Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 de 460
A relação cíclica entre informação, pessoas, conhecimento e inovação : uma análise crítica
(PUC-Campinas, 2004-10-27)
O presente trabalho teve por objetivo demonstrar teoricamente que as inovações decorrem de uma Relação Cíclica e, com isso, estabelecer uma reflexão crítica comparando os pressupostos e práticas para a geração de inovações ...
Validade e normatização da escala de avaliação de depressão para crianças
(PUC-Campinas, 2007-02-06)
A pesquisa cumpriu a validação e normatização da Escala de Avaliação de Depressão para Crianças (Pereira & Amaral, 2004) em amostra de 626 crianças de 6 a 12 anos. Foi realizada a análise fatorial e a escala permaneceu com ...
O professor e a inclusão do aluno com déficit de atenção e hiperatividade
(PUC-Campinas, 2007-02-08)
O principal objetivo deste estudo foi identificar como o professor conceitua o Déficit de Atenção/ Hiperatividade(DA/H). Os dados, coletados através de questionário elaborado especificamente para este estudo, foram analisados ...
Da classificação das ciências à classificação da informação: uma análise do acesso ao conhecimento
(PUC-Campinas, 2007-12-12)
A base teórica para o fundamento desta pesquisa foi a discussão dos conceitos, paradigmas e abordagens pertinentes às áreas de classificação em Biblioteconomia, especialmente, quanto à classificação e à organização da ...
Transtorno disfórmico corporal: escala para profissionais da área da saúde
(PUC-Campinas, 2004-11-23)
A presente pesquisa teve por objetivo geral desenvolver e validar uma escala auxiliar de diagnóstico do Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) para profissionais da área da saúde. Para tanto contou com três amostras de ...
Rabiscando desenhos-estórias: encontros terapêuticos com mulheres que sofreram aborto espontâneo
(PUC-Campinas, 2006-12-04)
O presente estudo objetivou investigar psicanaliticamente o potencial mutativo de um enquadre diferenciado, denominado encontros terapêuticos, destinado ao atendimento da mulher que sofreu aborto espontâneo recente. Tal ...
Qualidade postural em pré-adolescentes: construção e validação de escala
(PUC-Campinas, 2006-12-06)
A postura corporal é fundamentada num complexo sistema influenciado por fatores como equilíbrio, força muscular, flexibilidade e a harmonia do sistema músculo esquelético. Este estudo teve como objetivo elaborar uma escala ...
Intervenção breve em organizações: mudança em coaching de executivos
(PUC-Campinas, 2008-02-13)
O perfil profissional que se espera das pessoas no trabalho hoje não é o mesmo que se esperava há alguns anos atrás. O coaching de executivos está sendo usado pelas organizações como uma ferramenta para ajudar seus executivos ...
O professor universitário para o curso de administração sob a ótica dos alunos
(PUC-Campinas, 2006-11-27)
O presente trabalho propõe-se analisar o trabalho docente num curso noturno de uma Instituição de ensino superior particular, especificamente uma faculdade de Administração, sob a ótica dos alunos. Partindo da constatação ...
Fragmentos de construção da identidade docente: estudo dos memoriais de formação de alunas do PROESF
(PUC-Campinas, 2009-02-05)
Pesquisa sobre Memoriais de Formação apresentados como trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia do Programa Especial para Formação de Professores em Exercício (PROESF), uma parceria dos Municípios da Região de Campinas ...