Navegação Produção acadêmica e científica por título
Itens para a visualização no momento 1484-1503 de 2353
-
Nota de rodapé como recurso na contextualização sócio-histórica e cultural na tradução: um estudo na obra Viagem Solitária
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-06-16)O presente artigo discute o uso de elementos paratextuais na tradução para adição de contextualizações sócio-históricas e culturais, a fim de auxiliar o leitor em sua interpretação e trazer aspectos estrangeirizadores ... -
Notícias do lugar que restou: sobre objetos e memória na condição do refúgio
(PUC-Campinas, 2021-02-26)Esta dissertação pretende narrar um momento da vida de Hanoi, venezuelana de Caracas, que desde 2018 se refugia no Brasil. Ao abandonar seu país, Hanoi elege trazer consigo, como objeto de recordação de sua vida pregressa, ... -
Nova estratégia de desfragmentação de canais para redes ópticas elásticas
(PUC-Campinas, 2015-11-13)As redes ópticas de multiplexação por divisão de comprimento de onda (WDM) acomodam o tráfego em canais fixos de 100, 50 e 25 GHz. Esta condição de grade fixa limita o número de conexões por fibra óptica (80 canais na banda ... -
Novas tecnologias e o ensino superior: repensando a formação docente
(PUC-Campinas, 2006-05-24)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa: Universidade Docência e Formação de Professores , tem como objetivo investigar o posicionamento de professores de diferentes cursos do Ensino Superior quanto ao uso das ... -
Novos algoritmos para alocação eficiente de canais em redes ópticas elásticas
(PUC-Campinas, 2014-02-05)Novas redes ópticas de multiplexação por divisão de comprimento de onda (Wavelength Division Multiplexing, WDM) podem utilizar vários canais com taxas diferentes de bits. Além disso, cada um dos canais individuais pode ... -
“Nóis pixa voces pinta, vamu ve quem tem mais tinta”: a mediação do espaço físico e social na promoção do desenvolvimento da imaginação de adolescentes do ensino médio
(PUC-Campinas, 2017-02-01)Este estudo assume o pressuposto de que o espaço físico da escola é construído, além de se constituir como lugar dinâmico em constante transformação para o ensino e a aprendi-zagem, assume-se, assim, uma dimensão simbólica ... -
Nós sem nós: alunos com deficiência visual na escola de tempo integral
(PUC-Campinas, 2009-12-16)Este estudo tem como objetivo analisar o trabalho pedagógico inclusivo de uma equipe escolar, do ensino fundamental de uma Escola de Tempo Integral (ETI) da rede pública estadual paulista, junto aos alunos com deficiência ... -
Núcleo de Cultura Guarapiranga
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-11)O presente trabalho busca apresentar a criação de um Núcleo de Cultura na região da margem da Represa Guarapiranga, bem como recapitular os aspectos do plano urbano “Entre Margens” elaborado em grupo, que levaram à ... -
Núcleo de recuperação ambiental e sociocultural do Manguezal Capixaba
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-14)O presente caderno tem como intenção, trazer o resultado do estudo projetual realizado durante o segundo semestre de 2023 a partir do estudo e plano urbano alcançado no primeiro semestre na Região Metropolitana da ... -
Números naturais: abordagem do contexto histórico na prática pedagógica
(PUC-Campinas, 2009-12-18)Devido às possibilidades de compreensão dos fenômenos sociais que interferem na forma como o conhecimento é construído e como o aluno se apropria dele, esta pesquisa investiga as potencialidades da participação da História ... -
O concern para Winnicott em diálogo com Melanie Klein
(PUC-Campinas, 2015-02-25)Este trabalho, uma pesquisa de natureza teórica, visa esclarecer as considerações de Winnicott sobre a fase do concern. Tal conceito foi desenvolvido pelo o autor com o intuito de ressaltar aspectos positivos no fenômeno ... -
O pulsar pedagógico : estratégias e desafios de uma coordenadora na formação de professoras
(PUC-Campinas, 2014-02-14)Há tempos pergunta-se sobre a atuação do Coordenador Pedagógico (CP) como formador de formadores, considerando-o importante articulador e transformador da realidade educacional. Durante nossas experiências profissionais, ... -
O aluno do curso técnico de enfermagem e o estágio hospitalar: experiências psicanalíticas de um grupo
(PUC-Campinas, 2009-02-16)Este estudo investigou um grupo de alunos do curso Técnico de Enfermagem quando em período de estágio hospitalar. Teve como objetivo descrever e compreender os fenômenos manifestados no grupo e na prática do estágio, ... -
O amante competente e outros campos o imaginário coletivo de universitários sobre dificuldades sexuais masculinas
(PUC-Campinas, 2007-04-18)A presente pesquisa tem como objetivo investigar o imaginário coletivo de universitários sobre dificuldades sexuais masculinas, bem como elucidar os campos psicológicos não conscientes, ou seja, a lógica emocional de acordo ... -
O brincar e a afetividade na prática pedagógica de professores de educação infantil
(PUC-Campinas, 2009-02-16)O presente trabalho tem por finalidade analisar o papel da afetividade e do brincar na educação da criança da educação infantil, enfocando o caráter teórico-prático da formação dos professores no que se refere à importância ... -
O centro de Campinas à espera: discursos, impasses e desafios
(PUC-Campinas, 2020-02-19)Este trabalho se propõe a compreender e analisar os planos, programas e projetos propostos pelas gestões municipais para o Centro de Campinas-SP especificamente no período compreendido entre os anos de 1993 a 2018, que ... -
O ciberespaço na percepção e construção do espaço geográfico: desafios na produção de conhecimentos
(PUC-Campinas, 2021-02-19)O presente estudo se propõe a analisar e refletir sobre como o ciberespaço, materializado no meio técnico-científico-informacional, interfere na percepção e na construção do espaço geográfico, considerando a expansão das ... -
O conceito de ideologia em Martín-Baró: reflexões a partir do materialismo histórico-dialético
(PUC-Campinas, 2017-02-07)Esta pesquisa discute o conceito de ideologia na obra de Ignácio Martín-Baró, precursor da psicologia da libertação. Um dos conceitos mais controversos no âmbito das ciências sociais, ideologia tem lugar fundamental na ... -
O Conjunto Nacional: entre arquitetura e urbanismo modernos
(PUC-Campinas, 2016-02-04)O edifício Conjunto Nacional, projetado por David Libeskind (1928-2014), é uma obra de arquitetura moderna realizada na cidade de São Paulo com uma importante área construída e constitui uma edificação de uso misto, que ... -
O contributo da arte para a construção da qualidade do ensino fundamental 1: uma perspectiva freinetiana
(PUC-Campinas, 2021-02-23)A arte nos anos iniciais do ensino fundamental apresenta relevância à medida que constitui contributo para o desenvolvimento integral da criança, sobretudo considerando-se os aspectos cognitivos e emocionais. Sua expressão ...