Search
Now showing items 1-10 of 85
Fragmentos de construção da identidade docente: estudo dos memoriais de formação de alunas do PROESF
(PUC-Campinas, 2009-02-05)
Pesquisa sobre Memoriais de Formação apresentados como trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia do Programa Especial para Formação de Professores em Exercício (PROESF), uma parceria dos Municípios da Região de Campinas ...
Cuidar e educar: um olhar da psicologia às produções de pesquisas e políticas públicas sobre educação infantil
(PUC-Campinas, 2009-02-27)
Esta pesquisa de natureza bibliográfica investiga o conceito de cuidar e de educar na educação infantil e sua relação com a saúde psicológica, em dissertações e teses dos programas de pós-graduação em psicologia das ...
Avaliação e ensino médio: o caso de uma escola pública de Itupeva
(PUC-Campinas, 2009-12-09)
A pesquisa teve como objetivo investigar a realidade de uma escola estadual de Ensino Fundamental e Médio, no município de Itupeva, interior do Estado de São Paulo, com foco nas avaliações aplicadas aos alunos da terceira ...
Sentidos atribuídos pelos alunos ao ensino superior: um estudo sobre valores no ambiente acadêmico
(PUC-Campinas, 2009-11-17)
Esta pesquisa tem como objetivo investigar os sentidos atribuídos pelos alunos ao ensino superior a fim de se explorar os valores morais e não morais que permeiam as relações entre os estudantes, a academia, a formação ...
Projeto político-pedagógico e educação especial: ações, contradições e desafios à inclusão educacional na rede municipal de Campinas/SP
(PUC-Campinas, 2009-10-27)
O aluno com deficiência introduziu mudanças na discussão sobre a função social da escola, exigindo assim maior reflexão, organização e planejamento das práticas escolares. A escola por meio de seu Projeto Político-Pedagógico ...
Gestão do conhecimento no treinamento e desenvolvimento de pessoas
(PUC-Campinas, 2009-02-18)
As organizações estão cada vez mais pressionadas a responderem às demandas do mercado e às mudanças sofridas com rapidez, porém buscando as melhores práticas em seus processos. Esta pesquisa procurou, neste contexto, ...
O processo de ensino e aprendizagem nos Cursos de Formação Docente: um caminho de encantos e desencantos
(PUC-Campinas, 2009-12-21)
Discutimos no presente trabalho, os desafios e possibilidades vivenciadas na construção da pesquisa e a opção pelo tema: formação de professores. Apresentamos em seguida, um breve histórico confrontando o passado e o ...
Mapeamento do conceito de informação: um estudo bibliométrico nos periódicos TransInformação e Perspectivas em Ciência da Informação
(PUC-Campinas, 2009-02-17)
O estudo possui como panorama a questão da análise do conceito de informação aplicado nos artigos dos periódicos: TransInformação (TRANS) e Perspectivas em Ciência da Informação (PCI). O objetivo geral da pesquisa é ...
Arquitetura e escola: a percepção docente dos lugares educativos
(PUC-Campinas, 2009-12-11)
Esta pesquisa apresenta as relações entre alguns autores que avaliam o ambiente físico de estabelecimentos educativos, sua ocupação e a percepção dos usuários e, principalmente, a visão de docentes do ensino fundamental ...
Trabalho e subjetividade de mulheres de uma comunidade: fatores de risco e proteção
(PUC-Campinas, 2009-02-04)
A presente tese tem como objeto de estudo a relação estabelecida entre as condições de trabalho (e não-trabalho), o seu sentido subjetivo e as condições de desenvolvimento das famílias. Para investigar estas categorias ...