Browsing Produção acadêmica e científica by Title
Now showing items 1041-1060 of 2301
-
Fissura labiopalatina: relações entre temperamento e coping de pré-adolescentes e risco psicossocial familiar
(PUC-Campinas, 2018-02-20)A fissura labiopalatina é um problema que exige cuidados médicos desde o nascimento até o final da adolescência, acarretando várias situações estressantes para o portador e sua família. Este estudo analisou os processos ... -
Fissuras labiopalatinas: revisão da literatura fonoaudiológica
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-11-27)Introdução: Anomalias craniofaciais podem ser consideradas como quaisquer defeitos ou lesões de estruturas anatômicas que ocorrem na face e/ou crânio durante a formação do bebê, geralmente nas primeiras semanas de gestação. ... -
Fitorremediação como solução baseada na natureza: proposta de parametrização aplicada ao Parque Gas Works
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-23)O presente trabalho discute, mediante investigação e análise crítica de referenciais teóricos concernentes, alternativas de fitorremediação, apoiadas no estudo de caso do Parque Gas Works, a partir da constituição de ... -
Fluxos e refluxos da urbanística anglo-saxônica na obra de Saturnino de Brito: 1882 – 1929
(PUC-Campinas, 2021-04-26)O plano nacional modernizador de desenvolvimento que incidiu sob o Brasil entre o período de 1882 e 1929 é tomado, nesta tese, como objeto de reflexão e como expressão do pensamento que incidia sobre as cidades. Tendo como ... -
Foccos - o impacto cultural dos produtos midiáticos: alterando percepções sociais através do audiovisual
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-11-30)O trabalho visa discutir o impacto das produções audiovisuais por meio da percepção da sociedade sobre si própria, explorando as relações entre o audiovisual e o design com intuito de desenvolver um projeto que traga um ... -
Fonoaudiologia e síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS): revisão integrativa de literatura
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-11-25)Introdução: A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é caracterizada por episódios repetitivos de oclusão parcial ou completa das vias respiratórias durante o sono, levando à redução da ventilação (hipopneias), ou ... -
Formação continuada de professores e a teoria histórico-cultural: diálogos (trans)formadores sustentados por mediações teóricas e reflexões sobre práticas pedagógicas
(PUC-Campinas, 2020-12-14)O presente trabalho é resultado de uma pesquisa sobre formação continuada de professores à luz da Teoria Histórico-Cultural, tomando a formação do pensamento conceitual e a constituição social da memória como pontos de ... -
Formação continuada de professores na rede municipal de Campinas a partir da pandemia de covid-19
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-23)Esta dissertação se desenvolve na linha de pesquisa “Políticas Públicas em Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas. Tem por objetivo analisar como a formação continuada de professores foi ... -
Formação continuada de professores por meio da educação a distância (EAD): influências do curso TV na Escola e os desafios de hoje
(PUC-Campinas, 2008-02-22)Devido às mudanças sócio-econômicas e políticas ocorridas no mundo e a forte presença das novas tecnologias, a educação vem se modificando para acompanhar esse processo de globalização. Nesse contexto, a Educação a Distância ... -
Formação continuada e autorregulação da aprendizagem: concepções e práticas de professores
(PUC-Campinas, 2015-02-24)As questões da (não) aprendizagem têm sido uma das queixas mais frequentes na realidade educacional atualmente. Pais e professores são desafiados a lidar com crianças que parecem não aprender, não demonstram interesse nos ... -
Formação continuada para docentes no ensino superior: análise de um programa
(PUC-Campinas, 2009-12-11)O presente trabalho tem como proposta analisar os desafios e as perspectivas da formação continuada no ensino superior, visando promover um fazer consciente do processo ensino e aprendizagem. Apresenta historicamente como ... -
Formação continuada: desenvolvimento de um projeto de educação ambiental
(PUC-Campinas, 2004-10-27)Este estudo insere-se na linha de pesquisa "Universidade, Docência e Formação de Professores". Em decorrência da degradação ambiental em que o mundo se encontra mergulhado, são várias as discussões que apontam a educação ... -
Formação cultural no programa pedagogia cidadã
(PUC-Campinas, 2009-06-23)Esta pesquisa trata da formação cultural proporcionada pelo curso de formação de professores em serviço, denominado Pedagogia Cidadã, o qual foi desenvolvido pela UNESP em parceria com diversas prefeituras do Estado de São ... -
Formação de professores na implantação do ensino fundamental de nove anos: a escola, um espaço de diálogo?
(PUC-Campinas, 2012-02-28)O tema deste trabalho se refere à implementação do novo Ensino Fundamental de nove anos (EF), com interesse, mais especificamente, sobre a formação continuada dos professores nesse processo, requerendo, portanto, adaptações ... -
Formação do território Bragantino Paulista: o papel dos bairros rurais, fazendas mistas e capelas filiais
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-05-26)Esta pesquisa analisa a formação histórica da rede urbana de Bragança Paulista desde o início da ocupação do seu território, no século XVIII, até a primeira metade do século XX, procurando abordar aspectos econômicos, ... -
Formação do território e espaço urbanos de Bragança Paulista: dos primórdios a 1830
(PUC-Campinas, 2016-02-17)Este trabalho busca traçar uma análise da formação do território da atual cidade de Bragança Paulista, investigando desde a formação dos primeiros caminhos do sertão paulista que partiam da cidade de São Paulo em direção ... -
Formação do território sul mineiro: núcleos urbanos, fazendas e caminhos
(PUC-Campinas, 2016-12-07)Este trabalho busca traçar uma análise da formação do território no sul de Minas Gerais, investigando a formação dos primeiros caminhos, partindo de diversas localidades da colônia e desbravando os sertões em busca de ouro ... -
Formação docente: educação ambiental na engenharia ambiental
(PUC-Campinas, 2006-08-31)O presente estudo se insere na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , e tem por objetivo entender como se desenvolve a educação ambiental no curso de Engenharia Ambiental de uma universidade ... -
Formação e a competência informacional do bibliotecário-médico brasileiro
(PUC-Campinas, 2009-06-15)Esta pesquisa teve como objetivo investigar as diferentes abordagens acerca da formação dos bibliotecários-médicos, a fim de observar suas características e propostas, e identificar as competências informacionais que seriam ... -
Formação em Psicologia Escolar: perspectiva crítica na ênfase para o campo educativo
(PUC-Campinas, 2014-02-10)Este trabalho procurou fazer uma reflexão sobre a formação do psicólogo partindo da realidade brasileira e, mais especificamente, sobre as Ênfases Curriculares e o perfil dos cursos de Psicologia na Região Metropolitana ...