Search
Now showing items 1-10 of 97
Validade e normatização da escala de avaliação de depressão para crianças
(PUC-Campinas, 2007-02-06)
A pesquisa cumpriu a validação e normatização da Escala de Avaliação de Depressão para Crianças (Pereira & Amaral, 2004) em amostra de 626 crianças de 6 a 12 anos. Foi realizada a análise fatorial e a escala permaneceu com ...
O professor e a inclusão do aluno com déficit de atenção e hiperatividade
(PUC-Campinas, 2007-02-08)
O principal objetivo deste estudo foi identificar como o professor conceitua o Déficit de Atenção/ Hiperatividade(DA/H). Os dados, coletados através de questionário elaborado especificamente para este estudo, foram analisados ...
Da classificação das ciências à classificação da informação: uma análise do acesso ao conhecimento
(PUC-Campinas, 2007-12-12)
A base teórica para o fundamento desta pesquisa foi a discussão dos conceitos, paradigmas e abordagens pertinentes às áreas de classificação em Biblioteconomia, especialmente, quanto à classificação e à organização da ...
Análise mediacional: uma contribuição da ciência da informação para o mercado de capitais
(PUC-Campinas, 2007-06-18)
Este trabalho discute uma nova possibilidade de análise de investimentos complementar às existentes, orientado sob o foco das informações estratégicas como diferencial competitivo no mercado financeiro, às luzes do ...
Especialistas, professores e pedagogos: afinal, que profissional é formado na pedagogia?
(PUC-Campinas, 2007-02-12)
O presente texto, inserido na linha de pesquisa Universidade, docência e formação de professores , tem como objetivo principal reconhecer o papel do curso de Pedagogia no Brasil, que profissional forma e qual a sua ...
Universidade, formação de professores e movimentos sociais: a colcha de retalhos como metáfora das relações interdisciplinares e transdisciplinares
(PUC-Campinas, 2007-03-02)
O momento histórico atual tem se caracterizado pela busca de novos paradigmas que atendam à crescente complexidade das demandas humanas e sociais, com vistas à superação da fragmentação do pensamento e das ações sociais. ...
A participação de funcionários na construção do projeto político-pedagógico de uma instituição de ensino superior: limites e possibilidades
(PUC-Campinas, 2007-05-25)
O presente trabalho, fruto de uma pesquisa quali-quantitativa, teve como objeto de estudo o diagnóstico e a análise da participação de funcionários na construção do Projeto Político-Pedagógico de uma Instituição de Ensino ...
A avaliação enquanto prática pedagógica em uma instituição de ensino superior
(PUC-Campinas, 2007-03-27)
Esta dissertação está inserida na linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores e refere-se à avaliação da aprendizagem. Os objetivos que a norteiam estão relacionados à formação de professores, à ...
Experiências com um grupo de crianças e mães em situação de violência intrafamiliar atendidas na brinquedoteca: um estudo psicanalítico
(PUC-Campinas, 2007-02-09)
A presente pesquisa teve como finalidade apresentar experiências com um grupo de crianças e suas mães que vivem em situação de violência intrafamiliar e são atendidas na brinquedoteca do Programa ReCriando, bem como analisar ...
Produção científica sobre psicanálise e educação em teses e dissertações
(PUC-Campinas, 2007-02-16)
Esta pesquisa se propõe a analisar a influência da Psicanálise na Educação através de teses e dissertações da área escolar. Com o objetivo de analisar as tendências teóricas dos estudos sobre Psicanálise nas teses e ...