Itens para a visualização no momento 607-626 de 703

    • Sentimento de inadequação: estudo fenomenológico-existencial 

      Torres, André Roberto Ribeiro (PUC-Campinas, 2008-02-15)
      É possível identificar fenômenos importantes a serem abordados no que diz respeito ao Sentimento de Inadequação (SI), caracterizado pelo sentimento de desigualdade ou diferença em relação a outras pessoas ou situações ...
    • Sentimentos da mulher frente ao relacionamento amoroso 

      Gallo, Sabrina (PUC-Campinas, 2006-02-06)
      Independência e solidão caminham junto para muitas mulheres consideradas modernas (Ferres Carneiro,1998). Com as mudanças culturais, sociais e da vida profissional, os novos modelos do papel feminino ainda não estão ...
    • Ser líder: um estudo fenomenológico de depoimentos 

      Schette, Fatima Rosely (PUC-Campinas, 1999-02-12)
      Este estudo tem por objetivo descrever as vivências emocionais de pessoas que exercem cargo de liderança em uma organização. Os dados foram obtidos através de entrevistas individuais, com perguntas abertas, dirigidas a ...
    • ‘Ser menino’ nas narrativas de pais: estudo fenomenológico-hermenêutico 

      Menezes, Rafael Ladenthin (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-15)
      Atualmente, a construção social dos gêneros feminino e masculino tem sido tema de diferentes investigações científicas e é no âmbito familiar, ainda nas primeiras interações, que as estruturas de crenças nesse sentido ...
    • Ser professor: um estudo psicanalítico 

      Pinho, Francine Dela Torre Camargo (PUC-Campinas, 2013-02-05)
      Esta pesquisa apresentou um estudo sobre o ser professor com base no referencial teórico psicanalítico. O interesse por este estudo surgiu a partir da prática da pesquisadora como docente. Teve como propósito compreender ...
    • Situação-limite e potência de ação: atuação preventiva crítica em psicologia escolar 

      Moreira, Ana Paula Gomes (PUC-Campinas, 2015-02-24)
      Este trabalho discute o sentido da atuação crítica no campo da Psicologia Escolar a partir do conceito de situação-limite delineado por Ignacio Martín-Baró no âmbito da Psicologia Social da Libertação. Partimos da compreensão ...
    • Situação-limite na educação infantil: contradições e possibilidades de intervenção 

      Moreira, Ana Paula Gomes (PUC-Campinas, 2010-12-07)
      Este trabalho está circunscrito nos marcos da Psicologia Escolar, enquanto área de aplicação, pesquisa e intervenção. A sua realização buscou discutir a aplicação do conceito de situação-limite, delineado por Ignácio ...
    • Sobrevivendo no inferno: a experiência de adolescentes e familiares em programa de liberdade assistida 

      Silva, Matheus José da (PUC-Campinas, 2020-02-28)
      Considerando a hip ó tese de descompasso entre o cuidado que é proposto pela medida socioeducativa de liberdade assistida (MSE/ a adol escentes e suas condições concretas de vida marcadas pela pobreza e desigualdade social, ...
    • Sofredores, impostores e vítimas da sociedade: imaginário de uma equipe de saúde mental sobre o paciente psiquiátrico 

      Simões, Cristiane Helena Dias (PUC-Campinas, 2012-02-23)
      Considerando que as práticas clínicas baseiam-se tanto em conhecimentos científicos como em crenças e valores, o presente trabalho tem como objetivo investigar psicanaliticamente o imaginário coletivo de trabalhadores de ...
    • Sou um líder e agora? a experiência psicológica de tornar-se líder de equipe 

      Rocha, Mônica de Oliveira (PUC-Campinas, 2020-01-22)
      A primeira vivência de liderança é considerada como a mais complexa na carreira de um gestor por representar demandas psicológicas e contextuais complexas para as quais novos líderes não estão preparados. Considerando que ...
    • Stress crônico e temas de vida: uma proposta cognitivo-comportamental para conceitualização 

      Benzoni, Paulo Eduardo (PUC-Campinas, 2008-02-13)
      A área de stress tem sido muito estudada, dados demonstram que em média, mais da metade da população das grandes cidades brasileiras apresentam stress. O stress advém de fatores internos (vulnerabilidades) e externos ...
    • Stress e estilo parental materno no transtorno de déficit de atenção e hiperatividade 

      Bargas, Joseana Azevedo e (PUC-Campinas, 2012-02-24)
      Este estudo avaliou a relação entre stress e estilo parental materno no stress dos filhos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Participaram desta pesquisa 25 mães e seus respectivos filhos, com ...
    • Stress e gravidez: fontes, sintomas e estratégias 

      Torrezan, Eliana Aparecida (PUC-Campinas, 1994)
      Este estudo objetivou comparar 2 grupos de gestantes, multipáras, no último trimestre de gravidez, quanto à incidência do stress, fontes estressoras, sintomas e estratégias usadas para lidar com a tensão. Correlacionou-se ...
    • Stress e habilidades sociais em pacientes com câncer de laringe 

      Grün, Taísa Borges (PUC-Campinas, 2009-02-16)
      Cânceres de cabeça e pescoço são responsáveis por cerca de 5% dos novos casos de câncer. Pesquisas apontam que o stress prolongado pode contribuir para seu desenvolvimento e prejudicar o tratamento e a qualidade de vida ...
    • Stress e qualidade de vida em grupos de idosos: análise e comparação 

      Alves, Vivian Cristina Pacola (PUC-Campinas, 2008-02-15)
      Este estudo teve por objetivo comparar a incidência de stress, nível da qualidade de vida e fontes de stress entre três grupos diversificados de idosos (participantes da Universidade da Terceira Idade, residentes de asilo ...
    • Stress e raiva de mães hipertensas e normotensas e o stress de seus filhos 

      Cabral, Ana Carolina de Queiroz (PUC-Campinas, 2008-02-13)
      Este estudo investigou a influência do stress e da raiva de mães hipertensas e normotensas no nível de stress dos filhos. A amostra foi composta por dois grupos, sendo um composto por 10 mães hipertensas, e o mais velho ...
    • Stress e raiva em mulheres com alopecia androgenética 

      Kleinhans, Andréia Cristina dos Santos (PUC-Campinas, 2012-02-24)
      A Alopecia Androgenética (AA) é caracterizada pela perda e afinamento progressivo dos cabelos e, pode surgir em qualquer idade. É identificada como um quadro geneticamente determinado com a participação dos hormônios ...
    • Stress e raiva em mulheres com síndrome metabólica 

      Castelli, Ana Carolina Cipriano (PUC-Campinas, 2010-02-03)
      A Síndrome Metabólica (SM) representa um conjunto de fatores de riscos de origem metabólica que podem promover o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Segundo os critérios da National Cholesterol Education Program ...
    • Stress e sintomas de ansiedade na síndrome da apneia obstrutiva do sono pré e pós-tratamento 

      Santos, Micheli Aparecida Gomes dos (PUC-Campinas, 2014-02-18)
      O objetivo deste estudo foi avaliar e comparar o nível de stress e de ansiedade em uma amostra de portadores da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), antes e após um mês de tratamento clínico ou cirúrgico. Para a ...
    • Stress e toc: um estudo exploratório 

      Afonso, Fernanda (PUC-Campinas, 2006-02-07)
      O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) é um transtorno crônico, que acomete cerca de 2% da população em geral, em que o indivíduo sente-se aprisionado por um padrão de pensamentos e comportamentos repetitivos, exagerados ...