática e fértil campo de estudo, a presente pesquisa visa analisar as relações entre Igreja e Estado, na segunda metade do século XIX, através do enfoque nas irmandades leigas, em específico, a Irmandade ...
Indícios de reverberação nas práticas docentes de professoras do primeiro ciclo a partir da formação matemática do PNAIC
(PUC-Campinas, 2019-02-05)
Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a alfabetização matemática a partir das formações realizadas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Trata-se de um programa de formação continuada em nível ...
Governança nas Universidades Católicas brasileiras em tempos de rankings acadêmicos
(PUC-Campinas, 2019-12-17)
As Universidades Católicas, reconhecidas pela qualidade de seus cursos, gozam de reputação em termos de tradição na graduação e na pós-graduação, fato que aguçou a curiosidade para indagar: o tradicional prestigio acadêmico ...
O uso de fantoches e a construção de narrativas por crianças da educação infantil
(PUC-Campinas, 2019-02-21)
Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com uma turma de 19 crianças, pertencentes a uma escola privada de Educação Infantil. O material empírico foi produzido pela proposição de atividades de leitura e de reconto ...
Políticas públicas, inclusão e educação bilíngue de surdos em Campinas (SP): 2007 – 2017
(PUC-Campinas, 2019-02-23)
A partir da implementação de políticas educacionais visando à educação para todos e às propostas de Educação Inclusiva, abrindo as portas das escolas comuns para a admissão de alunos com deficiência, este trabalho buscou ...
Experiência religiosa enquanto experiência hermenêutica: reflexões a partir da hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer
(PUC-Campinas, 2019-12-19)
A dissertação tem como objetivo refletir sobre o conceito de experiência religiosa, partindo do pensamento de Hans-Georg Gadamer (1900-2002) e da discussão que sua hermenêutica filosófica propõe sobre os conceitos de ...