Navegação Escola de Ciências da Vida por autor "Guzzo, Raquel Souza Lobo"
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Formação em Psicologia Escolar: perspectiva crítica na ênfase para o campo educativo
Tizzei, Raquel Pondian (PUC-Campinas, 2014-02-10)Este trabalho procurou fazer uma reflexão sobre a formação do psicólogo partindo da realidade brasileira e, mais especificamente, sobre as Ênfases Curriculares e o perfil dos cursos de Psicologia na Região Metropolitana ... -
Formação humanizadora da consciência: a atuação do professor universitário para a superação da alienação
Camargo, Fernanda Furtado (PUC-Campinas, 2018-05-25)Esse estudo teve como objetivo central analisar o processo de formação humanizadora da consciência no Ensino Superior, especificamente em um curso de Pedagogia. A tese defendida é a de que a formação humanizadora da ... -
Instrumentalidade em psicologia: aproximações com sua práxis na realidade brasileira
Perez, Mariana Gentili (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-11-07)O objetivo principal desta pesquisa é caracterizar o conceito presente de instrumentalidade em documentos institucionais selecionados da psicologia como orientador de uma prática profissional na realidade brasileira. ... -
Internet e desenvolvimento infantil: apontamentos da psicologia na escola
Castro, Laís de (PUC Campinas, 2022-01-26)Antes de definir a internet como risco ou benefício na vida de crianças, conhecer como elas têm utilizado a rede, e como se envolvem com as atividades da escola no contexto de pandemia por covid-19 torna-se um urgente ... -
Interseccionalidade de raça/etnia, classe e gênero: contribuições para a descolonização da psicologia
Leme, Juliana Bernal (PUC-Campinas, 2020-02-05)Há uma série de investigações, as quais denotam a inseparabilidade das análises de raça, classe e gênero para a compreensão de muitos aspectos da realidade. O conceito de interseccionalidade foi apresentado como chave para ... -
Limites e possibilidades na contribuição para a mudança social: uma avaliação da formação em psicologia social comunitária no Brasil
Baima, Larissa Soares (PUC-Campinas, 2014-12-17)O objetivo desta pesquisa é o de realizar uma avaliação da psicologia social comunitária (PSC) no Brasil a partir de um olhar sobre seu aspecto da formação. Parte-se da compreensão de que a PSC se apresenta como alternativa ... -
Martín-Baró & Klaus Holzkamp: fatalismo e capacidade de ação
Lucian Borges de, Oliveira (PUC-Campinas, 2020-02-20)O presente trabalho discute a relação entre a vida e a obra de Martín-Baró e Klaus Holzkamp, partindo do pressuposto de que ambos autores partem de uma orientação marxista para pensar a Psicologia e têm como propósito criar ... -
Movimento social da diversidade sexual e política social: quais são os dilemas?
Marçal, Cristiane Ramos de Matos (PUC-Campinas, 2011-12-11)Este estudo analisa a função das políticas sociais da diversidade sexual, o papel da V Conferência Municipal de Políticas Públicas LGBT e elementos do movimento da consciência presentes em um grupo do movimento social da ... -
Preconceito e prounistas: “Seu lugar não é aqui”
Ribeiro, Flávia de Mendonça (PUC-Campinas, 2018-02-21)Esse trabalho de doutoramento teve como objetivo identificar e analisar a presença do preconceito nos espaços acadêmicos onde o ProUni (Programa Universidade para Todos) está presente, para, a partir da análise apresentada, ... -
Presidiários: percepções e sentimentos acerca de sua condição paterna
Silva, Mônica Ferreira da (PUC-Campinas, 2007-02-06)O presente estudo teve como objetivo geral compreender a relação entre pais presidiários e seus filhos, no ambiente prisional. O embasamento teórico da pesquisa está estruturado em três eixos de discussão: o primeiro eixo ... -
Prevenção à violência de gênero na escola pública: rompendo silêncios
Cantares, Tamiris da Silva (PUC-Campinas, 2021-02-10)A presente pesquisa de doutorado buscou defender a tese de que a psicologia crítica presente na escola pública contribui para a prevenção da violência de gênero. A violência de gênero contra as mulheres e meninas tem altos ... -
Problematizando o "bullying" para a realidade brasileira
Catini, Nilza (PUC-Campinas, 2004-12-09)O trabalho consiste numa investigação inicial sobre o "bullying" na realidade brasileira a partir de sua manifestação em uma escola pública da periferia de Campinas (SP). Paralelamente, apresenta manifestações da violência ... -
Projeto político-pedagógico, trabalho docente e emancipação: a relação psicólogo-professor em processo de construção
Sant'ana, Izabella Mendes (PUC-Campinas, 2008-02-13)Este estudo visou conhecer como professores de uma escola pública de Ensino Fundamental percebiam sua atuação durante a efetivação de um projeto político-pedagógico pautado em uma perspectiva emancipadora de Educação e no ... -
Projeto político-pedagógico: reflexões sobre dificuldades, limites e possibilidades
Penteado, Thaís Carvalho Zanchetta (PUC-Campinas, 2009-02-02)Considerando a experiência profissional da pesquisadora como integrante da equipe de gestão de uma escola pública municipal de ensino fundamental, este trabalho se propõe a fazer uma análise crítica da implantação de um ... -
Psicologia & direito: um olhar da perspectiva histórico-cultural
Alves, Laudemir (PUC-Campinas, 2010-12-09)Essa pesquisa foi realizada a partir da perspectiva histórico-cultural, valorizando os aspectos descritivos e as percepções pessoais de 10 universitários de Direito, focando o particular como parte da totalidade social, ... -
Psicologia comunitária e a vida cotidiana: reflexões a partir do lugar de moradia
Santos, Laura Casagrande Leon dos (PUC-Campinas, 2020-02-04)O presente estudo parte da necessidade de rever de que maneira a Psicologia se coloca como ciência e profissão diante da vida dos sujeitos. A partir da inserção na Política de Assistência Social e atuação em uma comunidade ... -
Psicologia crítica e processos participativos na escola: desenvolvendo a capacidade de ação de estudantes
Meireles, Jacqueline (PUC-Campinas, 2020-02-19)A presente pesquisa insere-se no contexto de defesa da democratização das escolas públicas, enfatizando a importância do protagonismo dos estudantes na construção da educação. Diante dos fundamentos da Psicologia ... -
Psicologia crítica e processos participativos na escola: o lugar da família
Silva, Soraya Sousa Gomes Teles (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-09)Esta pesquisa de doutorado foi desenvolvida em uma escola pública municipal, embasada pelos fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural, pela perspectiva crítica para compreensão do desenvolvimento infantil e da ... -
Psicologia e assistência social: reflexões sobre a atuação no terceiro setor, à luz da psicologia crítica
Janiake, Etienne (PUC-Campinas, 2012-12-11)O trabalho reflete sobre a inserção da Psicologia nos serviços e programas da Política Nacional de Assistência Social, realizados por entidades socioassistenciais não governamentais do terceiro setor . Apresenta como ... -
Psicologia e Desenvolvimento Integral: Repensando a Avaliação Escolar na Perspectiva de Estudantes
Sousa, Larissa Castelhão de (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-14)A psicologia, historicamente, entrou na escola com a função de “ajustar” estudantes que divergiam do que seria um perfil padrão. A partir da perspectiva crítica, a atuação dos profissionais de psicologia passa a ser ...