Navegação Produção acadêmica e científica por título
Itens para a visualização no momento 1519-1538 de 2289
-
O posicionamento social do educador : um estudo sobre a participação coletiva em projetos educacionais
(PUC-Campinas, 2005-12-07)O presente trabalho visa desvendar os elementos que favorecem o envolvimento de educadores em projetos coletivos, assim como contribuir para a formação de educadores e gestores educacionais. Está inserido na linha de ... -
O potencial educacional do cinema de animação: três experiências na sala de aula
(PUC-Campinas, 2008-06-10)Este estudo, inserido na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação do educador, mostra a força da arte da animação como meio didático e suas conseqüências positivas na formação do aluno, que vive imerso em uma ... -
O problema do mal em Andrés Torres Queiruga
(PUC Campinas, 2021-12-17)Entende-se que o mal sempre foi um problema para o ser humano. A história do conhecimento humano e das religiões sempre buscaram respostas para esse problema. Esse estudo visa apresentar o problema do mal repensado na ... -
O procedimento multicriterial como contribuição para a tomada de decisão em empreendimentos educacionais privados
(PUC-Campinas, 2008-05-29)O setor econômico educacional privado brasileiro passa por uma situação de retração estrutural de sua demanda desde o final da década passada e com isso a tomada de decisão para novos investimentos tem se tornado uma grande ... -
O processo criativo em arte: percepção de artistas visuais
(PUC-Campinas, 2008-02-28)O trabalho visa investigar o processo criativo e sua dinâmica segundo a percepção de artistas visuais. Entrevistamos oito artistas visuais brasileiros renomados, ambos os sexos, faixa etária de 44 a 62 anos, com experiência ... -
O processo de autorregulação e a construção da representação de si: intervenção realizada com alunos do 5º ano do ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2020-02-13)A necessidade de melhoria do processo de ensino e de aprendizagem é o ponto que impulsionou a realização da pesquisa. Foram escolhidos dois temas que pautaram as discussões e investigação: a autorregulação da aprendizagem ... -
O processo de consciência em um movimento de trabalhadores na luta pela saúde
(PUC-Campinas, 2013-02-18)A pesquisa teve com objetivo estudar como se da o processo de consciência em um movimento de trabalhadores em luta por saúde e qual o papel da organização do grupo neste processo. A associação de Trabalhadores Expostos a ... -
O processo de construção da profissionalidade de professores de educação infantil: caminhos da formação inicial
(PUC-Campinas, 2012-02-14)Esta pesquisa aborda o processo de construção da profissionalidade de professores de educação infantil, cujo problema de investigação situa-se em conhecer como se dá esta construção na formação oferecida nos cursos de ... -
O processo de ensino e aprendizagem nos Cursos de Formação Docente: um caminho de encantos e desencantos
(PUC-Campinas, 2009-12-21)Discutimos no presente trabalho, os desafios e possibilidades vivenciadas na construção da pesquisa e a opção pelo tema: formação de professores. Apresentamos em seguida, um breve histórico confrontando o passado e o ... -
O processo de expansão urbana recente da região sudoeste de Campinas: agentes e impactos
(PUC-Campinas, 2013-02-20)A presente pesquisa pretende compreender e analisar o processo de criação dos bairros Jardim Florence I e II, Parque Floresta, Jardim Itajaí, Jardim Lisa, Jardim Rossin, Jardim Satélite Iris, Jardim Santa Rosa, Chácaras ... -
O Processo de verticalização na cidade de Campinas: da gênese à Lei 640 de 1951
(PUC-Campinas, 2007-02-14)O processo de urbanização brasileiro se caracteriza pelo desenvolvimento acelerado de poucos centros e a metropolização é considerada a identidade deste processo. Nesse contexto a verticalização, que pode ser definida como ... -
O processo formativo do Programa Ler e Escrever: uma análise da rede de formações proposta pelo Estado de São Paulo
(PUC-Campinas, 2014-02-19)Esta pesquisa investigou o processo de formação proposto pelo Programa Ler e Escrever do estado de São Paulo, com foco na figura do Professor Coordenador como formador. O programa é uma política da Secretaria de Educação ... -
O professor de corpo inteiro: a dança circular como fonte de promoção e desenvolvimento da consciência
(PUC-Campinas, 2014-02-18)Esta pesquisa investigou a potencialidade de intervenções que se utilizam de expressões artísticas na promoção da tomada de consciência de professores da rede pública de ensino sobre suas condições de docência e seu papel ... -
O professor e a inclusão do aluno com déficit de atenção e hiperatividade
(PUC-Campinas, 2007-02-08)O principal objetivo deste estudo foi identificar como o professor conceitua o Déficit de Atenção/ Hiperatividade(DA/H). Os dados, coletados através de questionário elaborado especificamente para este estudo, foram analisados ... -
O professor universitário para o curso de administração sob a ótica dos alunos
(PUC-Campinas, 2006-11-27)O presente trabalho propõe-se analisar o trabalho docente num curso noturno de uma Instituição de ensino superior particular, especificamente uma faculdade de Administração, sob a ótica dos alunos. Partindo da constatação ... -
O Programa Bolsa Família e o desafio da construção uma vida nova: percepções das mães de crianças beneficiárias do programa matriculadas em uma escola de Campinas/SP
(PUC-Campinas, 2014-02-11)O recebimento do benefício do Programa Bolsa Família (PBF), política pública de transferência de renda do governo federal destinado a famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza está vinculado ao cumprimento de ... -
O programa cultura de paz: um estudo sobre a autorregulação de jovens aprendizes na perspectiva docente
(PUC Campinas, 2021-12-14)Essa pesquisa foi fundamentada na teoria sociocognitiva e estudos sobre cultura de paz. Estudantes que autorregulam sua aprendizagem são aqueles que assumem a responsabilidade pessoal para controlar e dirigir – em termos ... -
O programa de inclusão digital do governo brasileiro: análise sob a perspectiva da interseção entre ciência da informação e interação humano computador
(PUC-Campinas, 2006-11-17)Estudo sobre análise do papel da Interação Humano- Computador na inclusão digital, pela perspectiva da Ciência da Informação, fazendo uma reflexão do Programa de Inclusão Digital do Governo Brasileiro. Discute a Interação ... -
O Projeto Pedagógico de um Curso de Licenciatura em Matemática: avanços e perspectivas diante das pesquisas educacionais e das exigências legais
(PUC-Campinas, 2003-12-16)Este trabalho está vinculado à linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, e justifica-se pelo fato de os Projetos Pedagógicos das instituições de ensino superior serem, de uma maneira geral, bem ... -
O ProUni sob a ótica de docentes e da direção do curso de pedagogia de uma instituição de ensino do interior do estado de São Paulo
(PUC-Campinas, 2019-06-26)O Programa Universidade para Todos – ProUni, criado em 2004 e institucionalizado em 2005, tem como objetivo a concessão de bolsas parciais e integrais a jovens estudantes da rede pública de ensino médio, com renda per ...