Navegação Escola de Ciências da Vida por autor "Souza, Vera Lúcia Trevisan de"
Itens para a visualização no momento 1-20 de 32
-
A educação de jovens e adultos: uma análise dos aspectos subjetivos envolvidos no processo de alfabetização
Costa, Maria Betânia Gondim da (PUC-Campinas, 2009-12-16)Embora existam diversos programas para alfabetizar jovens e adultos, o analfabetismo ainda é um dos maiores problemas da população brasileira. O objetivo desta pesquisa consistiu em investigar como o analfabetismo é ... -
Animes e mangás mobilizando afetos e imaginação na escola
Carvalho, Rebecca Moura de Almeida Ferreira (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-06)A presente pesquisa teve o objetivo de analisar a potência dos animes e mangás na mobilização de afetos e da imaginação de adolescentes. Como aporte teórico metodológico, adotou-se a psicologia histórico-cultural, em ... -
Autonomia de professores: um estudo da perspectiva da psicologia
Petroni, Ana Paula (PUC-Campinas, 2008-12-11)A presente pesquisa investiga a autonomia do professor como elemento fundamental para o exercício de sua prática pedagógica. Seu locus é a escola, entendida como um complexo espaço, permeado por relações marcadas pela ... -
Convivência na escola: uma análise das interações nos terceiros anos do ensino fundamental
Luz, Ana Flávia Silva (PUC-Campinas, 2014-02-11)Este estudo toma como fundamentos teóricos e metodológicos os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, que tem Vigotski como seu principal representante, e cujas bases se assentam no materialismo histórico-dialético. ... -
Cuidar e educar: um olhar da psicologia às produções de pesquisas e políticas públicas sobre educação infantil
Bremberger, Maria Eufrásia de Faria (PUC-Campinas, 2009-02-27)Esta pesquisa de natureza bibliográfica investiga o conceito de cuidar e de educar na educação infantil e sua relação com a saúde psicológica, em dissertações e teses dos programas de pós-graduação em psicologia das ... -
Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada de Autorrelato para Adolescentes (EDAO-AR-AD): adaptação e validade
Khater, Eduardo (PUC-Campinas, 2014-02-25)Um grande desafio enfrentado atualmente nas relações humanas refere-se à questão da instantaneidade, à produção e circulação ininterrupta de informações e transformações. Conformes com esta dinâmica, os adolescentes têm ... -
O fechamento das escolas e seus efeitos na aprendizagem dos alunos: o que dizem professoras do 6º ano do ensino fundamental
Jacinto, Natália Domingues (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-28)Este estudo foi desenvolvido nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural e está vinculado ao grupo Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas (PROSPED) do Programa de ... -
Formação em situação de trabalho para profissionais da saúde mental: a arte como mediação
Navarro, Lúcia Maria Pissolatti da Silva (PUC-Campinas, 2015-02-11)Partimos da análise vivencial de um grupo de vinte e um (21) profissionais que atuam em um núcleo de internação de pacientes com sofrimento mental em estado agudo, em uma instituição hospitalar em saúde mental localizada ... -
Humanização e docência crítica: a arte como mediação na formação inicial de professores
Venancio, Magda Machado Ribeiro (PUC-Campinas, 2016-02-15)A presente pesquisa, de natureza, com o aporte teórico-metodológico da psicologia histórico-cultural teve como objetivo investigar a influência de atividades que têm como base a ética e a estética para a ampliação de visão ... -
Indicadores genéricos de mudança em psicoterapia e eficácia adaptativa
Honda, Giovanna Corte (PUC-Campinas, 2014-12-01)A presente pesquisa, de natureza exploratória, buscou combinar o critério da eficácia adaptativa com os da Lista de Indicadores Genéricos de Mudança (LIGM), para se compreender melhor como as pessoas mudam em psicoterapia. ... -
O conceito de ideologia em Martín-Baró: reflexões a partir do materialismo histórico-dialético
Mendonça, Gabriel Silveira (PUC-Campinas, 2017-02-07)Esta pesquisa discute o conceito de ideologia na obra de Ignácio Martín-Baró, precursor da psicologia da libertação. Um dos conceitos mais controversos no âmbito das ciências sociais, ideologia tem lugar fundamental na ... -
O lugar da escola pública na construção da identidade de alunos e ex-alunos da Vila São Nazi
Santos, Marcelo Loures dos (PUC-Campinas, 2009-02-10)Embora a literatura especializada aponte freqüentemente para a inadequação da escola no atendimento à população marginalizada, não há um consenso sobre seus efeitos na construção da identidade de seus alunos. O objetivo ... -
O lugar do sujeito na educação infantil: uma análise na perspectiva da psicologia histórico-cultural
Faria, Ederson de (PUC-Campinas, 2013-02-19)Esta pesquisa teve por objetivo investigar o lugar que a criança ocupa enquanto sujeito na visão dos agentes de educação infantil em um contexto concreto de atividade de agentes de educação infantil do município de Campinas. ... -
O lugar do sujeito na inclusão escolar: percalços e fracassos nas relações de subjetivação
Gomes, Claudia (PUC-Campinas, 2010-02-10)Um dos grandes desafios que cercam o debate do processo de inclusão escolar são os aspectos intrínsecos que direcionam essa questão nas diferentes esferas sociais, dentre eles, a esfera individual do aluno incluído. ... -
O papel dos afetos no processo de formação de psicólogos
Carmo, Mariana Coralina do (PUC-Campinas, 2011-02-11)Esta pesquisa teve por objetivo investigar os afetos envolvidos na adaptação de alunos ao ensino superior e sua influência na relação do aluno com o curso e em seu processo de aprendizagem, ao longo do desenvolvimento de ... -
O professor de corpo inteiro: a dança circular como fonte de promoção e desenvolvimento da consciência
Andrada, Paula Costa de (PUC-Campinas, 2014-02-18)Esta pesquisa investigou a potencialidade de intervenções que se utilizam de expressões artísticas na promoção da tomada de consciência de professores da rede pública de ensino sobre suas condições de docência e seu papel ... -
Os aspectos subjetivos da experiência de trabalho em jovens com síndrome de down
Bilbao, Eduardo Vicente (PUC-Campinas, 2009-12-17)O presente trabalho teve por objetivo estudar os aspectos subjetivos da experiência de inclusão no mercado de trabalho em jovens com Síndrome de Down. Para a investigação da realidade de trabalho dos jovens utilizou-se ... -
Os sentidos atribuídos à medida socioeducativa de liberdade assistida por jovens em conflito com a lei e seus socioeducadores
Venancio, Magda Machado Ribeiro (PUC-Campinas, 2011-02-09)Esta pesquisa teve por objetivo compreender e analisar os sentidos que jovens em medida socioeducativa de liberdade assistida e seus socioeducadores atribuem à Medida. Objetivou-se ainda investigar se a denominação atribuída ... -
Os sentidos da docência para alunos do magistério indígena: o papel da língua como mediação
Ferreira, Áurea Lúcia Magalhães Cardoso de Medeiros (PUC-Campinas, 2014-02-26)A presente pesquisa teve por objetivo analisar o papel da língua enquanto função psicológica superior na mediação do processo de constituição da docência indígena, buscando compreender sua influência no modo de ser e agir ... -
Os sentidos do respeito na escola: uma análise da perspectiva da psicologia histórico-cultural
Barbosa, Eveline Tonelotto (PUC-Campinas, 2012-12-18)Esta pesquisa tem como objetivo analisar os sentidos que constituem o respeito e sua contrapartida de desrespeito nas relações escolares e sua influência no modo de agir de alunos e professores. Para tanto, adotamos como ...