Search
Now showing items 1-10 of 11
Professora, educadora ou babá? desafios para a reconstrução da identidade profissional na educação infantil
(PUC-Campinas, 2012-02-16)
Este estudo aborda a formação de professores de educação infantil, cujo problema de pesquisa situa-se em conhecer o papel da formação inicial no processo de reconstrução de sua identidade profissional, objetivando investigar ...
Relatórios de estágio curricular na educação infantil e a formação do professor crítico
(PUC-Campinas, 2015-02-26)
Trata-se de uma pesquisa sobre o estágio curricular em Educação Infantil em um Curso de Pedagogia, cujo objetivo geral é investigar como esta disciplina pode contribuir para a formação de um professor crítico, cuja práxis ...
Necessidades formativas de professores de crianças de zero a três anos de idade
(PUC-Campinas, 2013-10-31)
Esta pesquisa trata de necessidades formativas de professores de educação infantil, cuja problemática situa-se em identificar quais as necessidades formativas de professores de educação infantil que trabalham com crianças ...
Proposta pedagógica para a educação infantil: educação escolar ou compensatória?
(PUC-Campinas, 2013-02-26)
A presente pesquisa de dissertação de mestrado objetiva discutir as concepções de criança, escola e professor de educação infantil delineadas em uma proposta pedagógica de uma instituição que atende crianças de zero a seis ...
Saberes docentes no contexto da educação infantil: a prática pedagógica em foco
(PUC-Campinas, 2015-02-19)
Esta pesquisa objetivou identificar quais saberes da docência são mobilizados pelos professores de Educação Infantil no desenvolvimento das práticas pedagógicas e analisar esses saberes revelados e mobilizados por docentes ...
O lugar do sujeito na educação infantil: uma análise na perspectiva da psicologia histórico-cultural
(PUC-Campinas, 2013-02-19)
Esta pesquisa teve por objetivo investigar o lugar que a criança ocupa enquanto sujeito na visão dos agentes de educação infantil em um contexto concreto de atividade de agentes de educação infantil do município de Campinas. ...
Provinha Brasil: repercussões nas práticas curriculares da educação infantil
(PUC-Campinas, 2015-02-26)
A presente pesquisa fundamenta-se na literatura sobre políticas públicas em avaliação, em específico, a Provinha Brasil, concepções de educação infantil e práticas curriculares da educação infantil na contemporaneidade. O ...
A educação infantil pública de Campinas e a formação continuada de professores: de qual formação falamos?
(PUC-Campinas, 2011-12-21)
Trata-se de um estudo relativo ao campo científico da Educação. Objetivamos com ele conhecer e refletir sobre as contribuições que a formação continuada oferecida pela Secretaria Municipal de Educação de Campinas traz para ...
Representações sociais sobre a profissão docente: a visão de formadores de professores de educação infantil
(PUC-Campinas, 2011-02-17)
Este é um estudo teórico-empírico relativo ao campo científico da Educação. Objetivamos conhecer a influência da formação inicial na construção das representações sociais que os futuros professores de educação infantil têm ...
O movimento na educação infantil: concepções de pedagogos e professores de educação física sobre a cultura corporal de movimento e suas manifestações
(PUC-Campinas, 2015-12-17)
Este trabalho aborda a formação inicial dos professores Pedagogos e dos professores de Educação Física, com ênfase na cultura corporal de movimento de crianças da Educação Infantil, com idades entre três e cinco anos, ou ...