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Itens para a visualização no momento 1-10 de 22
Cuidar e educar: um olhar da psicologia às produções de pesquisas e políticas públicas sobre educação infantil
(PUC-Campinas, 2009-02-27)
Esta pesquisa de natureza bibliográfica investiga o conceito de cuidar e de educar na educação infantil e sua relação com a saúde psicológica, em dissertações e teses dos programas de pós-graduação em psicologia das ...
Práticas emancipatórias na formação das profissionais docentes de educação infantil: desenhando caminhos possíveis
(PUC-Campinas, 2007-02-22)
A presente pesquisa discute a formação de profissionais para a educação infantil com base em referencial teórico que concebe a criança como ser ativo no seu processo de crescimento e desenvolvimento, que se traduz na ...
Universidade para todos: o PROUNI na visão dos bolsistas de uma instituição de ensino superior
(PUC-Campinas, 2009-02-27)
O objetivo deste trabalho é o de analisar o Programa Universidade para Todos ProUni -, segundo a ótica dos bolsistas de uma Instituição privada de Ensino Superior do interior do Estado de São Paulo, do ponto de vista ...
A concepção educacional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID no contexto do pragmatismo
(PUC-Campinas, 2014-12-19)
O presente trabalho analisa a concepção educacional de uma política pública da Diretoria de Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Programa Institucional de Bolsas ...
Exame Nacional de Cursos: um balanço da produção científica brasileira, com foco nos impactos nas IES e suas estratégias de aprimoramento institucional (1999-2010)
(PUC-Campinas, 2013-12-11)
Em 1996, foi implantado pelo governo Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002), o Exame Nacional de Cursos (ENC), um instrumento de avaliação em larga escala que vigorou até 2003, quando foi substituído pelo Exame Nacional ...
Os sentidos atribuídos à medida socioeducativa de liberdade assistida por jovens em conflito com a lei e seus socioeducadores
(PUC-Campinas, 2011-02-09)
Esta pesquisa teve por objetivo compreender e analisar os sentidos que jovens em medida socioeducativa de liberdade assistida e seus socioeducadores atribuem à Medida. Objetivou-se ainda investigar se a denominação atribuída ...
Psicologia e assistência social: reflexões sobre a atuação no terceiro setor, à luz da psicologia crítica
(PUC-Campinas, 2012-12-11)
O trabalho reflete sobre a inserção da Psicologia nos serviços e programas da Política Nacional de Assistência Social, realizados por entidades socioassistenciais não governamentais do terceiro setor . Apresenta como ...
Televisão digital e conteúdos informacionais: contribuições na construção de cidadania e inclusão social
(PUC-Campinas, 2007-02-26)
Estudo sobre inclusão social por meio da inclusão digital, segundo teorias da Ciência da Informação com o objetivo de contribuir para reflexão sobre o modelo de TV Digital, ora em discussão, a ser implantado no Brasil. ...
Oficinas curriculares nas escolas de tempo Integral da rede pública estadual de São Paulo: percepção dos gestores
(PUC-Campinas, 2014-02-24)
A pesquisa, de abordagem quanti-qualitativa, teve como objetivo investigar o Programa Escola de Tempo Integral do Estado de São Paulo instituído pela Resolução SE 89 publicada em 9 de dezembro de 2005, com foco na identificação ...
Assentamentos precários em áreas ambientalmente sensíveis: políticas públicas e recuperação urbana e ambiental em Campinas
(PUC-Campinas, 2009-02-17)
Ao longo da história do urbanismo brasileiro, observamos a ausência do Estado com medidas mais eficazes para atender à demanda por habitação. Esse fato se perpetuou durante os anos e, somado com os atuais problemas sociais ...