Navegação Escola de Ciências da Vida por título
Itens para a visualização no momento 528-547 de 703
-
Projeto de vida de adolescentes participantes de um programa social de popularização de ciência & tecnologia
(PUC-Campinas, 2018-12-12)A adolescência é caracterizada por grandes mudanças físicas, cognitivas, de comportamento e de valores individuais e culturais frente às demandas sociais e pessoais. Diante de condições adversas, são grandes os riscos para ... -
Projeto de vida e empreendedorismo social: relações com a transição para a vida profissional de jovens adultos
(PUC-Campinas, 2021-02-05)A presente pesquisa teve por objetivo geral compreender as relações entre projeto de vida, participação em projetos de empreendedorismo social e transição para a vida profissional em jovens adultos recém-formados, na faixa ... -
Projeto político-pedagógico, trabalho docente e emancipação: a relação psicólogo-professor em processo de construção
(PUC-Campinas, 2008-02-13)Este estudo visou conhecer como professores de uma escola pública de Ensino Fundamental percebiam sua atuação durante a efetivação de um projeto político-pedagógico pautado em uma perspectiva emancipadora de Educação e no ... -
Projeto político-pedagógico: reflexões sobre dificuldades, limites e possibilidades
(PUC-Campinas, 2009-02-02)Considerando a experiência profissional da pesquisadora como integrante da equipe de gestão de uma escola pública municipal de ensino fundamental, este trabalho se propõe a fazer uma análise crítica da implantação de um ... -
Projetos de vida de adolescentes do nono ano do ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2021-02-01)A adolescência é considerada um período produtivo do desenvolvimento para a construção de projetos de vida. Sabe-se que adolescentes que têm projetos de vida claros tendem a ser mais felizes, têm um sentido de direção e ... -
Projetos de vida no contexto educacional público: Concepções de professores e estudantes
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-24)O projeto de vida tem estado presente na Educação de vários países e, recentemente, foi inserido no sistema educacional brasileiro, incorporado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, como uma temática obrigatória a ... -
Prontidão e tratamento em alcoolistas: análise de um programa
(PUC-Campinas, 2003-02-21)O objetivo desta pesquisa foi verificar a prontidão para iniciar o tratamento e o efeito de um tratamento (Modelo Minnesota) em alcoolistas em um centro de tratamento para dependência química, no Brasil. Participaram dessa ... -
Propriedades psicométricas da OAS - Observer Alexithymia Scale: versão brasileira
(PUC-Campinas, 2008-02-15)O estudo analisou propriedades psicométricas da versão brasileira da Observer Alexithymia Scale (OAS). Foram estimadas, a consistência interna, precisão por testereteste e precisão entre avaliadores; validade de construto ... -
Propriedades psicométricas do Defensive Style Questionnaire 40 (DSQ-40) para a população prisional
(PUC-Campinas, 2007-07-16)Trata-se do estudo das propriedades psicométricas do Defensive Style Questionnaire-40 (DSQ-40) para a população prisional. Discute-se inicialmente, a relevância da utilização de medidas psicológicas válidas e precisas no ... -
Propriedades psicométricas do Questionário de Relacionamento Central (CRQ) em portadores de HIV/AIDS
(PUC-Campinas, 2009-02-27)Os relacionamentos interpessoais são parte importante da vida dos indivíduos, e, para pessoas que sofrem de doenças crônicas, a presença dos relacionamentos auxilia no enfrentamento da doença e adesão ao tratamento. A ... -
Psicologia & direito: um olhar da perspectiva histórico-cultural
(PUC-Campinas, 2010-12-09)Essa pesquisa foi realizada a partir da perspectiva histórico-cultural, valorizando os aspectos descritivos e as percepções pessoais de 10 universitários de Direito, focando o particular como parte da totalidade social, ... -
Psicologia clínica e responsabilidade social empresarial: compartilhando idéias e práticas
(PUC-Campinas, 2004-12-02)\a Resumo: Responsabilidade social é o compromisso que cada pessoa tem com a sociedade e com a humanidade; as empresas têm se preocupado cada vez mais com esta questão, aumentando significativamente a quantidade de projetos ... -
Psicologia comunitária e a vida cotidiana: reflexões a partir do lugar de moradia
(PUC-Campinas, 2020-02-04)O presente estudo parte da necessidade de rever de que maneira a Psicologia se coloca como ciência e profissão diante da vida dos sujeitos. A partir da inserção na Política de Assistência Social e atuação em uma comunidade ... -
Psicologia crítica e processos participativos na escola: desenvolvendo a capacidade de ação de estudantes
(PUC-Campinas, 2020-02-19)A presente pesquisa insere-se no contexto de defesa da democratização das escolas públicas, enfatizando a importância do protagonismo dos estudantes na construção da educação. Diante dos fundamentos da Psicologia ... -
Psicologia crítica e processos participativos na escola: o lugar da família
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-09)Esta pesquisa de doutorado foi desenvolvida em uma escola pública municipal, embasada pelos fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural, pela perspectiva crítica para compreensão do desenvolvimento infantil e da ... -
Psicologia e adolescência: o que revelam as pesquisas?
(PUC-Campinas, 2015-02-13)Como vem sendo estudado e compreendido o fenômeno da adolescência no campo da psicologia nos últimos dez anos? Partindo dessa problemática e assumindo como referencial teórico a Psicologia Histórico-Cultural, esta pesquisa ... -
Psicologia e assistência social: reflexões sobre a atuação no terceiro setor, à luz da psicologia crítica
(PUC-Campinas, 2012-12-11)O trabalho reflete sobre a inserção da Psicologia nos serviços e programas da Política Nacional de Assistência Social, realizados por entidades socioassistenciais não governamentais do terceiro setor . Apresenta como ... -
Psicologia e Desenvolvimento Integral: Repensando a Avaliação Escolar na Perspectiva de Estudantes
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-14)A psicologia, historicamente, entrou na escola com a função de “ajustar” estudantes que divergiam do que seria um perfil padrão. A partir da perspectiva crítica, a atuação dos profissionais de psicologia passa a ser ... -
Psicologia e indígenas em contexto urbano: memória histórica como resistência
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-08)A presente tese de doutorado tem como objetivo investigar a memória histórica como ferramenta de resistência à colonização da população indígena em contexto urbano. Esta pesquisa justifica-se tendo em vista a presença ... -
Psicologia e luta de classes no Brasil: uma análise histórica da inflexão política da psicologia comunitária
(PUC-Campinas, 2019-02-19)Este trabalho busca empreender uma análise histórica de estratégias políticas presentes na trajetória da psicologia comunitária no Brasil. Tomamos como problema inicial o que se poderia definir como a presença da emancipação ...