Navegação Escola de Ciências da Vida por título
Itens para a visualização no momento 624-643 de 699
-
Stress ocupacional e qualidade de vida em clérigos (as)
(PUC-Campinas, 2008-02-11)A fim de averiguar a qualidade de vida, incidência e sintomatologia de stress e os principais estressores ocupacionais em clérigos (as) da Igreja Metodista e o grau de associação entre estas variáveis, entrevistou-se 74 ... -
Stress pós infarto: avaliação evolutiva e adesão à mudança de hábitos
(PUC-Campinas, 2012-02-24)Diante das altas taxas de mortalidade por doenças cardiovasculares, é necessário que se promovam trabalhos de prevenção e reabilitação que abordem aspectos físicos e emocionais. Buscou-se nesse estudo compreender a adesão ... -
Stress, qualidade de vida e mitos conjugais
(PUC-Campinas, 2010-02-02)Este estudo teve por objetivo estudar a associação entre a presença de mitos conjugais, o stress e a qualidade de vida em casais com até sete anos de matrimônio. A amostra foi composta por 15 casais (15 homens e 15 mulheres), ... -
Stress, qualidade de vida, prazer e sofrimento no trabalho de call center
(PUC-Campinas, 2004-02-26)O objetivo deste estudo foi verificar a relação entre stress, qualidade de vida, prazer e sofrimento no trabalho dos atendentes de um Call Center na cidade de Uberlândia/M.G. Participaram desse estudo 162 funcionários ... -
Stress, sintomas de ansiedade e depressão na migrânea e cefaleia tensional
(PUC-Campinas, 2011-12-02)A presente pesquisa teve como objetivo avaliar stress, ansiedade e depressão em mulheres com Migrânea e mulheres com Cefaleia do Tipo Tensional. As participantes foram 31 mulheres, sendo que 16 apresentavam Migrânea e 15 ... -
Subjetividade e formação docente: os sentidos subjetivos que configuram o ver-se como professor
(PUC-Campinas, 2009-02-26)O presente trabalho teve por objetivo estudar os sentidos subjetivos que configuram o processo de ver-se enquanto professores em alunos de Pedagogia. Esse estudo localiza-se dentro do espectro da presente tendência de ... -
Subjetividade em sala de aula: a relação professor-aluno no ensino superior
(PUC-Campinas, 2006-02-15)O presente estudo teve como objetivo investigar a subjetividade presente em sala de aula do ensino superior a partir de uma análise da relação professor-aluno e as implicações decorrentes para o processo de construção do ... -
Subjetividade no esporte: o impacto da subjetividade do técnico na constituiçao de uma equipe de triatlo
(PUC-Campinas, 2007-02-08)A Psicologia do Esporte, tem estudado as dinâmicas grupais em equipes esportivas, analisando as relações inter-pessoais entre atletas, ou a influência de líderes e técnicos sobre a equipe, enquanto outras pesquisas estudam ... -
Sucesso profissional: um estudo do perfil psicológico de pessoas com deficiência física
(PUC-Campinas, 2019-02-28)O Objetivo dessa pesquisa foi o de investigar características psicológicas, sociais e familiares que contribuem para o sucesso profissional de pessoas com deficiência física, moderada ou severa, em diferentes áreas de ... -
Sujeito e consciência: entre a alienação e a emancipação
(PUC-Campinas, 2010-10-27)Este trabalho buscou analisar aspectos da consciência de classe de beneficiários e cadastrados em programas de transferência de renda. Esta pesquisa foi desenvolvida em uma região de Campinas, marcada pela desigualdade ... -
Sujeitos frente ao hipertexto: um estudo exploratório de interações
(PUC-Campinas, 1997-06-24)O computador tem se introduzido na sociedade contemporânea em uma grande variedade de atividades, nas quais o homem com ele estabelece relações, quer sejam de trabalho que de lazer. Estas interações homem-máquina tem sido ... -
Superior interesse da criança e destituição do poder familiar: perspectiva de psicólogas e psicólogos da defensoria pública do estado de São Paulo
(PUC-Campinas, 2020-02-11)O presente trabalho se inicia com a tese de que a adoção pressiona a destituição do poder familiar, utilizando-se do Superior Interesse da Criança (SInC) para cindir as famílias. A pesquisa foi construída a partir do lugar ... -
Supervisão de estágio em psicologia escolar: contribuições da psicologia crítica à formação e à prática do supervisor
(PUC-Campinas, 2014-02-11)Este trabalho teve como objetivo investigar a supervisão de Estágio em Psicologia Escolar com base nas contribuições teóricas da psicologia crítica de referencial marxista. A pesquisa foi desenvolvida mediante a interlocução ... -
Taxonomia brasileira da personalidade: um estudo dos adjetivos da língua portuguesa
(PUC-Campinas, 2005-02-18)Este estudo foi baseado num modelo alemão de taxonomia de descritores da personalidade e faz parte de um estudo transcultural. Refere-se aos adjetivos que descrevem a personalidade. Têm-se como objetivos da pesquisa: a) ... -
Temperamento e sua relação com estilos de pensar e criar
(PUC-Campinas, 2006-02-14)Este trabalho tem como objetivo investigar se existe relação entre temperamento e os estilos de pensar e criar em estudantes universitários. As amostras foram compostas de 126 estudantes das áreas das ciências Biológicas, ... -
Tempo de espera: narrativas de casais que aguardam pelo primeiro filho adotivo.
(PUC-Campinas, 2018-02-06)Os diversos sentidos atribuídos à adoção ao longo dos anos, assim como as diferentes legislações e processos que foram nascendo e se modificando, repercutem no imaginário da sociedade e dos futuros pais adotivos, participando ... -
Terapia de família e seus significados: narrativas sobre as experiências dos clientes
(PUC-Campinas, 2011-12-16)Este estudo buscou apreender e interpretar, fenomenologicamente, elementos significativos da experiência vivida por pessoas que concluíram um processo de terapia de família. O foco da investigação localizou-se em como os ... -
Terceira idade e aposentadoria: sinônimos de crise?
(PUC-Campinas, 1982)O presente trabalho tem por objetivo verificar até que ponto a aposentadoria pode ser vivida como uma situação critica ou de estagnação, devido ao valor social conferido ao trabalho ou se o individuo pode encontrar outras ... -
Teste brasileiro de criatividade infantil: normatização de instrumento no ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2006-06-28)A criatividade tem sido uma característica muito valorizada e encontrar formas de medi-la tem sido desafio para muitos pesquisadores. Este estudo visou a coleta de dados para normatização do Teste Brasileiro de Criatividade ... -
Teste para identificação de sinais de dislexia: evidências de validade e precisão
(PUC-Campinas, 2016-05-16)Nacionalmente verifica-se grande escassez de instrumentos psicométricos adequados para a avaliação para risco de Dislexia do Desenvolvimento (DD), motivo pelo qual o “Teste de Identificação de Sinais de Dislexia” (TISD) ...