Browsing Produção acadêmica e científica by Author "Souza, Vera Lucia Trevisan de"
Now showing items 1-19 of 19
-
A indiferença de estudantes do ensino médio pelo conhecimento escolarizado: reflexões de um psicólogo a partir da perspectiva histórico-cultural
Oliveira, Cássio Rodrigo de (PUC-Campinas, 2017-02-07)O objetivo desta pesquisa é compreender o sentido da indiferença em relação ao conhecimento escolarizado, para jovens dos primeiros anos do ensino médio noturno, de uma escola publica estadual, de uma cidade do interior ... -
A psicologia escolar no ensino médio público: refletindo sobre trabalho e profissão com adolescentes
Arinelli, Guilherme Siqueira (PUC-Campinas, 2017-12-13)Ao assumir a Psicologia Histórico-Cultural como base teórico-metodológica, compreendemos que a orientação profissional é um processo de promoção de desenvolvimento e não um fim, enquanto lugar a se chegar. Com essa ... -
As histórias que contamos de nós: mobilizando a imaginação e as emoções de estudantes do ensino fundamental II
Jesus, Juliana Soares de (PUC-Campinas, 2020-02-10)A presente pesquisa teve como objetivo analisar a potência de práticas de contação e produção de histórias na criação de espaços para expressão e significação de emoções por adolescentes no contexto escolar. Ancorada nos ... -
Docência, sofrimento e potência de ação: o drama de ensinar no ensino médio público pelo olhar da psicologia
Ramos, Vânia Rodrigues Lima (PUC-Campinas, 2020-02-19)A presente pesquisa teve por objetivo investigar a potência da arte na promoção da reflexão sobre as condições do trabalho docente e sua ressignificação. Os desafios que se apresentam na ação cotidiana do professor atualmente ... -
A escola como promotora de desenvolvimento humano: contribuições da psicologia à gestão escolar
Medeiros, Fernanda Pereira (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-15)Considerando a gestão escolar como instância que exerce papel fundamental na promoção dos processos escolares e organização da escola, esta pesquisa investiga as contribuições da Psicologia às ações gestoras, sobretudo ... -
Imaginação na adolescência: refletindo sobre a produção em pesquisas e suas contribuições à compreensão do desenvolvimento
Andrade, Thiago Girardi de (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-01-28)Esta pesquisa vincula-se aos estudos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa “Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas – PROSPED” do Programa de Pós – Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Pontifícia ... -
Imaginando, pensando, agindo: movimentos de significação de adolescentes mediados pela arte
Maura Assad Pimenta, Neves (PUC-Campinas, 2020-02-17)Esta pesquisa teve como objetivo demonstrar que vivências com a arte são capazes de promover o desenvolvimento de adolescentes, sobretudo pelo elo entre imaginação e emoção que favorece novas significações sobre as condições ... -
Manifestações de emoções de estudantes do ensino fundamental II: refletindo sobre práticas do psicólogo escolar
Oliveira, Marina Conceição de (PUC-Campinas, 2021-02-23)A presente pesquisa teve por objetivo analisar as manifestações de emoções de estudantes do Ensino Fundamental II e refletir sobre as contribuições da Psicologia Escolar no favorecimento de sua elaboração. Pressupõe-se que ... -
Memórias que mobilizam a imaginação: perspectivas de futuro de jovens egressos do Ensino Médio público
Rocha, Matheus Henrique da Silva (PUC Campinas, 2022-01-27)A presente pesquisa está vinculada aos estudos desenvolvidos pelo grupo Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas (PROSPED), do Programa de pós-graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica ... -
“A nossa voz importa”: promovendo a capacidade de ação de adolescentes do ensino médio público
Arinelli, Guilherme Siqueira (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-01-27)A presente pesquisa teve como objetivo investigar, a partir de uma intervenção em escola pública, práticas psicológicas que podem promover mudanças de posicionamento dos estudantes do Ensino Médio no enfrentamento das ... -
Os “donos da imaginação”: a contação e produção de histórias promovendo o interesse e a participação de adolescentes em atividades escolares
Barbosa, Eveline Tonelotto (PUC-Campinas, 2017-02-08)Esta pesquisa teve como objetivo investigar o papel da imaginação na promoção do desenvolvimento de adolescentes do 8ºano do Ensino Fundamental II de uma escola pública estadual do interior de São Paulo. Adotou-se como ... -
Perspectivas de futuro e adolescência: o que expressam alunos de uma escola pública no ensino médio noturno?
Luz, Tatiane Stephan Rocchetti (PUC-Campinas, 2019-02-12)Esta pesquisa objetivou investigar e analisar o que pensam adolescentes que cursam o Ensino Médio público do período noturno sobre o futuro e como veem a contribuição da escola para sua vida atual e futura. Fundamentada ... -
Psicólogos escolares e professores: a parceria como mediação de práticas educativas críticas
Oliveira, Beatriz Cristina de (PUC-Campinas, 2018-12-18)A presente pesquisa teve como objetivo analisar as intervenções do psicólogo escolar com potencial para promover parcerias com professores. Assumiu-se a perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural que ressalta a importância ... -
Queixa escolar: de que (quem) se trata? uma proposta de intervenção do psicólogo escolar com coordenadores pedagógicos.
Favarin, Rafael da Nova (PUC-Campinas, 2018-02-06)Esta pesquisa teve como objetivo investigar a dimensão que a queixa escolar assume no trabalho do coordenador pedagógico e refletir sobre os possíveis encaminhamentos à sua superação. Foi motivada pela crescente produção ... -
Os sentidos da tecnologia para estudantes do Ensino Médio público
Grego, Aline Cristina Ferreira (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-12)Este estudo objetivou investigar os sentidos da tecnologia para estudantes do Ensino Médio público e seu potencial como ferramenta de transformação da relação do sujeito com o conhecimento escolarizado. Frente ao ... -
Os sentidos da tecnologia para estudantes do Ensino Médio público
Grego, Aline Cristina Ferreira (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-12)Este estudo objetivou investigar os sentidos da tecnologia para estudantes do Ensino Médio público e seu potencial como ferramenta de transformação da relação do sujeito com o conhecimento escolarizado. Frente ao ... -
Um rosto que contém várias faces: refletindo sobre a vida atual e futura com adolescentes do ensino médio público noturno
Reis, Elaine de Cássia Gonçalves dos (PUC-Campinas, 2019-02-12)A presente pesquisa teve como base teórico-metodológica a Psicologia Histórico-Cultural, assentando-se nos conceitos de Vigotski, notadamente aqueles da “Psicologia da Arte”, compreendendo a potência dessa linguagem para ... -
A vivência da violência por adolescentes de uma escola pública: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural
Silva, Rayanne Veridiana Nunes da (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-01-25)Este estudo teve como principal objetivo a compreensão das vivências de adolescentes acerca das formas de violência que perpassam suas vidas. A base teórica que o embasa é a Psicologia Histórico-Cultural, sobretudo os ... -
Vivências de jovens no processo de constituição da orientação sexual: cenas e dramas em perspectiva
Silva, Rômulo Lopes da (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-01-26)A orientação sexual tem se tornado cada vez mais presente nos discursos sobre a juventude brasileira, tornando mais complexas as relações sociais de jovens não heterossexuais. Esta pesquisa teve como objetivo investigar ...