Navegação Produção acadêmica e científica por título
Itens para a visualização no momento 1795-1814 de 2241
-
Protagonismo juvenil: o programa aprendiz Comgás no município de Campinas
(PUC-Campinas, 2009-02-18)A presente pesquisa discute o histórico de participação dos/as alunos/as no processo de elaboração e execução de projetos sociais baseados na metodologia do Programa Aprendiz Comgás proposta às unidades de ensino da rede ... -
Prova Brasil e SARESP: repercussões na construção da qualidade da educação na percepção de professores e gestores de escolas públicas estaduais do município de Campinas (SP)
(PUC-Campinas, 2015-02-26)As avaliações em larga escala da Educação Básica, centradas em exames de desempenho dos alunos, têm sido utilizadas para monitoramento da qualidade da educação por meio da geração de indicadores. O presente trabalho busca ... -
Provinha Brasil: repercussões nas práticas curriculares da educação infantil
(PUC-Campinas, 2015-02-26)A presente pesquisa fundamenta-se na literatura sobre políticas públicas em avaliação, em específico, a Provinha Brasil, concepções de educação infantil e práticas curriculares da educação infantil na contemporaneidade. O ... -
Proxy IP de baixo custo e múltiplos sensores para cidades inteligentes
(PUC-Campinas, 2015-12-18)Com o avanço da inteligência Urbana e as Cidades Inteligentes, a importância do monitoramento remoto e coleta de dados aumentou. Em relação ao monitoramento de dados, o ProxyIP é umaplataforma importante para a realizaçãoda ... -
Prô – Plataforma Educacional Digital
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-06)O projeto Prô nasceu como uma inspiração decorrente da discrepância que acomete o Brasil no quesito educação. Apesar da sociedade do século XXI ser considerada “informacional” e “tecnológica”, ainda existem milhares de ... -
Psicologia & direito: um olhar da perspectiva histórico-cultural
(PUC-Campinas, 2010-12-09)Essa pesquisa foi realizada a partir da perspectiva histórico-cultural, valorizando os aspectos descritivos e as percepções pessoais de 10 universitários de Direito, focando o particular como parte da totalidade social, ... -
Psicologia clínica e responsabilidade social empresarial: compartilhando idéias e práticas
(PUC-Campinas, 2004-12-02)\a Resumo: Responsabilidade social é o compromisso que cada pessoa tem com a sociedade e com a humanidade; as empresas têm se preocupado cada vez mais com esta questão, aumentando significativamente a quantidade de projetos ... -
Psicologia comunitária e a vida cotidiana: reflexões a partir do lugar de moradia
(PUC-Campinas, 2020-02-04)O presente estudo parte da necessidade de rever de que maneira a Psicologia se coloca como ciência e profissão diante da vida dos sujeitos. A partir da inserção na Política de Assistência Social e atuação em uma comunidade ... -
Psicologia crítica e processos participativos na escola: desenvolvendo a capacidade de ação de estudantes
(PUC-Campinas, 2020-02-19)A presente pesquisa insere-se no contexto de defesa da democratização das escolas públicas, enfatizando a importância do protagonismo dos estudantes na construção da educação. Diante dos fundamentos da Psicologia ... -
Psicologia crítica e processos participativos na escola: o lugar da família
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-09)Esta pesquisa de doutorado foi desenvolvida em uma escola pública municipal, embasada pelos fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural, pela perspectiva crítica para compreensão do desenvolvimento infantil e da ... -
Psicologia e adolescência: o que revelam as pesquisas?
(PUC-Campinas, 2015-02-13)Como vem sendo estudado e compreendido o fenômeno da adolescência no campo da psicologia nos últimos dez anos? Partindo dessa problemática e assumindo como referencial teórico a Psicologia Histórico-Cultural, esta pesquisa ... -
Psicologia e assistência social: reflexões sobre a atuação no terceiro setor, à luz da psicologia crítica
(PUC-Campinas, 2012-12-11)O trabalho reflete sobre a inserção da Psicologia nos serviços e programas da Política Nacional de Assistência Social, realizados por entidades socioassistenciais não governamentais do terceiro setor . Apresenta como ... -
Psicologia e Desenvolvimento Integral: Repensando a Avaliação Escolar na Perspectiva de Estudantes
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-14)A psicologia, historicamente, entrou na escola com a função de “ajustar” estudantes que divergiam do que seria um perfil padrão. A partir da perspectiva crítica, a atuação dos profissionais de psicologia passa a ser ... -
Psicologia e indígenas em contexto urbano: memória histórica como resistência
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-08)A presente tese de doutorado tem como objetivo investigar a memória histórica como ferramenta de resistência à colonização da população indígena em contexto urbano. Esta pesquisa justifica-se tendo em vista a presença ... -
Psicologia e luta de classes no Brasil: uma análise histórica da inflexão política da psicologia comunitária
(PUC-Campinas, 2019-02-19)Este trabalho busca empreender uma análise histórica de estratégias políticas presentes na trajetória da psicologia comunitária no Brasil. Tomamos como problema inicial o que se poderia definir como a presença da emancipação ... -
Psicologia Escolar e arte: possibilidades e limites da atuação do psicólogo na promoção da ampliação da consciência de gestores
(PUC-Campinas, 2013-02-20)Esta pesquisa-intervenção tem por objetivo analisar a atuação do psicólogo por meio de práticas que se utilizam da arte como mediadora da ampliação da consciência de gestores, de uma escola pública municipal de Ensino ... -
Psicologia escolar e as práticas de gestão na escola: um estudo sobre os processos de mudança mediados pela vontade
(PUC-Campinas, 2016-02-17)O presente estudo está integrado às ações do grupo de Pesquisa Processos de Constituição dos Sujeitos em Práticas Educativas PROSPED, da linha de pesquisa Prevenção e Intervenção Psicológica, do programa de Pós-graduação ... -
Psicologia escolar e música: mobilizando afetos e promovendo vivências na classe de recuperação
(PUC-Campinas, 2015-12-16)O presente estudo está integrado às ações do grupo de Pesquisa Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas PROSPED, que se insere na linha de pesquisa Prevenção e Intervenção Psicológica, do programa de ... -
Psicologia na escola e rede de proteção à infância e adolescência: enfrentando vulnerabilidades
(PUC-Campinas, 2017-02-14)O presente trabalho aborda a relação entre uma escola pública de educação integral e os demais equipamentos da rede de proteção à infância e adolescência na região noroeste de Campinas, tendo como objetivo de pesquisa ... -
Psicologia no sistema único de assistência social: reflexões críticas sobre ações e dilemas profissionais
(PUC-Campinas, 2013-12-09)A partir da aprovação da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) em 2004 e implementação do Sistema Único de Assistência social (SUAS), o psicólogo compõe as equipes técnicas dos serviços dessa política pública, ...