Navegação Escola de Ciências da Vida por título
Itens para a visualização no momento 336-355 de 703
-
Fissura labiopalatina: relações entre temperamento e coping de pré-adolescentes e risco psicossocial familiar
(PUC-Campinas, 2018-02-20)A fissura labiopalatina é um problema que exige cuidados médicos desde o nascimento até o final da adolescência, acarretando várias situações estressantes para o portador e sua família. Este estudo analisou os processos ... -
Fissuras labiopalatinas: revisão da literatura fonoaudiológica
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-11-27)Introdução: Anomalias craniofaciais podem ser consideradas como quaisquer defeitos ou lesões de estruturas anatômicas que ocorrem na face e/ou crânio durante a formação do bebê, geralmente nas primeiras semanas de gestação. ... -
Fonoaudiologia e síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS): revisão integrativa de literatura
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-11-25)Introdução: A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é caracterizada por episódios repetitivos de oclusão parcial ou completa das vias respiratórias durante o sono, levando à redução da ventilação (hipopneias), ou ... -
Formação em Psicologia Escolar: perspectiva crítica na ênfase para o campo educativo
(PUC-Campinas, 2014-02-10)Este trabalho procurou fazer uma reflexão sobre a formação do psicólogo partindo da realidade brasileira e, mais especificamente, sobre as Ênfases Curriculares e o perfil dos cursos de Psicologia na Região Metropolitana ... -
Formação em situação de trabalho para profissionais da saúde mental: a arte como mediação
(PUC-Campinas, 2015-02-11)Partimos da análise vivencial de um grupo de vinte e um (21) profissionais que atuam em um núcleo de internação de pacientes com sofrimento mental em estado agudo, em uma instituição hospitalar em saúde mental localizada ... -
Formação humanizadora da consciência: a atuação do professor universitário para a superação da alienação
(PUC-Campinas, 2018-05-25)Esse estudo teve como objetivo central analisar o processo de formação humanizadora da consciência no Ensino Superior, especificamente em um curso de Pedagogia. A tese defendida é a de que a formação humanizadora da ... -
Frequência alimentar e avaliação nutricional de escolares matriculados no 4º e 5º ano da rede estadual de ensino da cidade de Americana (SP)
(PUC-Campinas, 2016-12-15)Os hábitos alimentares e o estado nutricional apresentados durante a adolescência são decisivos para a situação de saúde do indivíduo. Neste contexto este trabalho teve por objetivo realizar o diagnóstico alimentar e ... -
Gênero e drogas: imaginário de trabalhadores de um serviço de saúde mental
(PUC-Campinas, 2020-01-28)O presente estudo objetiva investigar o imaginário coletivo de trabalhadores de um serviço de saúde mental pública sobre a usuária de drogas, na perspectiva da psicologia psicanalítica concreta. Justifica-se na medida em ... -
Gota d'água: imaginário coletivo de educadoras inclusivas sobre ser professor em tempos de inclusão
(PUC-Campinas, 2012-02-16)Esta pesquisa objetivou investigar psicanaliticamente o imaginário coletivo de educadores inclusivos acerca do ser professor em tempos de inclusão escolar, dada a importância deste profissional na efetivação do processo ... -
Gravidez de fetos malformados: um estudo psicológico com casais
(PUC-Campinas, 1999-02-26)Este estudo relata a vivência emocional de quatro casais após a descoberta de anomalias severas no feto em gestação. Objetivou-se: investigar as reações emocionais, ou seja, fantasias, angústias e defesas neles desencadeadas ... -
Grupo de crescimento psicológico na formação sacerdotal: pertinência e possibilidades
(PUC-Campinas, 2010-02-19)Partindo do pressuposto de que o trabalho com grupos de crescimento poderia contribuir para a formação de sacerdotes, esta pesquisa teve como objetivo descrever e compreender o processo de desenvolvimento psicológico e ... -
Grupo de orientação profissional para jovens: uma proposta fenomenológica
(PUC-Campinas, 2009-02-12)Este trabalho pretendeu fazer um estudo exploratório do potencial do grupo fenomenológico em relação à escolha profissional, descrevendo e compreendendo como se apresenta a experiência e os sentimentos de adolescentes ... -
Grupo de profissionais em uma empresa: uma experiência psicanalítica
(PUC-Campinas, 2008-05-15)Este trabalho buscou verificar se a aplicação da técnica psicanalítica de grupo operativo de diagnóstico conforme descrita por Pichon-Rivière, aplicada a profissionais dentro do universo da organização de trabalho, tem ... -
Habilidades intelectuais e perfil criativo
(PUC-Campinas, 2019-02-15)A teoria mais recente da inteligência e que melhor explica o construto é a teoria Catell-Horn-Carroll (CHC). A criatividade é um construto que se define através de diversas perspectivas envolvendo aspectos cognitivos, ... -
Hemorragia peri-intraventricular leve: a relação entre a percepção dos pais e o neurodesenvolvimento
(PUC-Campinas, 2019-12-06)Introdução: Com a maior sobrevida de recém-nascidos pré-termo (RNPT), cresce a incidência de morbidades como a hemorragia peri-intraventricular (HPIV). Estudos apontam relação entre HPIV leve e sequelas neuropsicomotoras. ... -
Hipercoagulabilidade secundária ao hiperadrenocorticismo em cães
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2020-12-03)O Hiperadrenocorticismo ou Síndrome de Cushing é uma endocrinopatia caracterizada pela elevada concentração de cortisol na circulação. Esse hormônio é responsável por inúmeras alterações no organismo, dentre elas o aumento ... -
Hipertensão arterial sistêmica: repercussão e diagnóstico
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-07)A hipertensão arterial sistêmica é um fator de grande importância a ser avaliado na rotina clínica. Pode ser considerada uma afecção silenciosa e, desta forma, não apresentar sinais clínicos, pelo menos no início. A maior ... -
Histórias de trabalho e outras histórias no trecho
(PUC-Campinas, 2010-12-09)A presente pesquisa, situada na linha de Pesquisa Prevenção e Intervenção Psicológica do Programa de Pós-graduação Stricto Senso da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, objetivou compreender como a categoria ... -
Humanização e docência crítica: a arte como mediação na formação inicial de professores
(PUC-Campinas, 2016-02-15)A presente pesquisa, de natureza, com o aporte teórico-metodológico da psicologia histórico-cultural teve como objetivo investigar a influência de atividades que têm como base a ética e a estética para a ampliação de visão ... -
Humilhação social no trabalho: o caso das advogadas negras
(PUC-Campinas, 2013-12-04)A presente dissertação, inserida na linha de Pesquisa Prevenção e Intervenção Psicológica do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, visa a estudar como se dá ...