Navegação Escola de Ciências da Vida por título
Itens para a visualização no momento 159-178 de 699
-
Cartilha informativa sobre cuidados paliativos para fonoaudiólogos
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-11-25)Introdução: O cuidado paliativo promove melhor qualidade de vida, através do alívio da dor e do sofrimento aos pacientes que enfrentam uma doença grave ou incurável. O Fonoaudiólogo é um profissional qualificado e importante ... -
Cartilha motivadora para educação vocal infantil: proposta com base em revisão de literatura
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-11-21)Os hábitos vocais deletérios podem levar a quadros de disfonia, a qual pode ser definida como dificuldade na produção da voz, o que pode impactar de forma negativa na vida social e emocional da criança. O fonoaudiólogo ... -
Cascatas desenvolvimentais em pré-escolares: estudo longitudinal durante a pós-pandemia
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-27)Os efeitos cumulativos das transações entre sistemas de desenvolvimento podem ter funções adaptativas ou mal-adaptativas dependendo dos resultados do balanço entre fatores de risco e de proteção nos contextos das crianças. ... -
Células tronco e sua aplicação na odontologia: uma revisão de literatura
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-11-18)As células-tronco se destacam das demais por apresentarem características como auto replicação e por serem capazes de se diferenciarem gerando diversos tecidos. Sua utilização para o tratamento de diversas patologias vem ... -
Células-tronco mesenquimais no tratamento de lesão medular em cães
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2020-12-09)A lesão medular em cães, é uma afecção de grande importância na medicina veterinária, pois suas complicações são, geralmente, extensas. Os sinais clínicos da doença são muito abrangentes, pois dependem: do grau da lesão, ... -
Chuteiras novas para pés descalços: imaginário coletivo de jovens futebolistas
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-22)O presente estudo tem como objetivo investigar o imaginário coletivo de jovens meninos, em processo de formação futebolística, sobre a vida do jogador de futebol. Justifica-se como produção de conhecimento relevante para ... -
Como estimular a linguagem da criança com tea: cartilha para pais e cuidadores
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-11-25)O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits em três grandes eixos: comunicação e interação social e padrões restritos e repetitivos de comportamentos e interesses. A linguagem é ... -
Como estimular a linguagem em idosos com demência: cartilha para cuidadores
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-04)O envelhecimento populacional é uma tendência global inegável, e no Brasil, a parcela de idosos na população é particularmente significativa. À medida que as pessoas envelhecem, uma série de mudanças ocorre, incluindo a ... -
Comparação da fisioterapia utilizando brinquedos com a terapia assistida por cães em lactentes com déficits no desenvolvimento neuromotor
(PUC-Campinas, 2021-02-22)Introdução: a avaliação fisioterapêutica criteriosa para o planejamento de uma adequada intervenção e para a identificação precoce de alterações do desenvolvimento neuromotor infantil é muito importante. Após o diagnóstico ... -
Compreensão psicológica das vivências de pais em aconselhamento genético (ag): um estudo fenomenológico
(PUC-Campinas, 2006-02-10)A pesquisa teve como objetivo compreender psicologicamente vivências de mães e casais em processo de Aconselhamento Genético (AG) no Ambulatório de Genética Perinatal do CAISM/UNICAMP, após o nascimento de um filho portador ... -
Comprometimento, estresse e satisfação com a vida de profissionais da saúde
(PUC-Campinas, 2018-02-20)O trabalho faz parte da identidade pessoal e social do indivíduo, afetando seu estado psicológico e sua interação com as pessoas, determinando relações e vínculos em diferentes níveis emocionais. Conceitos normalmente, ... -
Comunicação e isolamento: uma análise clínica de diários e blogs de adolescentes
(PUC-Campinas, 2009-12-09)Na presente pesquisa foram analisadas questões relativas à comunicação e ao isolamento entre adolescentes, tendo como objeto de estudo um diário e blogs. Foi realizada a leitura de um diário de uma jovem, que foi escrito ... -
Comunicação suplementar e alternativa em fonoaudiologia: revisão integrativa de literatura
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-11-24)Sendo a comunicação a base da interação social, é de grande importância que os sujeitos que apresentam alguma incapacidade de se comunicar verbalmente encontrem um meio alternativo para estabelecer conexões com outros ... -
Concepções de adolescência: um estudo sobre adolescentes de diferentes tipos de escolas
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-22)A concepção da adolescência é um constructo social que se instalou como um ritual de transição da infância para a vida adulta, o qual pode desencadear comportamentos de risco no adolescente. Por outro lado, a adolescência ... -
Concepções de liderança em diferentes contextos
(PUC-Campinas, 2012-02-16)A liderança é uma temática que tem recebido bastante destaque por parte das organizações e dos pesquisadores na área do comportamento organizacional, sendo largamente discutida, estudada, pesquisada e exposta às mais ... -
Concepções de professoras da escola pública sobre projeto de vida: um estudo exploratório
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-24)O projeto de vida é compreendido como um conjunto de metas, estabelecidas pelo sujeito, que serão desenvolvidas no decorrer de sua vida e lhe concedem sentido à vida. Estudos internacionais têm se dedicado a investigar ... -
Concepções de psicólogas(os) recém-formadas(os) sobre a influência da pandemia da COVID-19 em seus projetos de vida
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-15)Projeto de vida é compreendido como um conjunto de metas definidas pelo sujeito que seja significativo para o eu e para além do eu. Evidências indicam que a conquista de um espaço profissional vai além do diploma da ... -
Concepções do professor alfabetizador: uma visão histórico-crítica?
(PUC-Campinas, 2004-09-23)Este trabalho pretende fazer uma análise das concepções do professor alfabetizador a respeito do conceito de criança, papel e função do educador, e o papel da interação como propulsora do desenvolvimento da criança. A ... -
Concepções e expectativas de pais em relação ao projeto de vida de seus filhos na transição da adolescência para a vida adulta
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-11)Os pais têm assumido cada vez mais responsabilidades no apoio à trajetória profissional de seus filhos e, nesse sentido, tornam-se protagonistas num processo em que a qualidade do percurso educacional e profissional ... -
Consciência dos ProUnistas sobre sua inserção no ensino superior
(PUC-Campinas, 2013-12-10)Esta pesquisa tem como participantes estudantes bolsistas do ProUni, ou seja, estudantes provindos de escolas públicas no ensino básico que têm a concessão de bolsas pelo governo federal em troca de isenção de impostos ...