Escola de Linguagem e Comunicação: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 121-129 de 129
-
Entre o boi e o neon: fragmentos de memórias, identidades, imagens e sons no filme de Gabriel Mascaro
(PUC-Campinas, 2018-02-27)Esta dissertação de mestrado é resultado de uma pesquisa interdisciplinar do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte, da PUC-Campinas. Trata-se da análise interpretativa do discurso do filme brasileiro Boi ... -
Escritas de si, leituras do outro: uma narrativa da experiência na formação de leitores na adolescência
(PUC-Campinas, 2019-12-19)Na sociedade da informação, o hábito de ler está relacionado também aos novos contextos sociais, que, interligados pelas culturas digitais, são espaços daqueles que leem em outros gêneros, como blogues, tweets, e-mails, ... -
Poéticas da memória: arte, mulheres e ditadura
(PUC-Campinas, 2019-11-16)Não elaborado pelo autor. -
Exercícios para se afirmar no espaço
(PUC-Campinas, 2019-02-25)No cotidiano, acometeu-me circunstâncias que fizeram almejar uma pesquisa sobre as relações entre o corpo e espaço. Iniciei processos, transitando sobre outros campos do saber para fazer e pensar sobre meu corpo no espaço. ... -
A Lua é flicts, e você é o quê?: uma proposta didática com a obra de Ziraldo
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-14)O ensino de literatura na Educação Básica, a despeito das discussões recorrentes no meio acadêmico acerca do tema, continua a reproduzir os métodos tradicionais que nutrem grande apreço aos aspectos classificatórios e ... -
Os métodos de interação mútua dentro da sala de aula e os textos narrativos
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2020-12-09)Este trabalho objetiva verificar as vantagens nos métodos de interação no processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, no âmbito das narrativas, com enfoque nos gêneros conto e crônica nos Anos Finais do Ensino ... -
Preconceito linguístico e linguística histórica: possibilidades para o ensino de língua materna
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2020-12-09)Este trabalho tem como objetivo discutir e analisar as possibilidades de se utilizar as ferramentas da Linguística Histórica aplicadas ao ensino de língua materna para o combate ao preconceito linguístico dentro de sala ... -
Letramentos digitais críticos no combate às fake news: ensino e aprendizagem de língua portuguesa para práticas sociais na internet
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2020-12-16)Esta pesquisa tem como objetivo geral entender de que forma o conceito e a prática de letramentos digitais críticos podem ser considerados nas aulas de língua portuguesa, em função de um desenvolvimento da compreensão e ... -
Contribuições das línguas africanas ao português brasileiro: possibilidades para a valorização da cultura afro-brasileira no ensino de língua materna
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2020-12-18)Este trabalho tem por objetivos realizar um levantamento acerca das contribuições das línguas africanas aportadas no Brasil no período colonial, à aspectos lexicais, fonológicos e semânticos da língua portuguesa que se ...