Navegação Produção acadêmica e científica por assunto "education"
Itens para a visualização no momento 1-20 de 20
-
A educação corporativa e os impactos na empregabilidade do trabalhador: um estudo do SENAC
(PUC-Campinas, 2009-02-19)O presente trabalho tem como objetivo conhecer o Programa de Educação Corporativa do SENAC São Paulo, organizado institucionalmente pelo Núcleo de Educação Corporativa, no intuito de analisar, através de estudo de caso, o ... -
¨A gente não tem noção¨: pontos de vista de professores de uma escola pública de Campinas (SP) em relação ao Programa Bolsa Família
(PUC-Campinas, 2015-02-20)O presente estudo visa compreender os pontos de vista dos professores sobre a importância do Programa Bolsa Família (PBF) como forma de enfrentamento da pobreza por meio da frequência escolar. Para isso, foi apresentado ... -
A implementação da lei 10.639/03 por meio do Mipid em Campinas (SP): a luta pelo reconhecimento no combate ao racismo institucionalizado brasileiro
(PUC-Campinas, 2014-02-25)A dissertação tem como objetivo compreender o processo de elaboração da política pública de ação afirmativa na forma da Lei nº 10639/03 e delimitar os possíveis desdobramentos das ações do programa Memória e Identidade ... -
Análise de uma universidade da terceira idade no município de Campinas
(PUC-Campinas, 2009-02-16)Com o envelhecimento, os idosos se deparam com desafios não antes experimentados. Construir o próprio caminho superando dificuldades e preconceitos impostos pela sociedade, a partir desse ponto, torna-se o principal objetivo ... -
Contribuições de Winnicott para estudo e prevenção da atitude antissocial no ambiente escolar
(PUC-Campinas, 2014-02-04)Nesta pesquisa procura-se apresentar as contribuições de Winnicott para a compreensão da tendência antissocial nos ambientes escolares e educacionais. Depois de retomar as pesquisas relacionando a obra de Winnicott à ... -
Das críticas e inovações propostas ao ensino do direito: a visão de professores da área
(PUC-Campinas, 2009-03-09)A presente pesquisa tem como problema as críticas e as propostas de revisão que estão sendo feitas ao ensino do Direito. Tem como seu objeto as concepções de professores da área, ou seja, o que pensam eles sobre tais ... -
Educação e pobreza: análises a partir das cartilhas, guias e manuais do Programa Bolsa Família (2006-2014)
(PUC-Campinas, 2016-02-24)O Programa Bolsa Família (PTR), criado em 2003, é um programa de transferência de renda federal, em que seus beneficiários devem garantir a frequência mínima escolar de 85% para as crianças entre 6 a 15 anos e 75% para ... -
Especialistas, professores e pedagogos: afinal, que profissional é formado na pedagogia?
(PUC-Campinas, 2007-02-12)O presente texto, inserido na linha de pesquisa Universidade, docência e formação de professores , tem como objetivo principal reconhecer o papel do curso de Pedagogia no Brasil, que profissional forma e qual a sua ... -
Estratégias criativas de professores na pandemia da Covid-19
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-14)A pandemia da COVID-19 impactou em diversas mudanças sociais, econômicas e psicológicas na sociedade, tornando-se uma situação de urgência, exigindo adaptação ao ensino a distância. Vários profissionais da educação se ... -
Estudo preliminar sobre as percepções de estudantes da rede privada sobre suas condições de vida
(PUC-Campinas, 2011-02-09)Este projeto nasceu da necessidade da pesquisadora de compreender melhor a desigualdade social, mais especificamente a desigualdade social que ocorre na educação. A educação no capitalismo denuncia as desigualdades sociais ... -
Formação continuada para docentes no ensino superior: análise de um programa
(PUC-Campinas, 2009-12-11)O presente trabalho tem como proposta analisar os desafios e as perspectivas da formação continuada no ensino superior, visando promover um fazer consciente do processo ensino e aprendizagem. Apresenta historicamente como ... -
Formação e a competência informacional do bibliotecário-médico brasileiro
(PUC-Campinas, 2009-06-15)Esta pesquisa teve como objetivo investigar as diferentes abordagens acerca da formação dos bibliotecários-médicos, a fim de observar suas características e propostas, e identificar as competências informacionais que seriam ... -
Identificação de talentos criativos e intelectuais por testes psicológicos e percepção de professores
(PUC-Campinas, 2014-02-26)O processo deidentificacao do talento/superdotacao com vistas ao atendimento educacional exigeconhecimento e recursos apropriados. Tem sido cada vez maior a demanda por professores capacitados e instrumentos validos de ... -
O posicionamento social do educador : um estudo sobre a participação coletiva em projetos educacionais
(PUC-Campinas, 2005-12-07)O presente trabalho visa desvendar os elementos que favorecem o envolvimento de educadores em projetos coletivos, assim como contribuir para a formação de educadores e gestores educacionais. Está inserido na linha de ... -
O Programa Bolsa Família e o desafio da construção uma vida nova: percepções das mães de crianças beneficiárias do programa matriculadas em uma escola de Campinas/SP
(PUC-Campinas, 2014-02-11)O recebimento do benefício do Programa Bolsa Família (PBF), política pública de transferência de renda do governo federal destinado a famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza está vinculado ao cumprimento de ... -
Os sentidos da liberdade segundo professores da educação básica
(PUC-Campinas, 2009-02-12)Partindo do pressuposto que a educação é um dos caminhos para a formação de um homem livre e entendendo que o professor é uma das figuras centrais nesse contexto, esta pesquisa buscou compreender os sentidos da liberdade ... -
Produção científica sobre psicanálise e educação em teses e dissertações
(PUC-Campinas, 2007-02-16)Esta pesquisa se propõe a analisar a influência da Psicanálise na Educação através de teses e dissertações da área escolar. Com o objetivo de analisar as tendências teóricas dos estudos sobre Psicanálise nas teses e ... -
Programa Bolsa Família: percepções sobre ter estudos a partir da visão de beneficiárias residentes na região sul de Campinas (SP)
(PUC-Campinas, 2014-02-04)O Programa Bolsa Família (PBF) é uma política de transferência de renda, implantada pelo governo federal, em 2003, que visa combater a pobreza. Destina-se a famílias com renda per capita igual ou inferior a R$ 140,00. O ... -
A recepção feminina da espiritualidade inaciana por Cândida Maria de Jesus e sua atuação na educação
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-15)Esta pesquisa é um estudo fenomenológico da recepção da espiritualidade inaciana a partir da atuação da mulher no século XIX, entre as quais se destaca Cândida Maria de Jesus. A pesquisa tem o objetivo de recuperar a ... -
Rumos e perspectivas do egresso do programa de pós-graduação stricto-sensu em educação PUC-Campinas - (1993-2004)
(PUC-Campinas, 2006-06-27)Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Estudos em Avaliação . Objetivamos avaliar, por meio da voz dos egressos do programa de Pós-Graduação Stricto-sensu em Educação da PUC-Campinas de 1993 a 2004, as contribuições ...