Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 de 10
Capacidade de ação e emancipação política: fundamentos da emancipação humana
(PUC-Campinas, 2020-02-18)
Este trabalho, de cunho teórico, discute, a partir de algumas contribuições da Psicologia Contra-Hegemônica e do Materialismo Histórico e Dialético, as possibilidades de uma real emancipação humana. Retomando, aqui, as ...
Vivências de jovens no processo de constituição da orientação sexual: cenas e dramas em perspectiva
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-01-26)
A orientação sexual tem se tornado cada vez mais presente nos discursos sobre a juventude
brasileira, tornando mais complexas as relações sociais de jovens não heterossexuais. Esta
pesquisa teve como objetivo investigar ...
Imaginando, pensando, agindo: movimentos de significação de adolescentes mediados pela arte
(PUC-Campinas, 2020-02-17)
Esta pesquisa teve como objetivo demonstrar que vivências com a arte são capazes de promover o desenvolvimento de adolescentes, sobretudo pelo elo entre imaginação e emoção que favorece novas significações sobre as condições ...
Imaginação na adolescência: refletindo sobre a produção em pesquisas e suas contribuições à compreensão do desenvolvimento
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-01-28)
Esta pesquisa vincula-se aos estudos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa “Processos de
Constituição do Sujeito em Práticas Educativas – PROSPED” do Programa de Pós –
Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Pontifícia ...
Docência, sofrimento e potência de ação: o drama de ensinar no ensino médio público pelo olhar da psicologia
(PUC-Campinas, 2020-02-19)
A presente pesquisa teve por objetivo investigar a potência da arte na promoção da reflexão sobre as condições do trabalho docente e sua ressignificação. Os desafios que se apresentam na ação cotidiana do professor atualmente ...
“A nossa voz importa”: promovendo a capacidade de ação de adolescentes do ensino médio público
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-01-27)
A presente pesquisa teve como objetivo investigar, a partir de uma intervenção em escola
pública, práticas psicológicas que podem promover mudanças de posicionamento dos
estudantes do Ensino Médio no enfrentamento das ...
A vivência da violência por adolescentes de uma escola pública: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-01-25)
Este estudo teve como principal objetivo a compreensão das vivências de adolescentes acerca
das formas de violência que perpassam suas vidas. A base teórica que o embasa é a Psicologia
Histórico-Cultural, sobretudo os ...
Vivências de venezuelanos sobre o refúgio no Brasil: O papel da apropriação da língua para a inserção na cultura
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-01-25)
Este estudo tem como objetivo conhecer a vivência de venezuelanos em situação de refúgio no Brasil
e analisar a importância do papel da língua na inserção de refugiados na cultura do país que os
recebe. A pesquisa, ora ...
Os sentidos da tecnologia para estudantes do Ensino Médio público
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-12)
Este estudo objetivou investigar os sentidos da tecnologia para estudantes do Ensino Médio
público e seu potencial como ferramenta de transformação da relação do sujeito com o
conhecimento escolarizado. Frente ao ...
Os sentidos da tecnologia para estudantes do Ensino Médio público
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-12)
Este estudo objetivou investigar os sentidos da tecnologia para estudantes do Ensino Médio
público e seu potencial como ferramenta de transformação da relação do sujeito com o
conhecimento escolarizado. Frente ao ...