Navegação Produção acadêmica e científica por título
Itens para a visualização no momento 1491-1510 de 2275
-
O lugar do sujeito na educação infantil: uma análise na perspectiva da psicologia histórico-cultural
(PUC-Campinas, 2013-02-19)Esta pesquisa teve por objetivo investigar o lugar que a criança ocupa enquanto sujeito na visão dos agentes de educação infantil em um contexto concreto de atividade de agentes de educação infantil do município de Campinas. ... -
O lugar do sujeito na inclusão escolar: percalços e fracassos nas relações de subjetivação
(PUC-Campinas, 2010-02-10)Um dos grandes desafios que cercam o debate do processo de inclusão escolar são os aspectos intrínsecos que direcionam essa questão nas diferentes esferas sociais, dentre eles, a esfera individual do aluno incluído. ... -
O modelo religioso e a experiência religiosa da comunidade mateana: uma análise à luz de Max Scheler.
(PUC-Campinas, 2016-09-12)O presente trabalho tem o propósito de analisar as forças de influência que o modelo religioso exerce em uma comunidade religiosa. Isso se fundamenta a partir da correlação estabelecida entre a conceituação de modelo ... -
O Movimento hip-hop como gerador de urbanidade: um estudo de caso sobre gestão urbana em Campinas
(PUC-Campinas, 2006-06-27)O objetivo principal deste trabalho é analisar a relação entre movimento hip hop e gestão urbana na cidade de Campinas a partir dos anos de 1990. Tendo o movimento hip hop, tanto de um ponto de vista cultural, quanto ... -
O movimento na educação infantil: concepções de pedagogos e professores de educação física sobre a cultura corporal de movimento e suas manifestações
(PUC-Campinas, 2015-12-17)Este trabalho aborda a formação inicial dos professores Pedagogos e dos professores de Educação Física, com ênfase na cultura corporal de movimento de crianças da Educação Infantil, com idades entre três e cinco anos, ou ... -
O olhar docente para a educação física contemporânea: concepções e práticas pedagógicas
(PUC-Campinas, 2012-02-17)Esta pesquisa tem como questão central investigar de que maneira as mudanças ocorridas na área da educação física vêm marcando a concepção do professor e a sua prática pedagógica. Historicamente a ênfase no corpo esteve ... -
O papel da auditoria da informação na gestão organizacional
(PUC-Campinas, 2006-05-30)Este trabalho consiste em uma pesquisa conceitual sobre auditoria da informaçãonas organizações e a relevância dela na Ciência da Informação. Inicialmente, faz-se uma abordagem a respeito de auditoria, em particular, das ... -
O papel da disciplina de filosofia nos cursos superiores de administração
(PUC-Campinas, 2007-12-06)Esta pesquisa tem por finalidade verificar a contribuição da Disciplina de Filosofia nos cursos superiores de Administração. O recorte dado ao estudo tem como objeto de análise uma Instituição de Ensino Superior no interior ... -
O papel da psicologia no desenvolvimento de líderes organizacionais, segundo psicólogos e líderes
(PUC-Campinas, 2005-02-18)Este estudo tem por objetivo analisar a contribuição da Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) para o desenvolvimento de líderes organizacionais. Os dados foram obtidos através de depoimentos escritos, com perguntas ... -
O papel do projeto urbanístico na implantação de novas tipologias de loteamento: estudo do eixo da Rodovia Dom Pedro I em Campinas-SP
(PUC-Campinas, 2012-02-16)A pesquisa pretende compreender e analisar os projetos urbanísticos e o processo de aprovação de parcelamentos do solo recentes, implantados ao longo da Rodovia Dom Pedro I, no município de Campinas/SP. Mais especificamente, ... -
O papel do software livre na inclusão digital
(PUC-Campinas, 2006-10-04)A sociedade contemporânea mostra cada vez mais a necessidade de o indivíduo ter controle do processo de seleção, processamento, comunicação e uso das informações. A informatização da sociedade é notória e crescente, mediada ... -
O papel dos afetos no processo de formação de psicólogos
(PUC-Campinas, 2011-02-11)Esta pesquisa teve por objetivo investigar os afetos envolvidos na adaptação de alunos ao ensino superior e sua influência na relação do aluno com o curso e em seu processo de aprendizagem, ao longo do desenvolvimento de ... -
O papel estratégico da tecnologia da informação na área da saúde
(PUC-Campinas, 2013-12-03)A Tecnologia da Informação (TI) vem se tornando um dos recursos mais utilizados nas instituições hospitalares, desencadeando uma relação de dependência aos seus recursos e serviços, e refletindo no desempenho do seu papel ... -
O paradigma da sacralidade humana: uma leitura sobre o Homo Sacer na obra de Giorgio Agamben
(PUC-Campinas, 2020-02-27)Buscando compreender a origem e o fundamento da estrutura política de seu tempo, na trilha de Michel Foucault, o jusfilósofo italiano Giorgio Agamben realiza investigação arqueológico-genealógica, que resulta no seu projeto ... -
O pensamento tecnocrático, a setorização e as práticas permissivas: a questão das áreas contaminadas no planejamento municipal
(PUC-Campinas, 2018-02-23)A questão das áreas contaminadas representa um problema que tem aumentado nas ultimas décadas. A identificação de inúmeras contaminações – antigas e recentes - no solo e meio hídrico tem afetado a população, ocasionado ... -
O perfil e a influência do mentor na produção de escritores
(PUC-Campinas, 2006-02-07)O trabalho investigou o perfil dos mentores e sua influência na produção literária de escritores brasileiros, verificando as características pessoais e as barreiras ao processo de produção literária de escritores com ... -
O periódico Educar em Revista do setor de educação da Universidade Federal do Paraná (1977-2000): uma análise histórica e temática
(PUC-Campinas, 2001-02-01)Resgata a trajetória histórica do periódico Educar em Revista do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná realizando análise de conteúdo da produção científica expressa nos seus artigos e/ou documentos sob o ... -
O plural em foco: um estudo sobre a experienciação grupal
(PUC-Campinas, 2007-12-04)Esta pesquisa objetivou compreender a experiência de uma equipe formada por estudantes universitários em relação à tarefa de elaborar um projeto acadêmico, ao longo de um ano letivo. O referencial teórico foi a Psicologia ... -
O poder de agir de trabalhadoras da assistência social no contexto neoliberal
(PUC-Campinas, 2015-05-26)A presente dissertação, situada na linha de Pesquisa Prevenção e Intervenção Psicológica do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, busca investigar o poder de agir de ... -
O Portfólio como instrumento de avaliação no ensino de graduação em artes visuais
(PUC-Campinas, 2008-02-11)O estudo sobre o objeto "portfólio", tem como meta principal sua análise como instrumento de avaliação, indicado quando principalmente temos como referenciais de estudo o "artístico" e o "pedagógico". A pesquisa mostra, ...