Navegação Produção acadêmica e científica por autor "Pontifícia Universidade Católica de Campinas"
Itens para a visualização no momento 21-40 de 1526
-
A cidade e os estritos horizontes do direito positivo
Silveira, Suzana Maria Loureiro (PUC-Campinas, 2021-02-26)Esta pesquisa se propôs à compreensão da cidade como um espaço de materialização de valores sociais, como um espaço objetivo para além das estritas limitações do direito positivo. Analisa-se, a partir de uma crítica imanente, ... -
A competência e os aspectos ético-políticos no curso de enfermagem: olhar dos docentes enfermeiros
Santos, Sonia Aparecida dos (PUC-Campinas, 2007-03-20)O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores . Nosso foco de interesse é discutir o desenvolvimento das competências na graduação em enfermagem, abrangendo os ... -
A concepção educacional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID no contexto do pragmatismo
Teixeira, Aurora da Silva (PUC-Campinas, 2014-12-19)O presente trabalho analisa a concepção educacional de uma política pública da Diretoria de Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Programa Institucional de Bolsas ... -
A consciência fonológica e o Programa Ler e Escrever
Vespoli, Ana Carolina Torres (PUC-Campinas, 2013-12-17)O conhecimento e o domínio do código escrito, assim como as práticas sociais de leitura e escrita são eixos norteadores do trabalho pedagógico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Políticas públicas em educação foram ... -
A constituição do vetor noroeste de expansão urbana da região metropolitana de Campinas: permanências e questões fundiárias
Nandin, Cauana Lemes Conde (PUC-Campinas, 2020-06-15)Esta pesquisa tem como principal objetivo demostrar, a partir de uma análise diacrônica, a formação e expansão do tecido urbano das cidades de Americana, Nova Odessa e Sumaré, que formam o Vetor Noroeste de Expansão Urbana ... -
A contribuição da visualização da informação para a ciência da informação
Dias, Mateus Pereira (PUC-Campinas, 2007-05-24)As informações armazenadas em meios digitais são apresentadas aos seus usuários de diversas formas, graças aos recursos computacionais disponíveis na atualidade. Sob esse contexto, ampliou-se a disponibilização de informações ... -
A contribuição dos processos de comunicação para a sustentabilidade: respostas à crise hídrica no âmbito das bacias hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí
Amaral, Paulo Silas do (PUC Campinas, 2021-12-15)Entre os anos de 2014 e 2015, principalmente, o Sudeste brasileiro sofreu uma crise de escassez hídrica severa. O baixo volume de precipitações, o decaimento do nível dos reservatórios e as altas temperaturas tiveram grande ... -
A criança de seis anos no ensino fundamental de 9 anos: o processo de implementação ao longo de uma década no município de Itajubá/MG
Ribeiro, Rosangela Benedita (PUC-Campinas, 2014-12-17)A presente pesquisa tem por objetivo analisar a implantação e implementação do Ensino Fundamental de nove anos (EF) do município de Itajubá/MG, ao longo de uma década. Justifica-se o interesse por esse tema pelo pioneirismo ... -
A Criança sob o olhar de conselheiros de direitos
Carvalho, Carolina Freire de Carvalho de (PUC-Campinas, 2003-02-17)O presente estudo teve como objetivo identificar a concepção de conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente sobre criança e suas necessidades e comparar os discursos dos representantes do ... -
A criatividade nas organizações: das concepções às formas de avaliação
Rocha, Karina Nalevaiko da (PUC-Campinas, 2016-02-19)Nas empresas, a criatividade tem despertado grande interesse pela sua importância e expressão, pois sabe-se que para que uma empresa mantenha-se em um mercado altamente competitivo ela deve inovar e criar novas soluções a ... -
