Navegação Escola de Ciências da Vida por autor "Souza, Vera Lúcia Trevisan de"
Itens para a visualização no momento 21-32 de 32
-
Os sentidos do trabalho para o orientador pedagógico: uma análise da perspectiva da psicologia histórico-cultural
Dugnani, Lilian Aparecida Cruz (PUC-Campinas, 2011-12-14)A presente pesquisa tem por objetivo investigar os sentidos do trabalho para o orientador pedagógico a partir da observação das relações que estabelece com os agentes que constituem o contexto escolar. Adota como referencial ... -
Ouvir, contar e criar histórias: um estudo sobre a imaginação de adolescentes no contexto escolar
Montezi, Aline Vilarinho (PUC-Campinas, 2011-12-13)A partir de uma perspectiva que pretende abordar o potencial de criação dos adolescentes e favorecer um ambiente propício ao desenvolvimento saudável, de modo à ressignificar as relações bem como as representações atribuídas ... -
Psicologia e adolescência: o que revelam as pesquisas?
Bordignon, Jeferson Carlos (PUC-Campinas, 2015-02-13)Como vem sendo estudado e compreendido o fenômeno da adolescência no campo da psicologia nos últimos dez anos? Partindo dessa problemática e assumindo como referencial teórico a Psicologia Histórico-Cultural, esta pesquisa ... -
Psicologia Escolar e arte: possibilidades e limites da atuação do psicólogo na promoção da ampliação da consciência de gestores
Petroni, Ana Paula (PUC-Campinas, 2013-02-20)Esta pesquisa-intervenção tem por objetivo analisar a atuação do psicólogo por meio de práticas que se utilizam da arte como mediadora da ampliação da consciência de gestores, de uma escola pública municipal de Ensino ... -
Psicologia escolar e as práticas de gestão na escola: um estudo sobre os processos de mudança mediados pela vontade
Dugnani, Lilian Aparecida Cruz (PUC-Campinas, 2016-02-17)O presente estudo está integrado às ações do grupo de Pesquisa Processos de Constituição dos Sujeitos em Práticas Educativas PROSPED, da linha de pesquisa Prevenção e Intervenção Psicológica, do programa de Pós-graduação ... -
Psicologia escolar e música: mobilizando afetos e promovendo vivências na classe de recuperação
Neves, Maura Assad Pimenta (PUC-Campinas, 2015-12-16)O presente estudo está integrado às ações do grupo de Pesquisa Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas PROSPED, que se insere na linha de pesquisa Prevenção e Intervenção Psicológica, do programa de ... -
Sala de recuperação como espaço de desenvolvimento: contribuições da psicologia escolar
Jesus, Juliana Soares de (PUC-Campinas, 2015-12-09)Esta pesquisa teve como objetivo investigar as práticas psicológicas promotoras de mudança da relação dos alunos com os conteúdos escolarizados, visando ressignificar a classe de recuperação como espaço de desenvolvimento. ... -
Sentidos atribuídos pelos alunos ao ensino superior: um estudo sobre valores no ambiente acadêmico
Andrada, Paula Costa de (PUC-Campinas, 2009-11-17)Esta pesquisa tem como objetivo investigar os sentidos atribuídos pelos alunos ao ensino superior a fim de se explorar os valores morais e não morais que permeiam as relações entre os estudantes, a academia, a formação ... -
Sentidos partilhados nas interações em sala de aula: missão, trabalho, tramas e dramas
Machado, Elisana Marta (PUC-Campinas, 2008-02-15)Esta pesquisa versa sobre os sentidos engendrados nas interações como favorecedores ou não do processo ensino-aprendizagem. Seu locus é a sala de aula, entendida como espaço em que se sintetizam elementos de sentido e ... -
Subjetividade e formação docente: os sentidos subjetivos que configuram o ver-se como professor
Reis Junior, Osmar Domingos dos (PUC-Campinas, 2009-02-26)O presente trabalho teve por objetivo estudar os sentidos subjetivos que configuram o processo de ver-se enquanto professores em alunos de Pedagogia. Esse estudo localiza-se dentro do espectro da presente tendência de ... -
Vivência de adolescentes da escolha da profissão: um estudo da perspectiva da psicologia histórico-cultural
Medeiros, Fernanda Pereira (PUC-Campinas, 2017-02-23)A presente pesquisa-intervenção teve por objetivo investigar o modo como os adolescentes de classe média, que estudam em escola particular têm vivenciado o período pré-vestibular a partir das interações que estabelecem na ... -
Vivências de venezuelanos sobre o refúgio no Brasil: O papel da apropriação da língua para a inserção na cultura
Camargo, Tatiana de (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-01-25)Este estudo tem como objetivo conhecer a vivência de venezuelanos em situação de refúgio no Brasil e analisar a importância do papel da língua na inserção de refugiados na cultura do país que os recebe. A pesquisa, ora ...