Navegação Escola de Ciências da Vida por assunto "Psicologia Histórico-Cultural"
Itens para a visualização no momento 1-18 de 18
-
A indiferença de estudantes do ensino médio pelo conhecimento escolarizado: reflexões de um psicólogo a partir da perspectiva histórico-cultural
(PUC-Campinas, 2017-02-07)O objetivo desta pesquisa é compreender o sentido da indiferença em relação ao conhecimento escolarizado, para jovens dos primeiros anos do ensino médio noturno, de uma escola publica estadual, de uma cidade do interior ... -
A psicologia escolar no ensino médio público: refletindo sobre trabalho e profissão com adolescentes
(PUC-Campinas, 2017-12-13)Ao assumir a Psicologia Histórico-Cultural como base teórico-metodológica, compreendemos que a orientação profissional é um processo de promoção de desenvolvimento e não um fim, enquanto lugar a se chegar. Com essa ... -
Capacidade de ação e emancipação política: fundamentos da emancipação humana
(PUC-Campinas, 2020-02-18)Este trabalho, de cunho teórico, discute, a partir de algumas contribuições da Psicologia Contra-Hegemônica e do Materialismo Histórico e Dialético, as possibilidades de uma real emancipação humana. Retomando, aqui, as ... -
Docência, sofrimento e potência de ação: o drama de ensinar no ensino médio público pelo olhar da psicologia
(PUC-Campinas, 2020-02-19)A presente pesquisa teve por objetivo investigar a potência da arte na promoção da reflexão sobre as condições do trabalho docente e sua ressignificação. Os desafios que se apresentam na ação cotidiana do professor atualmente ... -
Formação humanizadora da consciência: a atuação do professor universitário para a superação da alienação
(PUC-Campinas, 2018-05-25)Esse estudo teve como objetivo central analisar o processo de formação humanizadora da consciência no Ensino Superior, especificamente em um curso de Pedagogia. A tese defendida é a de que a formação humanizadora da ... -
Imaginação na adolescência: refletindo sobre a produção em pesquisas e suas contribuições à compreensão do desenvolvimento
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-01-28)Esta pesquisa vincula-se aos estudos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa “Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas – PROSPED” do Programa de Pós – Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Pontifícia ... -
Imaginando, pensando, agindo: movimentos de significação de adolescentes mediados pela arte
(PUC-Campinas, 2020-02-17)Esta pesquisa teve como objetivo demonstrar que vivências com a arte são capazes de promover o desenvolvimento de adolescentes, sobretudo pelo elo entre imaginação e emoção que favorece novas significações sobre as condições ... -
“A nossa voz importa”: promovendo a capacidade de ação de adolescentes do ensino médio público
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-01-27)A presente pesquisa teve como objetivo investigar, a partir de uma intervenção em escola pública, práticas psicológicas que podem promover mudanças de posicionamento dos estudantes do Ensino Médio no enfrentamento das ... -
Os sentidos do respeito na escola: uma análise da perspectiva da psicologia histórico-cultural
(PUC-Campinas, 2012-12-18)Esta pesquisa tem como objetivo analisar os sentidos que constituem o respeito e sua contrapartida de desrespeito nas relações escolares e sua influência no modo de agir de alunos e professores. Para tanto, adotamos como ... -
Os “donos da imaginação”: a contação e produção de histórias promovendo o interesse e a participação de adolescentes em atividades escolares
(PUC-Campinas, 2017-02-08)Esta pesquisa teve como objetivo investigar o papel da imaginação na promoção do desenvolvimento de adolescentes do 8ºano do Ensino Fundamental II de uma escola pública estadual do interior de São Paulo. Adotou-se como ... -
Perspectivas de futuro e adolescência: o que expressam alunos de uma escola pública no ensino médio noturno?
(PUC-Campinas, 2019-02-12)Esta pesquisa objetivou investigar e analisar o que pensam adolescentes que cursam o Ensino Médio público do período noturno sobre o futuro e como veem a contribuição da escola para sua vida atual e futura. Fundamentada ... -
Queixa escolar: de que (quem) se trata? uma proposta de intervenção do psicólogo escolar com coordenadores pedagógicos.
(PUC-Campinas, 2018-02-06)Esta pesquisa teve como objetivo investigar a dimensão que a queixa escolar assume no trabalho do coordenador pedagógico e refletir sobre os possíveis encaminhamentos à sua superação. Foi motivada pela crescente produção ... -
Os sentidos da tecnologia para estudantes do Ensino Médio público
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-12)Este estudo objetivou investigar os sentidos da tecnologia para estudantes do Ensino Médio público e seu potencial como ferramenta de transformação da relação do sujeito com o conhecimento escolarizado. Frente ao ... -
Os sentidos da tecnologia para estudantes do Ensino Médio público
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-12)Este estudo objetivou investigar os sentidos da tecnologia para estudantes do Ensino Médio público e seu potencial como ferramenta de transformação da relação do sujeito com o conhecimento escolarizado. Frente ao ... -
Um rosto que contém várias faces: refletindo sobre a vida atual e futura com adolescentes do ensino médio público noturno
(PUC-Campinas, 2019-02-12)A presente pesquisa teve como base teórico-metodológica a Psicologia Histórico-Cultural, assentando-se nos conceitos de Vigotski, notadamente aqueles da “Psicologia da Arte”, compreendendo a potência dessa linguagem para ... -
A vivência da violência por adolescentes de uma escola pública: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-01-25)Este estudo teve como principal objetivo a compreensão das vivências de adolescentes acerca das formas de violência que perpassam suas vidas. A base teórica que o embasa é a Psicologia Histórico-Cultural, sobretudo os ... -
Vivências de jovens no processo de constituição da orientação sexual: cenas e dramas em perspectiva
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-01-26)A orientação sexual tem se tornado cada vez mais presente nos discursos sobre a juventude brasileira, tornando mais complexas as relações sociais de jovens não heterossexuais. Esta pesquisa teve como objetivo investigar ... -
Vivências de venezuelanos sobre o refúgio no Brasil: O papel da apropriação da língua para a inserção na cultura
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-01-25)Este estudo tem como objetivo conhecer a vivência de venezuelanos em situação de refúgio no Brasil e analisar a importância do papel da língua na inserção de refugiados na cultura do país que os recebe. A pesquisa, ora ...