Buscar
Itens para a visualização no momento 1-9 de 9
Constituição dos sentidos subjetivos em crianças pré-escolares
(PUC-Campinas, 2006-05-02)
O objetivo do presente estudo foi identificar e entender como se constituem os sentidos subjetivos de crianças pré escolares. Nesta pesquisa embasou-se no conceito da Teoria da Subjetividade de González Rey, e enfocou ...
Trabalho e subjetividade de mulheres de uma comunidade: fatores de risco e proteção
(PUC-Campinas, 2009-02-04)
A presente tese tem como objeto de estudo a relação estabelecida entre as condições de trabalho (e não-trabalho), o seu sentido subjetivo e as condições de desenvolvimento das famílias. Para investigar estas categorias ...
Sentimento de inadequação: estudo fenomenológico-existencial
(PUC-Campinas, 2008-02-15)
É possível identificar fenômenos importantes a serem abordados no que diz respeito ao Sentimento de Inadequação (SI), caracterizado pelo sentimento de desigualdade ou diferença em relação a outras pessoas ou situações ...
A investigação da criatividade nos jogos cênicos
(PUC-Campinas, 2005-11-08)
Os jogos de teatro, neste estudo, visaram despertar e investigar os processos criativos e as expressões cênicas criativas e não-criativas. O termo criatividade deriva do latim, creare , que significa fazer algo novo e do ...
Sentidos partilhados nas interações em sala de aula: missão, trabalho, tramas e dramas
(PUC-Campinas, 2008-02-15)
Esta pesquisa versa sobre os sentidos engendrados nas interações como favorecedores ou não do processo ensino-aprendizagem. Seu locus é a sala de aula, entendida como espaço em que se sintetizam elementos de sentido e ...
Subjetividade em sala de aula: a relação professor-aluno no ensino superior
(PUC-Campinas, 2006-02-15)
O presente estudo teve como objetivo investigar a subjetividade presente em sala de aula do ensino superior a partir de uma análise da relação professor-aluno e as implicações decorrentes para o processo de construção do ...
Consciência, ideologia e pobreza: sociabilidade humana e desigualdade social
(PUC-Campinas, 2007-12-11)
Este trabalho surge de uma prática estabelecida em um contexto marcado pela desigualdade social. A inserção em uma escola pública, situada em Campinas, deu-se por meio do projeto "Risco à Proteção", financiado pelo CNPq. ...
A educação de jovens e adultos: uma análise dos aspectos subjetivos envolvidos no processo de alfabetização
(PUC-Campinas, 2009-12-16)
Embora existam diversos programas para alfabetizar jovens e adultos, o analfabetismo ainda é um dos maiores problemas da população brasileira. O objetivo desta pesquisa consistiu em investigar como o analfabetismo é ...
O lugar da escola pública na construção da identidade de alunos e ex-alunos da Vila São Nazi
(PUC-Campinas, 2009-02-10)
Embora a literatura especializada aponte freqüentemente para a inadequação da escola no atendimento à população marginalizada, não há um consenso sobre seus efeitos na construção da identidade de seus alunos. O objetivo ...