Navegação Escola de Ciências da Vida por título
Itens para a visualização no momento 191-210 de 703
-
Construção e validação de um instrumento de clima para criatividade nas organizações empresariais
(PUC-Campinas, 2005-06-21)O presente estudo teve como objetivo principal construir e validar uma Escala de Clima para Criatividade em Organizações Empresariais (QCC), bem como investigar a precisão da escala e comparar a percepção do clima criativo ... -
Construção e validação de uma escala de otimismo para adultos
(PUC-Campinas, 2018-02-23)O otimismo é uma característica psicológica fundamental para atingir objetivos e resultados satisfatórios em diferentes áreas da vida. Em função da importância desse construto e das lacunas teóricas referentes à sua avaliação ... -
Construção e validação do inventário de estilos de temperamento do professor
(PUC-Campinas, 2015-02-25)O estilo de temperamento de um professor reflete seu modo preferencial de perceber e reagir às demandas do ambiente escolar, influenciando a maneira como ensina e como se relaciona com os alunos em sala de aula. Para a ... -
Contos sem fadas: mães e filhos em situação de violência doméstica
(PUC-Campinas, 2014-02-27)O presente estudo objetiva investigar a experiência emocional de mulheres-mães em situação de violência, visando demonstrar que a violência doméstica contra a mulher atinge sistematicamente os seus filhos, causando sofrimento ... -
Contribuições de D. W. Winnicott para o campo da nosografia psicanalítica
(PUC-Campinas, 2012-02-29)O objetivo desta dissertação é explicitar as contribuições de D. W. Winnicott para o campo da nosografia psicanalítica, entendendo-se por nosografia a classificação e a descrição das doenças. Inicialmente, a compreensão, ... -
Contribuições de Winnicott para estudo e prevenção da atitude antissocial no ambiente escolar
(PUC-Campinas, 2014-02-04)Nesta pesquisa procura-se apresentar as contribuições de Winnicott para a compreensão da tendência antissocial nos ambientes escolares e educacionais. Depois de retomar as pesquisas relacionando a obra de Winnicott à ... -
Contribuições para o estudo da adolescência sob a ótica de Winnicott para a educação
(PUC-Campinas, 2009-02-04)Esta pesquisa tem como objetivo apresentar as principais concepções de Winnicott sobre a fase da adolescência, com vistas, especialmente a uma contribuição para o trabalho dos educadores de adolescentes. Esta análise será ... -
Convivência na escola: uma análise das interações nos terceiros anos do ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2014-02-11)Este estudo toma como fundamentos teóricos e metodológicos os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, que tem Vigotski como seu principal representante, e cujas bases se assentam no materialismo histórico-dialético. ... -
Covid-19: uma avaliação psicológica dos estressores, Burnout e Coping nos trabalhadores da saúde
(PUC Campinas, 2021-12-13)Este estudo realizou uma avaliação psicológica dos profissionais de saúde da linha de frente da assistência à COVID-19, sob a perspectiva do modelo teórico Job DemandsResources, que parte da ideia de dois processos que ... -
Crianças pré-escolares e prisão paterna: percepção de familiares
(PUC-Campinas, 2007-02-06)Considerando a diversidade e a adversidade dos contextos de desenvolvimento da criança, sobretudo de famílias excluídas sócio-economicamente, esta pesquisa procurou compreender o desenvolvimento de crianças em idade ... -
Criatividade e resiliência na vida de Nise da Silveira
(PUC-Campinas, 2012-02-23)Criatividade é um tema que tem se mostrado, historicamente, complexo e amplo. No presente trabalho, esse construto será estudado na sua relação com a resiliência, dada a importância de ambos para o enfrentamento dos desafios ... -
Criatividade e resiliência: relações entre construtos?
(PUC-Campinas, 2018-02-15)Considerando a criatividade e a resiliência como importantes características pessoais relatadas na literatura científica, especialmente dentro do movimento da Psicologia Positiva, essa pesquisa tem como objetivo realizar ... -
Criatividade e suas relações com inteligência em crianças com e sem dislexia
(PUC-Campinas, 2013-12-13)A dislexia é um transtorno decorrente de disfunções neuropsicológicas e acarreta principalmente dificuldades no aprendizado da leitura. Estudos internacionais especulam que esse quadro não somente envolveria habilidades ... -
Criatividade figural: proposta de um instrumento de avaliação
(PUC-Campinas, 2003-06-27)A criatividade é um fenômeno multidimensional, cada vez mais valorizado como forma de promover o desenvolvimento completo do indivíduo. Considerando o desenho como uma das formas de expressão da criatividade, o objetivo ... -
Criatividade na educação indígena: análise de material curricular em São Paulo
(PUC-Campinas, 2011-02-16)A pesquisa objetivou observar e analisar estratégias criativas presentes no contexto do material curricular produzido para a Educação Escolar Indígena no Estado de São Paulo. Os documentos consultados foram disponibilizados ... -
Criatividade na obra de D. W. Winnicott
(PUC-Campinas, 2013-02-19)A criatividade surge na obra de Winnicott como fundamento da existência saudável, diferindo das teorias psicanalíticas clássicas sobre a criatividade referidas à teoria da sublimação. Desta forma, abre caminho para uma ... -
Criatividade, bem-estar subjetivo e estado mental em idosos
(PUC-Campinas, 2021-01-21)Visando colaborar com a quebra do estereótipo negativo ainda associado à velhice e contribuir para o desenvolvimento de estratégias de políticas públicas que contribuam para o alcance da velhice bem-sucedida, o presente ... -
Critérios de progresso em psicoterapias de crianças na avaliação de psicoterapeutas
(PUC-Campinas, 2012-02-28)Apesar de largamente praticadas, as psicoterapias de crianças contam com um volume bastante reduzido de pesquisas empíricas para a avaliação de sua eficiência. Os estudos disponíveis abarcam uma variedade de temas entre ... -
Cuidadores familiares de pacientes oncológicos pediátricos em fases distintas da doença: processo de enfrentamento
(PUC-Campinas, 2015-02-27)Câncer é uma doença que gera grande desequilíbrio emocional, físico, social e espiritual no paciente e na família, principalmente quando atinge uma criança ou adolescente. O cuidador familiar é o núcleo fundamental de apoio ... -
Cuidar e educar: um olhar da psicologia às produções de pesquisas e políticas públicas sobre educação infantil
(PUC-Campinas, 2009-02-27)Esta pesquisa de natureza bibliográfica investiga o conceito de cuidar e de educar na educação infantil e sua relação com a saúde psicológica, em dissertações e teses dos programas de pós-graduação em psicologia das ...