A Declaração de Significância Cultural como instrumento para a gestão do patrimônio e turismo culturais: o complexo hidrotermal e hoteleiro de Poços de Caldas
Oliveira, Anamaria Canuto Sales de (PUC-Campinas, 2021-02-25)Esta pesquisa tem por objetivo compreender a tríade Integridade, Autenticidade e Significância Cultural e verificar, através da Declaração de Significância Cultural, a sua aplicabilidade como instrumento de gestão patrimonial ... -
A desconexão contemporânea da práxis da arquitetura e do urbanismo no Brasil
Linardi, Fabricio de Francisco (PUC-Campinas, 2017-12-11)Para refletir sobre a contemporaneidade é necessário considerar os resquícios do passados como marcas dos processos históricos e somá-los à novos elementos que constituem a conjuntura do período atual. Considera-se que são ... -
A distribuição das oportunidades educacionais no âmbito municipal referenciados no índice de oportunidades da educação brasileira (IOEB): mapeamento e tendências da região metropolitana de Campinas
Oliveira, Leandro Barbosa (PUC-Campinas, 2017-11-30)Esta dissertação aborda a questão das oportunidades educacionais na região metropolitana de Campinas, localizada no interior do Estado de São Paulo, envolvendo 19 municípios com grande heterogeneidade em termos socioeconômicos. ... -
A docência e o ensino bilíngue: desafios e formas de Enfrentamento
Santos, Milena Moreira dos (PUC Campinas, 2022-02-23)O Brasil não é um país monolíngue. Há línguas representativas de grupos minoritários, que tendem a sofrer um apagamento, em razão da desvalorização, como ocorre, por exemplo, com as línguas nativas indígenas e as de ... -
A dominação carismática de lideranças femininas neopentecostais: do Culto das Princesas de Sarah Sheeva ao Casamento Blindado de Cristiane Cardoso
Capra, Miriã Joyce de Souza Sales (PUC-Campinas, 2017-12-06)O “Culto das Princesas” da pastora Sarah Sheeva e o programa “Casamento Blindado” da jornalista Cristiane Cardoso suscitam questionamentos no que tange ao empoderamento feminino, sua relação com a modernidade líquida, a ... -
A economia da produção do conhecimento científico e as bases de dados
Xavier, Rodolfo Coutinho Moreira (PUC-Campinas, 2007-02-26)O trabalho aborda a questão das relações econômicas estabelecidas entre as etapas de produção, distribuição e uso da informação na cadeia produtiva do conhecimento, disponível nos provedores em linha, para compreender a ... -
A educação ambiental e a formação do educador crítico: estudo de caso em uma escola da rede pública
Pinto, Rosilene Amélia Campos Guimarães (PUC-Campinas, 2006-08-04)O presente trabalho objetiva contribuir para práticas pedagógicas relacionadas à formação continuada de professores, promovendo, através da escola, a compreensão sócio-política das questões ambientais, a partir dos ... -
A educação bilíngue por seus agentes em uma visão dialógica com a teoria da luta por reconhecimento
Costa, Marcelo José Baccarin (PUC-Campinas, 2020-11-26)Desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, na Linha de Pesquisa “Políticas Públicas em Educação”, e no Grupo de Pesquisa “Política e Fundamentos da Educação”, a ... -
A educação corporativa e os impactos na empregabilidade do trabalhador: um estudo do SENAC
Amaral, Rodrigo Buzin Siqueira do (PUC-Campinas, 2009-02-19)O presente trabalho tem como objetivo conhecer o Programa de Educação Corporativa do SENAC São Paulo, organizado institucionalmente pelo Núcleo de Educação Corporativa, no intuito de analisar, através de estudo de caso, o ... -
A educação de jovens e adultos: uma análise dos aspectos subjetivos envolvidos no processo de alfabetização
Costa, Maria Betânia Gondim da (PUC-Campinas, 2009-12-16)Embora existam diversos programas para alfabetizar jovens e adultos, o analfabetismo ainda é um dos maiores problemas da população brasileira. O objetivo desta pesquisa consistiu em investigar como o analfabetismo é ...