Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 de 14
Professora, educadora ou babá? desafios para a reconstrução da identidade profissional na educação infantil
(PUC-Campinas, 2012-02-16)
Este estudo aborda a formação de professores de educação infantil, cujo problema de pesquisa situa-se em conhecer o papel da formação inicial no processo de reconstrução de sua identidade profissional, objetivando investigar ...
Literatura, memória e imaginação: as crianças e a leitura de histórias na educação infantil
(PUC-Campinas, 2016-02-24)
Trata-se de uma pesquisa sobre o trabalho com a literatura infantil cujo objetivo geral é investigar o que as crianças de 5 a 6 anos têm a dizer a partir das leituras de histórias realizadas pela bibliotecária e pela ...
O processo de construção da profissionalidade de professores de educação infantil: caminhos da formação inicial
(PUC-Campinas, 2012-02-14)
Esta pesquisa aborda o processo de construção da profissionalidade de professores de educação infantil, cujo problema de investigação situa-se em conhecer como se dá esta construção na formação oferecida nos cursos de ...
Relatórios de estágio curricular na educação infantil e a formação do professor crítico
(PUC-Campinas, 2015-02-26)
Trata-se de uma pesquisa sobre o estágio curricular em Educação Infantil em um Curso de Pedagogia, cujo objetivo geral é investigar como esta disciplina pode contribuir para a formação de um professor crítico, cuja práxis ...
Necessidades formativas de professores de crianças de zero a três anos de idade
(PUC-Campinas, 2013-10-31)
Esta pesquisa trata de necessidades formativas de professores de educação infantil, cuja problemática situa-se em identificar quais as necessidades formativas de professores de educação infantil que trabalham com crianças ...
Proposta pedagógica para a educação infantil: educação escolar ou compensatória?
(PUC-Campinas, 2013-02-26)
A presente pesquisa de dissertação de mestrado objetiva discutir as concepções de criança, escola e professor de educação infantil delineadas em uma proposta pedagógica de uma instituição que atende crianças de zero a seis ...
Narrativas de "professoras" de educação infantil: o processo de (re)significação da profissão a partir da formação em exercício
(PUC-Campinas, 2013-02-28)
A presente pesquisa Narrativas de professoras de Educação Infantil: o processo de (re)significação da profissão a partir da formação em exercício trata da formação de professoras /alunas do curso de Pedagogia-PARFOR ...
Saberes docentes no contexto da educação infantil: a prática pedagógica em foco
(PUC-Campinas, 2015-02-19)
Esta pesquisa objetivou identificar quais saberes da docência são mobilizados pelos professores de Educação Infantil no desenvolvimento das práticas pedagógicas e analisar esses saberes revelados e mobilizados por docentes ...
Faz de conta que eu cresci: o processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2012-12-12)
A transição da Educação Infantil (EI) para o Ensino Fundamental (EF) foi o tema deste trabalho, que apresentou como principal objetivo analisar essa passagem na perspectiva de seus protagonistas, as crianças e os professores. ...
Provinha Brasil: repercussões nas práticas curriculares da educação infantil
(PUC-Campinas, 2015-02-26)
A presente pesquisa fundamenta-se na literatura sobre políticas públicas em avaliação, em específico, a Provinha Brasil, concepções de educação infantil e práticas curriculares da educação infantil na contemporaneidade. O ...